🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços dos bancões são destaque no Brasil em semana marcada por dados de inflação

A ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária também chama a atenção dos investidores nos próximos dias

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de agosto de 2024
6:22 - atualizado às 18:19
Mesmo com crise nos bancos, lucro de alguns bancões sobe mais de 17%
Imagem: Shutterstock

A semana econômica começa movimentada com uma série de eventos importantes tanto no cenário internacional quanto no local. As expectativas se voltam para a temporada de balanços no Brasil, com publicações de grandes bancos brasileiros agendadas para os próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No campo dos indicadores, a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho estarão em destaque.

No encontro da última quarta-feira (31), o Copom manteve a taxa de juros no patamar de 10,5% ao ano e não deixou sinais claros quanto ao futuro das taxas no país.

A expectativa é de que a ata clareie um pouco o cenário, dado que o fim do mandato do atual presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, se aproxima.

Depois de um comunicado vago em um cenário de dólar em disparada e deterioração das perspectivas para a inflação, não está descartada uma mudança de tom na ata — assim como sucedeu em outras reuniões recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja os destaques da semana que vem:

Leia Também

Dia a dia: a agenda desta semana

No exterior, os olhos estarão voltados para a divulgação de diversos índices de gerentes de compras (PMIs, em inglês), começando pelas publicações dos dados da China, na noite de domingo.

A segunda-feira continua com o PMI composto e de serviços da S&P Global na Zona do Euro e no Reino Unido, além do índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) na Zona do Euro.

Nos Estados Unidos, destaque para o PMI composto e de serviços da S&P Global, seguido pelo discurso de Mary Daly, membro do Fomc, o equivalente ao Copom norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a semana inicia com a divulgação do Boletim Focus na segunda-feira, seguido pelo PMI composto e de serviços da S&P Global. O destaque da terça-feira é a publicação da ata do Copom, que oferecerá uma visão detalhada sobre a última decisão de política monetária do Banco Central.

Ainda na terça, serão divulgados os dados de produção e venda de veículos em julho e a balança comercial do Brasil. Esses indicadores são cruciais para entender a dinâmica econômica do país e as expectativas futuras.

Entre os indicadores, o mais importante ficou para o fim. Na sexta-feira, encerrando a semana, o destaque local será a divulgação do IPCA de julho. Principal indicador de inflação do Brasil, o IPCA é fundamental para entender a trajetória dos preços e pautar ações futuras do Banco Central.

Destaques da semana vão para balanços

Os balanços trimestrais também terão grande relevância nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, grandes empresas como Banco Bradesco, BB Seguridade, Berkshire Hathaway, Taesa e Vamos divulgarão seus resultados. Na terça, é a vez de gigantes como Grupo Mateus, Iguatemi S.A., Itaú Unibanco, Movida, PetroRio, Pão de Açúcar (GPA), RD Saúde, Vibra e Uber apresentarem seus números, o que certamente movimentará o mercado.

Quarta-feira marca a divulgação de mais balanços importantes, como Novo Nordisk, Braskem, Eletrobras, Engie Brasil, Banco do Brasil, Casas Bahia, Cogna Educação, Copel, CVC Brasil, Dexco, Energisa, Minerva, Santos BRP, Tenda, TOTVS, Ultrapar e Walt Disney.

Além disso, o IGP-DI de julho e o fluxo cambial estrangeiro no Brasil serão observados de perto pelos analistas. Na China, a balança comercial e as reservas cambiais de julho fornecerão insights sobre a saúde econômica do país.

Na quinta-feira, empresas como Alpargatas, Assaí, B3, CPFL Energia, Cyrela, Embraer, Fleury, Hapvida, Lojas Renner, Magazine Luiza, Petrobras, PetroRecôncavo, Sabesp, SmartFit, Suzano, Vivara e Yduqs também divulgarão seus resultados financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No âmbito corporativo, M. Dias Branco apresentará seus resultados após o fechamento do mercado na sexta-feira, encerrando uma semana intensa de balanços e indicadores econômicos.

Confira os destaques da próxima semana. Todos os horários são de Brasília:

Segunda-feira (5)

HoraMoedaEvento
(Domingo) 20h50JapãoAtas da Reunião de Política Monetária
(Domingo) 22h45ChinaPMI do setor de serviços da Caixin em julho
05h00Zona do EuroPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
05h30Reino UnidoPMI composto e de serviços em julho
06h00Zona do EuroÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em junho
08h25BrasilBoletim Focus semanal
10h00BrasilPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
10h45Estados UnidosPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
18h00Estados UnidosDiscurso de Mary Daly, Membro do Fomc, o Copom norte-americano
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Banco BradescoBBDC4Antes da abertura
BB SeguridadeBBSE3A definir
TaesaTAEE11Após fechamento
VamosVAMO3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Terça-feira (6)

HoraMoedaEvento
06h00Zona do EuroVendas no varejo em junho
08h00BrasilAta do Copom
09h30Estados UnidosBalança comercial em junho
10h00BrasilProdução e venda de veículos em julho
15h00BrasilBalança comercial em junho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Grupo MateusGMAT3Após fechamento
Iguatemi S.AIGTI11Após fechamento
Itaú UnibancoITUB4Após fechamento
MovidaMOVI3Após fechamento
PetroRioPRIO3Após fechamento
Pão de Açúcar (GPA)PCAR3Após fechamento
RD Saúde (ex- RaiaDrogasil)RADL3Após fechamento
VibraVBBR3Após fechamento
UberUBERApós fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Quarta-feira (7)

HoraMoedaEvento
00h00ChinaBalança comercial em julho
05h00ChinaReservas cambiais em julho
08h00BrasilIGP-DI de julho
14h30BrasilFluxo cambial estrangeiro
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Novo NordiskNVOAntes da abertura
BraskemBRKM5A definir
EletrobrasELET3A definir
Engie BrasilEGIE3A definir
Banco do BrasilBBAS3Após fechamento
Casas BahiaBHIA3Após fechamento
Cogna EducaçãoCOGN3Após fechamento
CopelCPLE6Após fechamento
CVC BrasilCVCB3Após fechamento
Dexco (ex-Duratex)DXCO3Após fechamento
EnergisaENGI11Após fechamento
MinervaBEEF3Após fechamento
Santos BRPSTBP3Após fechamento
TendaTEND3Após fechamento
TOTVSTOTS3Após fechamento
UltraparUGPA3Após fechamento
Walt DisneyDISApós o fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Quinta-feira (8)

HoraMoedaEvento
09h30Estados UnidosPedidos de auxílio-desemprego
16h00Estados UnidosDiscurso de Tom Barkin, membro do Fomc, o Copom norte-americano
22h30ChinaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) em julho
22h30ChinaÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em julho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
AlpargatasALPA4Após fechamento
AssaíASAI3Após fechamento
B3B3SA3Após fechamento
CPFL EnergiaCPFE3Após fechamento
Cyrela RealtCYRE3Após fechamento
EmbraerEMBR3A definir
FleuryFLRY3Após fechamento
HapvidaHAPV3Após fechamento
Lojas RennerLREN3Após fechamento
Magazine LuizaMGLU3Após fechamento
PetrobrasPETR4A definir
PetroRecôncavo SARECV3Após fechamento
SabespSBSP3Após fechamento
SmartFitSMFT3Antes da abertura
Suzano S.A.SUZB3Após fechamento
Vivara S.A.VIVA3Após fechamento
YDUQS PARTYDUQ3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Sexta-feira (9)

HoraMoedaEvento
09h00BrasilIPCA de julho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
M. Dias BrancoMDIA3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EFEITO MCMV

Na onda do Minha Casa Minha Vida, Direcional (DIRR3) tem lucro 25% maior no 3T25; confira os destaques

12 de novembro de 2025 - 20:03

A rentabilidade (ROE) anualizada chegou a 35% no entre julho e setembro, mais um recorde para o indicador, de acordo com a incorporadora

APURAÇÃO SEU DINHEIRO

O possível ‘adeus’ do Patria à Smart Fit (SMFT3) anima o JP Morgan: “boa oportunidade de compra”

12 de novembro de 2025 - 13:45

Conforme publicado com exclusividade pelo Seu Dinheiro na manhã desta quarta-feira (12), o Patria está se preparando para se desfazer da posição na rede de academias, e o banco norte-americano não se surpreende, enxergando uma janela para comprar os papéis

SEGUNDA OFERTA DE AÇÕES

Forte queda no Ibovespa: Cosan (CSAN3) desaba na bolsa depois de companhia captar R$ 1,4 bi para reforçar caixa

12 de novembro de 2025 - 12:11

A capitalização visa fortalecer a estrutura de capital e melhorar liquidez, mas diluição acionária preocupa investidores

ESTÁ ARRISCADO DEMAIS?

Fundo Verde diminui exposição a ações de risco no Brasil, apesar de recordes na bolsa de valores; é sinal de atenção?

12 de novembro de 2025 - 10:25

Fundo Verde reduz exposição a ações brasileiras, apesar de recordes na bolsa, e adota cautela diante de incertezas globais e volatilidade em ativos de risco

FIM DO TREINO?

Exclusivo: Pátria prepara saída da Smart Fit (SMFT3); leilão pode movimentar R$ 2 bilhões, dizem fontes

12 de novembro de 2025 - 8:35

Venda pode pressionar ações após alta de 53% no ano; Pátria foi investidor histórico e deve zerar participação na rede de academias.

MERCADOS

Ibovespa atinge marca histórica ao superar 158 mil pontos após ata do Copom e IPCA; dólar recua a R$ 5,26 na mínima

11 de novembro de 2025 - 12:57

Em Wall Street, as bolsas andaram de lado com o S&P 500 e o Nasdaq pressionados pela queda das big techs que, na sessão anterior, registraram fortes ganhos

NÃO TÃO VACA LEITEIRA

Ação da Isa Energia (ISAE4) está cara, e dividendos não saltam aos olhos, mas endividamento não preocupa, dizem analistas

11 de novembro de 2025 - 6:03

Mercado reconhece os fundamentos sólidos da empresa, mas resiste em pagar caro por uma ação que entrega mais prudência do que empolgação; veja as projeções

O QUE FAZER COM AS AÇÕES?

Esfarelando na bolsa: por que a M.Dias Branco (MDIA3) cai mais de 10% depois do lucro 73% maior no 3T25?

10 de novembro de 2025 - 15:05

O lucro de R$ 216 milhões entre julho e setembro não foi capaz de ofuscar outra linha do balanço, que é para onde os investidores estão olhando: a da rentabilidade

NÃO TEM MAIS COMO CONTINUAR

Não há mais saída para a Oi (OIBR3): em “estado falimentar irreversível”, ações desabam 35% na bolsa

10 de novembro de 2025 - 12:30

Segundo a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a Oi está em “estado falimentar” e não possui mais condições de cumprir o plano de recuperação ou honrar compromissos com credores e fornecedores

AO INFINITO E ALÉM

Ibovespa bate mais um recorde: bolsa ultrapassa os 155 mil pontos com fim do shutdown dos EUA no radar; dólar cai a R$ 5,3073

10 de novembro de 2025 - 12:17

O mercado local também deu uma mãozinha ao principal índice da B3, que ganhou fôlego com a temporada de balanços

DE CARA NOVA

Adeus ELET3 e ELET5: veja o que acontece com as ações da Axia Energia, antiga Eletrobras, na bolsa a partir de hoje

10 de novembro de 2025 - 9:51

Troca de tickers nas bolsas de valores de São Paulo e Nova York coincide com mudança de nome e imagem, feita após 60 anos de empresa

A BOLSA NAS ELEIÇÕES

A carteira de ações vencedora seja quem for o novo presidente do Brasil, segundo Felipe Miranda

9 de novembro de 2025 - 15:31

O estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual diz quais papéis conseguem suportar bem os efeitos colaterais que toda votação provoca na bolsa

A SEMANA DOS MERCADOS

Ibovespa desafia a gravidade e tem a melhor performance desde o início do Plano Real. O que esperar agora?

9 de novembro de 2025 - 10:30

Em Wall Street, as bolsas de Nova York seguiram voando às cegas com relação à divulgação de indicadores econômicos por conta do maior shutdown da história dos EUA, enquanto os valuations esticados de empresas ligadas à IA seguiram como fonte de atenção

DISNEY GARANTIDA?

Dólar em R$ 5,30 é uma realidade que veio para ficar? Os 3 motivos para a moeda americana não subir tão cedo

8 de novembro de 2025 - 16:43

A tendência de corte de juros nos EUA não é o único fato que ajuda o dólar a perder força com relação ao real; o UBS WM diz o que pode acontecer com o câmbio na reta final de 2025

A SEMANA NA BOLSA

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa e Minerva (BEEF3) fica na lanterna; confira o sobe e desce das ações

8 de novembro de 2025 - 11:31

O principal índice da bolsa brasileira acumulou valorização de 3,02% nos últimos cinco pregões e encerrou a última sessão da semana no nível inédito dos 154 mil pontos

HORA DE COMPRAR?

Maior queda do Ibovespa: por que as ações da Cogna (COGN3) desabaram mesmo depois de um “trimestre limpo”?

7 de novembro de 2025 - 18:11

As ações passaram boa parte do dia na lanterna do Ibovespa depois do balanço do terceiro trimestre, mas analistas consideraram o resultado como positivo

REAÇÃO AO BALANÇO

Fred Trajano ‘banca’ decisão que desacelerou vendas: “Magalu nunca foi de crescer dando prejuízo, não tem quem nos salve se der errado”

7 de novembro de 2025 - 12:25

A companhia divulgou os resultados do segundo trimestre ontem (6), com queda nas vendas puxada pela desaceleração intencional das vendas no marketplace; entenda a estratégia do CEO do Magazine Luiza

FOME DE CRESCER

Fome no atacado: Fundo TRXF11 compra sete imóveis do Atacadão (CAFR31) por R$ 297 milhões e mantém apetite por crescimento

7 de novembro de 2025 - 10:17

Com patrimônio de R$ 3,2 bilhões, o fundo imobiliário TRXF11 saltou de 56 para 74 imóveis em apenas dois meses, e agora abocanhou mais sete

FECHAMENTO DOS MERCADOS

A série mais longa em 28 anos: Ibovespa tem a 12ª alta seguida e o 9° recorde; dólar cai a R$ 5,3489

6 de novembro de 2025 - 18:58

O principal índice da bolsa brasileira atingiu pela primeira vez nesta quinta-feira (6) o nível dos 154 mil pontos. Em mais uma máxima histórica, alcançou 154.352,25 pontos durante a manhã.

TOUROS E URSOS #246

A bolsa nas eleições: as ações que devem subir com Lula 4 ou com a centro-direita na Presidência — e a carteira que ganha em qualquer cenário

6 de novembro de 2025 - 13:00

Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus e sócio do BTG Pactual, fala sobre como se posicionar para as eleições de 2026 e indica uma carteira de ações capaz de trazer bons resultados em qualquer cenário

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar