🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: noticiário esfria após semana de dança das cadeiras na Petrobras (PETR4); encontro do CMN é destaque no Brasil

Lá fora, os investidores acompanham vários discursos de integrantes do Federal Reserve para buscar um direcionamento do futuro dos juros no país

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
20 de maio de 2024
8:15 - atualizado às 7:28
petrobras petr4 dividendos
Imagem: (Imagem: Canva/Divulgação // Montagem: Bruna Martins)

A semana que passou foi um verdadeiro sufoco atrás do outro. O principal evento que movimentou os últimos dias foi a saída turbulenta do presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, fazendo a estatal brasileira perder cerca de R$ 34 bilhões em valor de mercado em um único dia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de sucessivos dias de perdas, o Ibovespa encerrou a semana praticamente no zero a zero. Quem impediu uma queda maior foi o exterior: o Dow Jones renovou as máximas históricas após a inflação dos Estados Unidos vir menor do que o esperado. 

O CPI, como é chamado o índice de preços ao consumidor, menor dá espaço para que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) realize os tão esperados cortes nos juros norte-americanos — o que tende a impulsionar os ativos de risco. 

E, depois de uma semana intensa, vem a calmaria. A temporada de balanços perde força, a agenda de indicadores é relativamente mais esvaziada. 

Em outras palavras, há espaço para correções tanto aqui — com os investidores indo à caça de barganhas nas bolsas — quanto no exterior — em um movimento de realização de lucros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda dos próximos dias:

Leia Também

  • A Empiricus Research está liberando um de seus relatórios mais recentes para VOCÊ. O material é assinado pelo CEO da casa e está disponível para todos os interessados. Receba em seu e-mail, clicando AQUI.

Cenário doméstico: reunião do CMN e Receita em foco

No Brasil, o destaque fica para a divulgação do Boletim Focus na segunda-feira (20), que traz as projeções do mercado para os principais indicadores econômicos, essenciais para entender as expectativas e ajustar estratégias de investimento.

É só na quinta-feira (23) que está marcada a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) no Brasil. Depois que o Ministério da Fazenda atualizou as projeções de inflação para este ano, o encontro do CMN tem potencial de mexer com o mercado. 

Além disso, na terça-feira, serão publicados os dados da Receita Tributária Federal, oferecendo um panorama atualizado sobre a situação fiscal do país, enquanto o Fluxo Cambial Estrangeiro será observado para avaliar o movimento de capitais internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário externo: membros do Federal Reserve em foco

Já lá fora, os investidores acompanham vários discursos de integrantes do Federal Reserve — mais especificamente, os membros do Fomc, o Copom dos EUA, devem ficar sob os holofotes. 

A semana já começa, inclusive, digerindo o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell

Esses discursos são cruciais para captar sinais sobre a direção futura da política monetária americana, particularmente em um momento em que o mercado busca pistas sobre possíveis ajustes na taxa de juros.

Na Europa, o foco estará nos índices de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) da Alemanha e da Zona do Euro, que serão divulgados na quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estes índices são indicadores essenciais da saúde econômica, refletindo o nível de atividade industrial e de serviços.

Além dos PMIs, o encontro do Eurogrupo acontecerá na terça-feira e na quinta-feira, momentos em que líderes financeiros discutem questões econômicas que impactam o bloco, podendo influenciar diretamente o mercado financeiro e a economia da região.

Veja a agenda dos próximos dias. Todos os horários são de Brasília: 

Segunda-feira (20)

HoraMoedaEvento
(Domingo) 16h30Estados UnidosDiscurso de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA)
(Domingo) 22h15ChinaTaxa preferencial de empréstimo do Banco do Povo da China (PBoC, em inglês)
03h00AlemanhaÍndice de preços ao produtor de abril
07h00ChinaInvestimento estrangeiro direto
08h25BrasilBoletim Focus semanal
09h45Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom dos EUA
10h00Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve
10h00Estados UnidosDiscurso de Christopher Waller, membro do Federal Reserve
11h30Estados UnidosDiscurso de Philip N. Jefferson, governador do Fed
20h00Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom dos EUA
Fonte: Investing.com

Terça-feira (21)

HoraMoedaEvento
05h00Estados UnidosDiscurso de Janet Yellen, secretaria do Tesouro
05h00Zona do EuroDiscurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu
05h20Estados UnidosDiscurso de Randall S. Kroszner, Governador do Fed
06h00Zona do EuroBalança comercial de março
06h30Zona do EuroLeilão Alemão Bobl a 5 anos
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
10h00Estados UnidosDiscurso de Christopher Waller, membro do Federal Reserve
10h00Estados UnidosDiscurso de Tom Barkin, membro do Fomc, o Copom dos EUA
10h05Estados UnidosDiscurso de John Williams, membro do Fomc, o Copom dos EUA
10h10Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom dos EUA
12h45Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, vice-presidente de Supervisão do Federal Reserve
14h00Reino UnidoPronunciamento de Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE)
16h00ArgentinaBalança comercial de abril
20h00Estados UnidosDiscurso de Collins, do Fed
20h00Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom dos EUA
20h00Estados UnidosDiscurso de Loretta Mester, membro do Fomc, o Copom dos EUA
Fonte: Investing.com

Quarta-feira (22)

HoraMoedaEvento
03h00Reino UnidoÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) em abril
03h00Reino UnidoÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em abril
04h00Zona do EuroReunião de política não monetária do Banco Central Europeu (BCE)
11h30Estados UnidosEstoques de petróleo bruto
14h30BrasilFluxo cambial estrangeiro
15h00Estados UnidosAta da mais recente reunião do Fomc, o Copom dos EUA
16h00ArgentinaÍndice de atividade econômica em março
Fonte: Investing.com

Quinta-feira (23)

HoraMoedaEvento
04h30AlemanhaPMI composto, industrial e de serviços em maio
04h30Zona do EuroPMI composto, industrial e de serviços em maio
05h30Reino UnidoPMI composto, industrial e de serviços em maio
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
09h00BrasilReunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)
09h30Estados UnidosPedidos por auxílio-desemprego
10h45Estados UnidosPMI composto, industrial e de serviços em maio
16h00Estados UnidosDiscurso de Raphael Bostic, membro do Fomc, o Copom dos EUA
16h00ArgentinaVendas no varejo em março
Fonte: Investing.com

Sexta-feira (24)

HoraMoedaEvento
03h00Reino UnidoVendas no varejo em abril
03h00AlemanhaPIB do primeiro trimestre
07h00Zona do EuroEncontro do Eurogrupo
08h30BrasilEstatísticas fiscais e Investimentos estrangeiros direto no país
10h35Estados UnidosDiscurso de Waller, membro do Fed
11h00Estados UnidosConfiança do consumidor de Michigan em maio (leitura final)
Fonte: Investing.com

*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
AO LADO DA PRIO

O que o gringo vê na Petrobras (PETR4)? Saiba por que a estatal é uma das preferidas entre os investidores estrangeiros

9 de março de 2026 - 15:04

Embora o risco político da Petrobras afete a inclinação dos investidores brasileiros em investir na ação, os estrangeiros são mais otimistas com a ação

REAÇÃO AOS RESULTADOS

O calcanhar de Aquiles da MRV (MRVE3) ainda é o mesmo: o que está por trás da queda forte nas ações após balanço do quarto trimestre?

9 de março de 2026 - 14:19

Resultado do quarto trimestre mostra avanço nas operações de incorporação, mas perdas da Resia continuam pressionando o balanço e preocupando analistas

MERCADOS HOJE

Petróleo dispara com guerra no Oriente Médio, volta aos US$ 100 e coloca mercados em alerta; Focus prevê Selic mais alta no Brasil

9 de março de 2026 - 9:37

Alta da commodity chegou a superar 25% durante a madrugada, empurrou investidores para ativos de proteção e reacendeu temores de inflação e juros altos — inclusive no Brasil

VALE ENTRAR?

Compass, Aegea, BRK: quais são as empresas na fila do IPO e como elas podem não repetir os erros de 2021

9 de março de 2026 - 6:03

A possibilidade de reabertura da janela de IPOs atrai empresas dispostas a abrir o capital, mas movimento nessa direção ainda é tímido

ATENÇÃO, INVESTIDORES

Novos horários da B3: confira a programação da bolsa do Brasil a partir de segunda-feira, 9 de março

8 de março de 2026 - 17:01

Com o início do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa, a bolsa brasileira encurta o tempo de negociação para manter a sincronia com os mercados globais

DESTAQUES DA SEMANA

Braskem (BRKM5), Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR3) lideram as maiores altas do Ibovespa na semana

7 de março de 2026 - 14:50

Escalada da guerra no Oriente Médio e disparada do petróleo marcaram a semana na bolsa brasileira; veja as ações com maiores altas e quedas

DECEPCIONOU O MERCADO

Tarifaço de Trump afeta lucro da Embraer (EMBJ3) no 4º trimestre de 2025, mesmo com receita recorde; ações caem mais de 5%

6 de março de 2026 - 12:00

A fabricante de aeronaves registrou resultados abaixo do esperado pelo mercado e ações reagem em queda: o que aconteceu com a Embraer?

FII DO MÊS

Fundo imobiliário defensivo para lucrar com juros ainda altos domina as recomendações de analistas para março; saiba qual é 

6 de março de 2026 - 6:04

Veja quais são os fundos imobiliários favoritos dos analistas neste mês e como posicionar sua carteira de FIIs agora

O MAPA DO TESOURO

Onde apostar na bolsa agora? Itaú BBA revela 26 ações que podem brilhar em meio ao caos de mercado em 2026

5 de março de 2026 - 18:10

Mesmo com juros altos e volatilidade global, analistas veem um grupo seleto de empresas capaz de atravessar a turbulência e se valorizar na bolsa neste ano

ONDE INVESTIR

Onde Investir em março: as ações para ganhar com dividendos, uma pimentinha de olho na valorização e os FIIs e criptos favoritos para o mês

4 de março de 2026 - 7:00

Ao Seu Dinheiro, analistas da Empiricus Research recomendaram seus investimentos preferidos para março, entre ações, fundos imobiliários e criptoativos

MERCADOS HOJE

Medo generalizado com Irã vs. EUA toma conta e Ibovespa despenca quase 5%; dólar sobe acima de R$ 5,30

3 de março de 2026 - 12:19

O principal índice de ações do Brasil tomba 4,64% por volta das 12h10, aos 180.518,33 pontos; dólar avança mais de 3,18%, negociado aos R$ 5,3045

DA ROÇA PARA A BOLSA

ROCA11: Ceres Investimentos semeia crédito do agronegócio entre investidores de varejo

2 de março de 2026 - 19:35

Gerido por gestora próxima ao agro, novo Fiagro negociado na bolsa brasileira pretende levar o setor para mais perto dos investidores comuns; conheça

ATÉ QUANDO

Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR4) em alta com conflito no Oriente Médio; vale investir? Veja por que a resposta não é tão simples

2 de março de 2026 - 14:32

O que determina que empresas petroleiras vão ganhar mais com esse conflito não é só o preço da commodity; entenda

SUCESSOR DO ORÁCULO DE OMAHA

Novo CEO da Berkshire Hathaway destaca 4 ações favoritas na primeira carta pós era Warren Buffett

2 de março de 2026 - 13:10

Greg Abel defende quatro empresas norte-americanas favoritas que devem continuar na carteira por décadas — e cinco empresas japonesas que também compõem o portfólio

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa supera medo da guerra entre EUA e Irã e fecha em alta; petroleiras dominam o pregão

2 de março de 2026 - 8:56

Escalada no Oriente Médio fez os preços do petróleo subirem e levou junto as petroleiras no B3; ouro terminou o dia com alta de mais de 1%, enquanto a prata caiu

SOBE E DESCE

Raízen (RAIZ4) desaba quase 40% e vira a pior ação do Ibovespa em fevereiro; MRV (MRVE3) dispara no mês

28 de fevereiro de 2026 - 15:01

Fluxo estrangeiro impulsiona a bolsa brasileira, mas resultados fracos e endividamento pesado derrubam algumas ações no mês; veja os destaques

SOB TENSÃO

Petróleo a US$ 100? O que a escalada das tensões no Oriente Médio significa para o mercado — e para a Petrobras (PETR4)

28 de fevereiro de 2026 - 13:21

Se o risco virar escassez real, o barril pode mudar de patamar; entenda os três fatores que o mercado monitora e o possível efeito sobre a Petrobras

DEU RUIM?

Ação da Cosan (CSAN3) cai 5% após Fitch rebaixar a empresa com perspectiva negativa

27 de fevereiro de 2026 - 18:24

A agência de classificação de risco não descarta novos rebaixamentos para a Cosan (CSAN3) e a ação liderou as quedas do Ibovespa nesta sexta (27)

BALANÇO DESAPONTOU?

Ex-Eletrobras, Axia (AXIA3) cai no Ibovespa apesar de ter dobrado o lucro líquido ajustado no 4T25: o que desanimou o mercado?

27 de fevereiro de 2026 - 15:01

Apesar da queda de 2,7% após o balanço do 4º trimestre de 2025, analistas recomendam compra para as ações da Axia (AXIA3)

VEJA O QUE FALTA ATÉ LÁ

O maior IPO reverso da história da B3: quando a Bradsaúde vai começar a ser negociada na bolsa?

27 de fevereiro de 2026 - 13:55

Em até 60 dias, a Bradsaúde pode estrear na B3 — mas antes precisa passar por assembleias decisivas, concluir a reorganização societária e obter o aval da ANS e da CVM

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar