🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

KIT GEOPOLÍTICO

Petróleo nas alturas: CMDB11, ETF de commodities, ganha força como estratégia de proteção das carteiras

Fundo do BTG listado na B3 reúne empresas brasileiras ligadas a setores como petróleo, mineração e agronegócio, oferecendo exposição diversificada ao ciclo de commodities

commodities commosity
Imagem: Shutterstock

O petróleo acumula alta de mais de 40% desde que os EUA e Israel iniciaram os ataques ao Irã, em 28 de fevereiro. O conflito fez a commodity voltar para a casa dos US$ 100 o barril, o maior nível desde meados de 2022. Neste contexto, a exposição às commodities ganha força como estratégia de proteção de portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das estratégias para capturar esse movimento recente, segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, é por meio do CMDB11, ETF de commodities do BTG Pactual listado na B3.

O fundo de índice reúne empresas brasileiras ligadas a setores como petróleo, mineração e agronegócio, oferecendo exposição diversificada ao ciclo de commodities.

Cerca de 40% da carteira do CMDB11 está concentrada em companhias de óleo e gás.

“Na prática, o investidor passa a acessar, em um único ativo listado em bolsa, uma carteira diversificada de empresas exportadoras e geradoras de caixa”, afirma Spiess.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo possui taxa de gestão de 0,50% ao ano, não tem incidência de come-cotas nem IOF e conta com liquidez diária na bolsa.

Leia Também

SOBE E DESCE DAS AÇÕES

Alívio nos juros favorece Assaí (ASAI3), enquanto Direcional (DIRR3) amarga a pior queda do Ibovespa. O que aconteceu?

GIGANTE DA BOLSA

Petrobras (PETR4) está mais forte nessas eleições e pode saltar 32%, diz BTG – mas 4 gatilhos podem levar a ação além

“Trata-se de uma forma prática de capturar o potencial de valorização do ciclo de commodities no Brasil”, diz o analista.

O petróleo vai testar novos picos?

A recomendação de Spiess vem em um momento no qual a escalada das tensões geopolíticas no Oriente Médio voltou a colocar o petróleo no centro das atenções dos investidores.

A principal preocupação do mercado é a continuidade do fechamento do Estreito de Ormuz, por onde 20% do petróleo do mundo é escoado em tempos de normalidade geopolítica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A interrupção do fluxo na região já é considerada a maior disrupção do fornecimento de energia desde os choques do petróleo da década de 1970.

“Caso o bloqueio de Ormuz se prolongue, os preços da commodity podem voltar a testar níveis próximos aos picos históricos”, disse Spiess.

Na máxima nominal histórica, o barril do Brent foi cotado a US$ 147,50 – em julho de 2008, auge de uma crise financeira.

De acordo com a analista, diante do cenário de incerteza geopolítica e potencial pressão inflacionária, com a escalada dos preços de energia, a exposição a commodities ganha força como estratégia de proteção de portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Money Times

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Touro da bolsa de valores surfando 8 de setembro de 2026 - 13:12
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 8 de setembro de 2026 - 12:46
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar