Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ÁGUAS AGITADAS

Mar em fúria: o acordo entre EUA e Japão que pode colocar a Ásia em rota (marítima) de colisão

A China tem hoje a maior frota marítima do mundo em termos numéricos e os norte-americanos querem agora correr atrás da liderança perdida, mas vão precisar de ajuda

Xadrez com Estados Unidos e China
Imagem: Shutterstock

Os olhos do mundo estão voltados para o Mar Vermelho e toda perturbação que os ataques dos rebeldes iemenitas Houthi tem provocado na importante rota marítima que liga Ásia e Europa ao resto do mundo. Mas o mar também está em fúria — ou prestes a ficar — não muito longe dali. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os EUA e o Japão estão costurando um acordo para que estaleiros japoneses revisem e mantenham regularmente os navios de guerra da Marinha norte-americana. 

Isso quer dizer que Washington não só quer permanecer em águas asiáticas como quer ter a frota pronta para qualquer conflito potencial na região. 

Incontestada nas águas asiáticas há décadas, a Marinha dos EUA enfrenta agora uma crescente marinha chinesa que está sendo construída em estaleiros que estão ultrapassando a produção de navios de guerra dos EUA.

A China tem mais de 370 navios e submarinos, contra os 340 navios que tinha em 2023, segundo um relatório anual do Pentágono de outubro, tornando-se a maior marinha do mundo em número. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TOUROS E URSOS - Você acha que o Seu Dinheiro "fez o L"? Aqui vai nossa real opinião sobre o 1° ano de Lula

Como o acordo do Japão pode ajudar os EUA

O uso de docas secas japonesas aliviaria a pressão sobre os estaleiros dos EUA que enfrentam atrasos de manutenção de até 4.000 dias e permitiria que eles se concentrassem na construção naval que permitirá aos EUA expandir sua frota, segundo o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel.

Leia Também

FOGO, ÁGUA E NEGÓCIOS

Trump e Xi em Pequim: um resumo do que você precisa saber sobre o 1º dia da cúpula que parou o mundo

DE LÍDER A SUPLICANTE

“É o acelerador da decadência americana”: por que o Nobel de Economia Paul Krugman acredita que a China já venceu Trump faz tempo

Segundo ele, Washington e Tóquio estabeleceram um conselho para elaborar um plano conjunto para os trabalhos de manutenção.

O Japão, aliado dos EUA, acolhe a maior concentração no exterior do poder militar dos EUA, incluindo o único grupo de ataque de porta-aviões destacado, que opera a partir de Yokosuka. 

Esse grupo de navios de guerra faz parte da Sétima Frota, que comanda até 70 navios e submarinos a partir de seu quartel-general na base naval japonesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mitsubishi Heavy Industries, que fabrica navios de guerra e submarinos para as Forças de Autodefesa do Japão, opera estaleiros comerciais nas proximidades de Yokohama, que já realizaram alguns trabalhos de manutenção em navios da Marinha dos EUA no passado.

*Com informações da Reuters

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem traz pessoas formando o mapa mundi 10 de maio de 2026 - 11:11
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 3 de maio de 2026 - 11:30
Imagem mostra Jerome Powell como grande estrela do mercado financeiro 29 de abril de 2026 - 16:54
Representação de um astrolábio. 28 de abril de 2026 - 9:57
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 17:49
Foto de jornal do presidente dos EUA, Donald Trump 26 de abril de 2026 - 11:29
jensen-huang-fundador-da-nvidia-divulgacao-nvidia-1 24 de abril de 2026 - 18:52
Vista aérea de Helsinque, na Finlândia 23 de abril de 2026 - 15:07
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia