🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

ELEIÇÕES DE 2024

Inteligência Artificial para prefeito? OpenIA encerra chatbots de políticos de IA

Cidadão norte-americano candidatou um chatbot de inteligência artificial para concorrer às eleições no estado de Wyoming. A OpenAI revelou que encerrou atividades de ferramentas do tipo nos EUA e no Reino Unido

Dani Alvarenga
19 de junho de 2024
14:58 - atualizado às 10:34
inteligência artificial robô chatgpt
Inteligência artificial - Imagem: Tara Winstead/Pexels

A popularização da inteligência artificial (IA) vem causando impactos no mercado de trabalho, nas bolsas e até mesmo nas eleições, que ocorrem em mais de 50 países em 2024. Agora, um usuário norte-americano tenta levar a nova tecnologia para ocupar cargo no governo dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início de junho, Victor Miller, preencheu a papelada para participar da corrida eleitoral para a prefeitura de Cheyenne, capital do estado de Wyoming, nos EUA

Apesar da maior parte dos dados serem de Miller, ele realizou a candidatura sob o nome “VIC”, sigla para Virtual Integrated Citizen (Cidadão Virtual Integrado, em tradução livre), um chatbot do ChatGPT

Dessa forma, os eleitores teriam a opção de votar na inteligência artificial. Miller declarou que ele seria apenas o “avatar de carne e osso”, mas que o verdadeiro prefeito seria a IA.

De acordo com o criador, VIC usaria a tecnologia da OpenAI para tomar todas as medidas políticas e ajudaria a governar a cidade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A inteligência artificial já me ajudou na vida pessoal… como a fazer meu currículo. Eu acho que poderia adicionar uma camada para ajudar a cidade. Eu realmente quero ver isso acontecer”, afirmou Miller em entrevista à CNN.

Leia Também

A resposta da OpenAI

Já a OpenAI, fundadora do ChatGPT, não topou a ideia. A empresa afirmou que a ferramenta estava sendo usada para interagir e persuadir os eleitores, o que, segundo a big tech, vai contra as políticas de uso da companhia.

“Tomamos medidas contra esses usos da nossa tecnologia por violar nossas diretrizes contra campanhas políticas”, revelou um porta-voz da companhia.

A OpenAI anunciou que encerrou o funcionamento do chatbot. Porém, Miller afirmou que a ferramenta ainda funciona em sua conta pessoal do ChatGPT e que pretende levá-la a uma biblioteca local para dar a oportunidade dos eleitores fazerem perguntas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que as eleições  para prefeitos nos EUA não ocorrem simultaneamente em todos os municípios. Em Cheyenne, a votação primária para prefeito será realizada em agosto de 2024. Neste ano, os eleitores norte-americanos também vão votar para a seleção do presidente, dos senadores, dos deputados e dos governadores.

O chatbot VIC

De acordo com Miller, a ideia da criação de um chatbot para concorrer à prefeitura de Cheyenne surgiu após realizar um pedido de documentos sobre as políticas e procedimentos municipais. A solicitação foi recusada por ter sido feita anonimamente.

“[Meu chatbot] conhece e entende a lei completamente. E se eu tivesse interagindo com ele, em vez de um humano falho, teria conseguido que meu pedido fosse atendido”, afirmou.

Ainda de acordo com o criador, VIC não está filiado a nenhum partido político. Porém Miller admitiu que a inteligência artificial foi influenciada, em nível desconhecido, pelas crenças do próprio criador. Ele também afirma que o chatbot é a favor da “transparência governamental”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O possível prefeito de inteligência artificial, VIC, teria um QI de 155 e seria capaz de examinar documentos governamentais mais precisamente do que um humano.

Para a interação com os eleitores, os cidadãos de Cheyenne conseguem realizar perguntas para o chatbot através de um megafone que Miller usa ao redor do próprio pescoço. Segundo a mídia local, Cowboy State Daily, VIC possui uma “alegre voz masculina”.

Inteligência Artificial pode concorrer às eleições nos EUA?

A candidatura de Miller está sendo vigiada de perto pelo governo de Wyoming, segundo o secretário do estado de Wyoming, Chuck Gray. 

Para ele, o uso da inteligência artificial para concorrer ao cargo de prefeito é apenas uma forma de atrair eleitores para o próprio criador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As leis de Wyoming deixam claro que, para concorrer, é necessário ser um ‘candidato qualificado’, o que implica ser uma pessoa real. Logo, um chatbot de IA não é um candidato qualificado”, afirmou Gray.

Agora, as autoridades do condado investigam se VIC pode, legalmente, ser nomeado para a prefeitura. Chuck Gray revelou que escreveu uma carta para o secretário municipal de Cheyenne expressando preocupação com a candidatura.

Já o advogado que trabalha no caso, Brad Lunch, afirmou que “a lei de Wyoming decidirá a questão”. 

VIC não é o único: outras tentativas de uso da inteligência artificial para cargos do governo

Não foi apenas Miller que teve a ideia de usar a inteligência artificial para concorrer a eleições

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Reino Unido, Steve Endacott, presidente de uma empresa de IA chamada Neural Voice, estava utilizando um chatbot para ajudá-lo na campanha eleitoral para um cargo no Parlamento.

Por meio da tecnologia do ChatGPT, o candidato disponibilizava o Steve AI, onde os eleitores poderiam deixar comentários e sugestões para ajudar a criar políticas na região. A inteligência artificial também fornecia respostas para as dúvidas dos eleitores.

Segundo a OpenAI, assim como o VIC, o chatbot Steve AI também foi retirado do ar.

*Com informações da CNN, Inside Hook e New York Post

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MACRONZINHO TOP GUN

Efeito Macron: o estiloso par de óculos escuros que atraiu todos os olhares para o presidente francês

23 de janeiro de 2026 - 16:03

Um detalhe de estilo do presidente francês viralizou no Fórum Econômico Mundial e adicionou milhões de dólares ao valor de mercado de uma fabricante de óculos 

NO TOPO DO PÓDIO

Os temas vencedores de 2026 para quem quer investir em ações na gringa, segundo o Morgan Stanley 

23 de janeiro de 2026 - 15:01

Para o banco norte-americano, embora o otimismo já esteja parcialmente refletido nos preços, ainda existem oportunidades valiosas em setores que alimentam a revolução tecnológica

ONDE INVESTIR 2026

Dólar, bolsa, juros, IA: o passo a passo para quem quer investir no exterior em busca de bons retornos em moeda forte 

23 de janeiro de 2026 - 6:00

No evento Onde Investir 2026, especialistas traçam as melhores teses para quem quer ter exposição a investimentos internacionais e ir além dos Estados Unidos

QUEM LEVA ESSA?

Novo líder do Fed: conheça os nomes que podem assumir o comando do banco central dos EUA

22 de janeiro de 2026 - 16:49

Jerome Powell deixa a presidência do Fed em maio e Trump se aproxima da escolha de seu sucessor; confira os principais nomes cotados para liderar a instituição

GUERRA DE CAPITAIS À VISTA

Ray Dalio alerta sobre fuga dos ativos dos EUA; Ibovespa se aproxima de 178 mil pontos e faz história. O que está por trás desse movimento?

22 de janeiro de 2026 - 15:03

Desvalorização do dólar, disparada do ouro, da prata e da platina, venda de títulos do Tesouro norte-americano — tudo isso tem um só gatilho, que pode favorecer os mercados emergentes, entre eles, o Brasil

APOSTA FRUSTRADA

O grande erro de Warren Buffett: novo CEO da Berkshire Hathaway pode desistir do “sonho grande” do Oráculo de Omaha

22 de janeiro de 2026 - 11:37

Após anos de perdas e baixa contábil, a saída do “sonho grande” volta à mesa com a chegada do novo CEO Greg Abel; entenda

SEM LASTRO NEM RASTRO

Governo apreende R$ 64 milhões da ‘rainha cripto’ — e ela continua desaparecida, ninguém sabe se viva ou morta

22 de janeiro de 2026 - 10:37

Pequena parte do dinheiro reaparece quase dez anos depois, mas a mulher por trás do maior golpe de cripto continua desaparecida 

SUSTENTABILIDADE

Casa na montanha? Este homem escavou uma para morar dentro dela

22 de janeiro de 2026 - 10:15

No interior da China, um homem decidiu morar dentro de uma montanha ao escavá-la por completo, criando uma casa sustentável integrada à produção agrícola

TOP 5

São Paulo sobe em ranking global do mercado imobiliário de luxo; confira a nova posição da capital paulista

22 de janeiro de 2026 - 9:09

Um levantamento da CBRE mostra a capital paulista no top 5 entre os maiores mercados do mundo em residências de luxo associadas a marcas 

SAI HOT-DOG, ENTRA COXINHA

A bolsa brasileira vai continuar atraindo o estrangeiro em 2026; saiba quais foram as ações preferidas dos gringos em 2025 

21 de janeiro de 2026 - 19:53

Cálculos do JP Morgan mostram que cerca de US$ 25 bilhões poderiam entrar na bolsa brasileira vindos lá de fora

SEM MAIS GREEN CARD?

Fim do sonho americano? A partir de hoje, brasileiros estão proibidos de mudar para os Estados Unidos

21 de janeiro de 2026 - 9:54

Medida dos Estados Unidos barra novos vistos de imigrantes para o Brasil e outras 74 nações sob o argumento de evitar custos ao contribuinte americano

ESTREIA EM GRANDE ESTILO

João Fonseca estreia no Australian Open 2026 nesta sexta (19); veja horário e onde assistir

19 de janeiro de 2026 - 20:29

Número 1 do Brasil, João Fonseca estreia no Australian Open 2026 diante do norte-americano Eliot Spizzirri; partida acontece às 22h40, no horário de Brasília

TESOURO ENTERRADO

O trunfo do Brasil que está no radar de Trump — e as 3 ações para monitorar antes do ‘boom’ das terras raras 

19 de janeiro de 2026 - 19:51

A China domina o segmento dos minérios indispensáveis para fazer de smartphones até mísseis inteligentes, mas o Brasil ocupa o segundo lugar e pode se beneficiar com o “degelo” nas relações com os EUA

TRUMP NA MIRA

Bazuca comercial: o que é a ‘arma’ que a Europa pretende usar contra Donald Trump na disputa pela Groenlândia

19 de janeiro de 2026 - 11:46

Após ameaça de tarifas de até 25% feita por Donald Trump, União Europeia avalia acionar instrumento de anticoerção econômica que pode atingir empresas e investimentos dos EUA

CONCENTRAÇÃO DE RENDA

Super-ricos cada vez mais ricos — e o mundo nunca foi tão desigual, segundo a Oxfam

19 de janeiro de 2026 - 11:04

Relatório da Oxfam mostra que bilionários acumularam US$ 2,5 trilhões em um único ano, enquanto pobreza estagna e fome avança

TENDÊNCIA NO SETOR BANCÁRIO

Inter (INBR32) recebe a bênção do Fed para ter uma filial em Miami; entenda como a autorização mexe com os negócios do banco 

16 de janeiro de 2026 - 19:45

Até então, o Inter operava nos EUA por meio da subsidiária Inter Payments e pela Inter US Holdings; BTG e Nubank também miraram o mercado norte-americano

ESCUDO PARA OS INVESTIMENTOS

A “proteção perfeita” para quem tem medo de a bolha da IA estourar um dia, segundo o Bank of America 

16 de janeiro de 2026 - 19:31

Os estrategistas do BofA selecionaram quatro setores que podem se beneficiar da inteligência artificial sem a exposição direta às empresas de tecnologia

INTERNACIONAL

O que acontece se Donald Trump invadir a Groenlândia? Otan prevê defesa contra inimigos externos, não internos

16 de janeiro de 2026 - 12:31

Declarações de Trump sobre a Groenlândia levantam dúvidas sobre os limites da defesa coletiva da OTAN quando a ameaça parte de um país-membro da própria aliança

QUEM ESTÁ NO PÓDIO?

A melhor oportunidade de investimento no exterior em 5 anos não está nos EUA. O Goldman Sachs revela a “mina de ouro”

15 de janeiro de 2026 - 19:47

O primeiro lugar do pódio com o maior potencial de retorno, segundo o banco, também é o primeiro no quesito volatilidade

BEM, PERO NO MUCHO

Fim do sufoco? Argentina ganha elogios do FMI, mas dívida segue no radar dos EUA

15 de janeiro de 2026 - 18:38

Fundo projeta um crescimento de cerca de 4,5% para este ano e destaca desceleração expressiva da inflação em 2025; mas norte-americanos alertam para possibilidade de calote

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar