🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: Balanços dos bancões são destaque no Brasil em semana marcada por dados de inflação

A ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária também chama a atenção dos investidores nos próximos dias

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
5 de agosto de 2024
6:22 - atualizado às 18:19
Mesmo com crise nos bancos, lucro de alguns bancões sobe mais de 17%
Imagem: Shutterstock

A semana econômica começa movimentada com uma série de eventos importantes tanto no cenário internacional quanto no local. As expectativas se voltam para a temporada de balanços no Brasil, com publicações de grandes bancos brasileiros agendadas para os próximos dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No campo dos indicadores, a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho estarão em destaque.

No encontro da última quarta-feira (31), o Copom manteve a taxa de juros no patamar de 10,5% ao ano e não deixou sinais claros quanto ao futuro das taxas no país.

A expectativa é de que a ata clareie um pouco o cenário, dado que o fim do mandato do atual presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, se aproxima.

Depois de um comunicado vago em um cenário de dólar em disparada e deterioração das perspectivas para a inflação, não está descartada uma mudança de tom na ata — assim como sucedeu em outras reuniões recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja os destaques da semana que vem:

Leia Também

Dia a dia: a agenda desta semana

No exterior, os olhos estarão voltados para a divulgação de diversos índices de gerentes de compras (PMIs, em inglês), começando pelas publicações dos dados da China, na noite de domingo.

A segunda-feira continua com o PMI composto e de serviços da S&P Global na Zona do Euro e no Reino Unido, além do índice de preços ao produtor (PPI, em inglês) na Zona do Euro.

Nos Estados Unidos, destaque para o PMI composto e de serviços da S&P Global, seguido pelo discurso de Mary Daly, membro do Fomc, o equivalente ao Copom norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a semana inicia com a divulgação do Boletim Focus na segunda-feira, seguido pelo PMI composto e de serviços da S&P Global. O destaque da terça-feira é a publicação da ata do Copom, que oferecerá uma visão detalhada sobre a última decisão de política monetária do Banco Central.

Ainda na terça, serão divulgados os dados de produção e venda de veículos em julho e a balança comercial do Brasil. Esses indicadores são cruciais para entender a dinâmica econômica do país e as expectativas futuras.

Entre os indicadores, o mais importante ficou para o fim. Na sexta-feira, encerrando a semana, o destaque local será a divulgação do IPCA de julho. Principal indicador de inflação do Brasil, o IPCA é fundamental para entender a trajetória dos preços e pautar ações futuras do Banco Central.

Destaques da semana vão para balanços

Os balanços trimestrais também terão grande relevância nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, grandes empresas como Banco Bradesco, BB Seguridade, Berkshire Hathaway, Taesa e Vamos divulgarão seus resultados. Na terça, é a vez de gigantes como Grupo Mateus, Iguatemi S.A., Itaú Unibanco, Movida, PetroRio, Pão de Açúcar (GPA), RD Saúde, Vibra e Uber apresentarem seus números, o que certamente movimentará o mercado.

Quarta-feira marca a divulgação de mais balanços importantes, como Novo Nordisk, Braskem, Eletrobras, Engie Brasil, Banco do Brasil, Casas Bahia, Cogna Educação, Copel, CVC Brasil, Dexco, Energisa, Minerva, Santos BRP, Tenda, TOTVS, Ultrapar e Walt Disney.

Além disso, o IGP-DI de julho e o fluxo cambial estrangeiro no Brasil serão observados de perto pelos analistas. Na China, a balança comercial e as reservas cambiais de julho fornecerão insights sobre a saúde econômica do país.

Na quinta-feira, empresas como Alpargatas, Assaí, B3, CPFL Energia, Cyrela, Embraer, Fleury, Hapvida, Lojas Renner, Magazine Luiza, Petrobras, PetroRecôncavo, Sabesp, SmartFit, Suzano, Vivara e Yduqs também divulgarão seus resultados financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No âmbito corporativo, M. Dias Branco apresentará seus resultados após o fechamento do mercado na sexta-feira, encerrando uma semana intensa de balanços e indicadores econômicos.

Confira os destaques da próxima semana. Todos os horários são de Brasília:

Segunda-feira (5)

HoraMoedaEvento
(Domingo) 20h50JapãoAtas da Reunião de Política Monetária
(Domingo) 22h45ChinaPMI do setor de serviços da Caixin em julho
05h00Zona do EuroPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
05h30Reino UnidoPMI composto e de serviços em julho
06h00Zona do EuroÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em junho
08h25BrasilBoletim Focus semanal
10h00BrasilPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
10h45Estados UnidosPMI composto e de serviços da S&P Global em julho
18h00Estados UnidosDiscurso de Mary Daly, Membro do Fomc, o Copom norte-americano
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Banco BradescoBBDC4Antes da abertura
BB SeguridadeBBSE3A definir
TaesaTAEE11Após fechamento
VamosVAMO3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Terça-feira (6)

HoraMoedaEvento
06h00Zona do EuroVendas no varejo em junho
08h00BrasilAta do Copom
09h30Estados UnidosBalança comercial em junho
10h00BrasilProdução e venda de veículos em julho
15h00BrasilBalança comercial em junho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Grupo MateusGMAT3Após fechamento
Iguatemi S.AIGTI11Após fechamento
Itaú UnibancoITUB4Após fechamento
MovidaMOVI3Após fechamento
PetroRioPRIO3Após fechamento
Pão de Açúcar (GPA)PCAR3Após fechamento
RD Saúde (ex- RaiaDrogasil)RADL3Após fechamento
VibraVBBR3Após fechamento
UberUBERApós fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Quarta-feira (7)

HoraMoedaEvento
00h00ChinaBalança comercial em julho
05h00ChinaReservas cambiais em julho
08h00BrasilIGP-DI de julho
14h30BrasilFluxo cambial estrangeiro
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
Novo NordiskNVOAntes da abertura
BraskemBRKM5A definir
EletrobrasELET3A definir
Engie BrasilEGIE3A definir
Banco do BrasilBBAS3Após fechamento
Casas BahiaBHIA3Após fechamento
Cogna EducaçãoCOGN3Após fechamento
CopelCPLE6Após fechamento
CVC BrasilCVCB3Após fechamento
Dexco (ex-Duratex)DXCO3Após fechamento
EnergisaENGI11Após fechamento
MinervaBEEF3Após fechamento
Santos BRPSTBP3Após fechamento
TendaTEND3Após fechamento
TOTVSTOTS3Após fechamento
UltraparUGPA3Após fechamento
Walt DisneyDISApós o fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Quinta-feira (8)

HoraMoedaEvento
09h30Estados UnidosPedidos de auxílio-desemprego
16h00Estados UnidosDiscurso de Tom Barkin, membro do Fomc, o Copom norte-americano
22h30ChinaÍndice de preços ao consumidor (CPI, em inglês) em julho
22h30ChinaÍndice de preços ao produtor (PPI, em inglês) em julho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
AlpargatasALPA4Após fechamento
AssaíASAI3Após fechamento
B3B3SA3Após fechamento
CPFL EnergiaCPFE3Após fechamento
Cyrela RealtCYRE3Após fechamento
EmbraerEMBR3A definir
FleuryFLRY3Após fechamento
HapvidaHAPV3Após fechamento
Lojas RennerLREN3Após fechamento
Magazine LuizaMGLU3Após fechamento
PetrobrasPETR4A definir
PetroRecôncavo SARECV3Após fechamento
SabespSBSP3Após fechamento
SmartFitSMFT3Antes da abertura
Suzano S.A.SUZB3Após fechamento
Vivara S.A.VIVA3Após fechamento
YDUQS PARTYDUQ3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

Sexta-feira (9)

HoraMoedaEvento
09h00BrasilIPCA de julho
Fonte: Investing.com

Balanços do dia

EmpresaTickerHorário
M. Dias BrancoMDIA3Após fechamento
Fonte: Levantamento Seu Dinheiro e Investing.com

*Este texto contou com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTENDA

Lojas Renner: combo de dividendos e despesas ‘na rédea’ fazem Citi elevar recomendação para LREN3 para compra

14 de janeiro de 2026 - 12:40

Banco elevou a recomendação para compra ao enxergar ganho de eficiência, expansão de margens e dividend yield em torno de 8%, mesmo no caso de um cenário de crescimento mais moderado das vendas

MAIOR ALTA DO IBOVESPA

MRV (MRVE3): caixa volta a respirar na prévia operacional do 4T25 e BTG vê mais sinais positivos do que negativos. Hora de comprar?

14 de janeiro de 2026 - 10:52

No começo das negociações, os papéis tinham a maior alta do Ibovespa. A prévia operacional do quarto trimestre mostra geração de caixa acima do esperado pelo BTG, desempenho sólido no Brasil e avanços operacionais, enquanto a trajetória da Resia segue como principal desafio para a companhia

BYE-BYE, AZUL4

AZUL4 já era: por que a Azul acabou com essas ações, e o que muda para o acionista

13 de janeiro de 2026 - 12:01

A companhia aérea conseguiu maioria em assembleias simultâneas para acabar com as suas ações preferenciais, em um movimento que faz parte do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Fundo Verde, de Luis Stuhlberger, zera posição em cripto e começa o ano apostando em real e ações brasileiras

12 de janeiro de 2026 - 17:03

O fundo multimercado superou o CDI no acumulado de 2025, com destaque para os ganhos em bolsa local e no real

PERSPECTIVAS PARA O ANO

FIIs de galpões logísticos têm rentabilidade de quase 30% em 2025, mas o que vem depois da alta? Veja o que esperar para o setor em 2026 

12 de janeiro de 2026 - 6:04

Para entender as projeções para este ano, o Seu Dinheiro conversou com a analistas da EQI Research e da Empiricus Research, além de gestores de fundos imobiliários da Daycoval Asset e da TRX

MERCADOS

De olho na carteira: confira o que promete sacudir o Ibovespa, as bolsas lá fora e o dólar na semana 

11 de janeiro de 2026 - 13:00

Uma nova rodada de indicadores tanto no Brasil como nos Estados Unidos deve concentrar a atenção dos investidores, entre eles, os dados da inflação norte-americana

INVESTIDORES EM ALERTA

Irã na berlinda: como um novo conflito com Israel e EUA pode mexer com o preço do petróleo, com as ações e com a bolsa

11 de janeiro de 2026 - 11:55

Depois dos recentes eventos ligados à Venezuela, uma nova fonte de tensão promete colocar mais lenha na fogueira das commodities; entenda como isso mexe com o seu bolso

DESTAQUES DA BOLSA

Cogna (COGN3) fez bem a lição de casa: ação é a maior alta do Ibovespa na semana e C&A (CEAB3) é a que mais caiu. Veja destaques

10 de janeiro de 2026 - 17:03

A bolsa brasileira avançou apesar de ruídos políticos e incertezas globais, mas a semana foi marcada por forte seletividade: Cogna subiu embalada por revisões positivas, enquanto C&A sentiu o peso de um cenário mais desafiador para o varejo

DISPAROU

Azul (AZUL54) sobe 200%: o que explica a ação ter triplicado na bolsa em um dia?

9 de janeiro de 2026 - 18:15

Após um tombo histórico e uma diluição bilionária, os papéis dam um salto em um movimento técnico, enquanto o mercado segue avaliando os efeitos do aumento de capital e da reestruturação da companhia

POR QUE É TÃO RUIM?

Maior queda do Ibovespa: saída de CFO do Pão de Açúcar (PCAR3) deixa CEO novato com “bombas” na mão

9 de janeiro de 2026 - 17:21

A saída do executivo que liderava a desalavancagem e as negociações fiscais aumentou a percepção de risco do mercado e pressionou as ações da varejista

SUBINDO NA BOLSA

Alívio para Minerva (BEEF3): Sinal verde para acordo entre UE e Mercosul abre portas depois de a China cortar asinhas do Brasil

9 de janeiro de 2026 - 12:49

Analistas veem impacto positivo para a cadeia de carnes com a abertura do mercado europeu, mas alertam que o acordo não é suficiente para substituir a China no curto prazo

UM PORTO-SEGURO NA BOLSA?

Banco revela um dos setores mais promissores da bolsa em 2026; descubra as ações preferidas dos analistas

8 de janeiro de 2026 - 19:02

Em meio a incertezas políticas e sobre juros, BTG Pactual vê utilities como o melhor setor e lista empresas de saneamento e energia com potencial

NO CORAÇÃO DO BRASIL

Fundo imobiliário anuncia compra bilionária em um dos maiores empreendimentos do país

8 de janeiro de 2026 - 10:13

O imóvel ainda está em fase de construção e será composto por quatro torres comerciais de padrão classe “A”

EM BUSCA DE CAPITAL

PicPay, Agibank e Abra querem IPO nos EUA. Por que Wall Street está mais atraente para abrir capital do que o mercado brasileiro?

7 de janeiro de 2026 - 6:16

Uma fila parece ter começado a se formar em direção ao mercado norte-americano. PicPay, Agibank e Abra sinalizaram planos para ofertas de ações por lá, enquanto a B3 segue em jejum de IPOs há quatro anos

GIGANTE VERDE

SNEL11 se torna o maior FII de energia renovável da B3 após captar mais de R$ 620 milhões; entenda a operação

6 de janeiro de 2026 - 13:00

A emissão de cotas do FII segue uma tendência do mercado, que encontrou no pagamento em cotas uma solução para adquirir ativos de peso em meio às altas taxas de juros

FII DO MÊS

BTLG11 (de novo) no topo: FII de galpões logísticos volta a ser o favorito em janeiro com expectativa de corte de juros; veja o ranking completo

6 de janeiro de 2026 - 6:07

Embora já tenha registrado alta de 8,95% em 2025, o fundo contou com três recomendações entre os nove bancos e corretoras consultados pelo Seu Dinheiro

FRIGORÍFICOS

Minerva (BEEF3): existe um atalho para escapar das tarifas chinesas, mas o buraco é mais embaixo. O que esperar?

5 de janeiro de 2026 - 17:35

Com forte exposição ao mercado chinês, o frigorífico pode apelar para operação no resto do continente para enviar carne bovina ao gigante asiático, mas essa não é a bala de prata

DE OLHO NA SEGURANÇA

Nem Petrobras (PETR4) nem PRIO: veja qual ação brasileira está em alta após invasão da Venezuela pelos EUA

5 de janeiro de 2026 - 17:29

Tradicional ativo de proteção, o ouro sobe em meio ao aumento das tensões globais, intensificadas pela invasão da Venezuela, e uma ação pode ganhar com esse movimento

VAI CAIR?

Com invasão dos EUA na Venezuela, como fica o preço do petróleo e o que pode acontecer com a Petrobras (PETR3) e junior oils

5 de janeiro de 2026 - 16:09

Empresas petroleiras brasileiras menores, como Brava (BRAV3) e PetroRio (PRIO3), sofrem mais. Mas a causa não é a queda do preço do petróleo; entenda

HORA DE BOTAR A MÃO NA MASSA?

Pão de Açúcar (PCAR3) tem novo CEO depois de meses com cargo ‘vago’. Ele vai lidar com o elefante na sala?

5 de janeiro de 2026 - 11:15

Alexandre Santoro assume o comando do Grupo Pão de Açúcar em meio à disputa por controle e a uma dívida de R$ 2,7 bilhões

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar