Trump vira ‘chapeiro’ do McDonald’s para provocar Kamala — e coloca a rede de fast food no centro de uma polêmica
Donald Trump agora acusa Kamala Harris de mentir sobre trabalho temporário no McDonald’s há mais de 40 anos

Há quem acredite que políticos são todos iguais: mudam apenas de endereço — ou de distrito eleitoral. Um dos artifícios mais usados por eles é tentar passar a imagem de pessoas comuns.
No ano passado, quando ainda era percebido como candidato à reeleição, Joe Biden tornou-se o primeiro presidente norte-americano a participar de um piquete de trabalhadores em busca de melhores salários. Não escapou das críticas. Apesar do extenso currículo político, Biden nunca foi um sindicalista.
Agora é a vez de Donald Trump entrar na mira dos críticos por ter se passado por um funcionário do McDonald’s em uma tentativa de trollar sua adversária nas eleições deste ano, a vice-presidente Kamala Harris.
Kamala Harris e o McDonald's
A história começou de um modo bastante despretensioso, depois de Kamala Harris ter comentado no início de sua campanha que teve um trabalho temporário em uma lanchonete de rede McDonald’s no longínquo verão de 1983.
Ela tinha de 18 para 19 anos e arrumou um bico em uma lanchonete, como tantos jovens ao redor do mundo. Nada do que se gabar nem de se envergonhar. Aparentemente, apenas uma tentativa de se mostrar mais próxima do eleitor comum.
Mas isso pode se transformar em um problema se você estiver no caminho de Donald Trump.
No último domingo, a campanha do ex-presidente fechou uma lanchonete do McDonald’s na Pensilvânia e promoveu um evento para convidados.
Leia Também
O dono da franquia visitada por Trump, Derek Giacomantonio, relatou ter recebido há algumas semanas uma solicitação da polícia local referente à intenção do candidato de realizar um evento na lanchonete.
A loja administrada por Giacomantonio foi fechada para os clientes durante a visita do ex-presidente.
Trump compareceu, serviu batatas fritas e fingiu trabalhar no drive-thru. Bilionário, ele também comentou que "não se importaria com esse trabalho" e que "poderia voltar e fazê-lo novamente" antes de deixar mais claro o que estava por trás de toda a encenação ao desejar um feliz aniversário a Kamala Harris.
Ela completou 60 anos naquele mesmo dia.
Desde então, a campanha de Trump vem se empenhando em desqualificar a afirmação de que Kamala Harris teria realmente trabalhado na rede.
Segundo Trump, é mentira que algo tão trivial tenha acontecido.
Trump enreda o McDonald’s em sua campanha
Pega inadvertidamente no meio de mais uma entre tantas polêmicas vazias nas eleições norte-americanas, a administração do McDonald’s tenta se distanciar do assunto.
Procurada pela imprensa, a rede não teve como confirmar nem desmentir a informação.
Um dos motivos é o fato de a empresa não dispor de documentos tão antigos de uma loja franqueada.
Na época, a digitalização desse tipo de registro ainda era incipiente.
O McDonald’s emitiu nota para deixar claro que em nenhum momento facilitou a visita de Trump. Também assegurou que “não apoia candidatos para cargos eletivos”.
“Não somos vermelhos nem azuis — somos dourados”, afirmou a empresa, numa referência às cores dos partidos Republicano e Democrata, bem como aos arcos dourados da logomarca do McDonald’s.
A rede de fast-food informou ainda que convidou Harris e seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz, para visitar um de seus restaurantes para mostrar como o McDonald's cria oportunidades de trabalho e apoia as comunidades locais.
Enquanto isso, em uma mensagem enviada a funcionários, o McDonald’s afirma ainda: “Temos orgulho de saber do amor do ex-presidente Trump pelo McDonald’s e das boas recordações da vice-presidente Harris trabalhando sob os Arcos”.
*Com informações do Quartz.com, do Washington Post e do The Daily Telegraph.
MUDANÇA NA ÁREA
Mapa-múndi vai mudar? Novo modelo é aprovado pela ONU e propõe uma nova representação dos continentes
8 de setembro de 2026 - 14:57FOI SEM QUERER
O ‘insuportável’ William Shockley, Prêmio Nobel que perdeu seus principais pesquisadores e criou o Vale do Silício por acidente
7 de setembro de 2026 - 7:14Conteúdo BTG Pactual
Dólar ou Selic: mesmo com juros em dois dígitos, títulos atrelados ao CDI ‘apanharam’ dos investimentos ‘gringos’; entenda
5 de setembro de 2026 - 11:00NOVA ROTA, MESMO DESTINO
A nova ameaça de Trump após o dado de emprego para forçar a queda de juros nos EUA
4 de setembro de 2026 - 12:26VALE FICAR DE OLHO
O cartão de crédito de Paris estourou: como a França virou a dor de cabeça dos mercados e o sinal de uma crise na Europa
2 de setembro de 2026 - 18:01CÂMBIO
O trade mais manjado e lucrativo da década está mudando de endereço — e o investidor brasileiro leva vantagem sem fazer esforço
2 de setembro de 2026 - 14:01BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
A receita de um dos maiores economistas do mundo para investir com juros altos, guerras e intervenções
31 de agosto de 2026 - 13:50O FIM DO SPOILER
De Wyoming para o seu bolso: o que Kevin Warsh disse no evento mais exclusivo do mundo que mudou os rumos do dólar e da bolsa
28 de agosto de 2026 - 13:04BARRADO DO BAILE
Nem os US$ 250 bilhões de Jeff Bezos garantem ao dono da Amazon um lugar no ‘clube dos bilionários’
27 de agosto de 2026 - 16:32DESFECHO
Bilionário na cadeia: como o colapso da Evergrande fez o ex-homem mais rico da China ser condenado à prisão perpétua
20 de agosto de 2026 - 8:28SEM GABARITO
Super Quarta com os dias contados? Nova proposta do presidente do Fed pode deixar investidor ainda mais no escuro
19 de agosto de 2026 - 16:38OPORTUNIDADE OU CILADA
Renda fixa nos EUA: vale a pena comprar Treasury com a disparada dos juros?
19 de agosto de 2026 - 15:33TOUROS E URSOS #283
O gringo está de saída do Ibovespa (de novo): confira o que afasta o estrangeiro do Brasil
14 de agosto de 2026 - 14:40BRASÍLIA X TIO SAM
A lei de reciprocidade vai incendiar a bolsa? Spoiler: o risco Brasil dá mais medo
14 de agosto de 2026 - 13:31ENTREVISTA EXCLUSIVA
Só lembra da Europa nas férias? Este economista alemão diz por que o seu patrimônio também deveria viajar para lá
14 de agosto de 2026 - 6:10POLÊMICA
Por dentro do superiate de US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg, que teria violado a mais preciosa lei do mar
13 de agosto de 2026 - 18:36UMA CIDADE, DUAS VIDAS
Essa cidade já foi considerada a mais bonita do mundo e hoje cumpre a ‘profecia’ de se tornar uma das maiores metrópoles do planeta
13 de agosto de 2026 - 16:16SEM PREVISÃO
Primeiro a Venezuela, depois a Colômbia: por que não conseguimos saber quando um terremoto vai acontecer?
10 de agosto de 2026 - 17:34ENCRUZILHADA
O freio e o acelerador da IA: como não errar a mão na hora de investir
9 de agosto de 2026 - 17:01NOVO VÍRUS