Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
A resposta veio

Tensão em Taiwan: Secretário de Defesa dos EUA diz que Washington não aceitará ‘coerção e intimidação’ da China

Autoridade americana se posicionou após reação negativa de Pequim a pacto firmado entre Estados Unidos e Taiwan

Bandeira de Taiwan
Bandeira de Taiwan. - Imagem: jitcji/Wikimedia Commons

Um acordo firmado no último dia 1º entre Estados Unidos e Taiwan acirrou as tensões entre Washington e Pequim. Depois de uma reação negativa ao pacto por parte do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, o Secretário de Defesa americano, Lloyd Austin disse, neste sábado (03), que não aceitará nenhuma “coerção e intimidação” a seus aliados e parceiros por parte da China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando no Shangri-La Dialogue, um fórum anual que reúne altos funcionários da defesa, diplomatas e líderes em Cingapura, Austin também garantiu a Pequim que os EUA continuam comprometidos em manter o status quo em Taiwan e que preferem o diálogo ao conflito.

Ainda no evento, o Secretário de Defesa dos EUA apoiou a visão de Washington de um “Indo-Pacífico livre, aberto e seguro dentro de um mundo de regras e direitos” como o melhor caminho para conter a crescente assertividade chinesa na região.

De fato, os EUA têm expandido suas próprias atividades em torno do Indo-Pacífico para combater as reivindicações territoriais da China, o que inclui navegações e sobrevoos regulares no Estreito de Taiwan e no Mar da China Meridional.

Recentemente, Pequim subiu o tom em relação a Taiwan, o que leva os EUA a crerem que uma tentativa de retomada da ilha pode estar próxima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Podcast Touros e Ursos: Última chamada para a renda fixa! Títulos do Tesouro Direto disparam com a queda da Selic à vista

Acordo EUA-Taiwan é parcial, mas incomodou a China

Estados Unidos e Taiwan assinaram, na última semana, um acordo parcial que consiste num primeiro passo tangível da Iniciativa EUA-Taiwan no Comércio do Século 21, lançada no ano passado pelo governo de Joe Biden.

Leia Também

SEM PREVISÃO

Primeiro a Venezuela, depois a Colômbia: por que não conseguimos saber quando um terremoto vai acontecer?

ENCRUZILHADA

O freio e o acelerador da IA: como não errar a mão na hora de investir

O pacto engloba questões como formulários alfandegários, práticas regulatórias e medidas anticorrupção, mas ainda fica aquém de um acordo comercial tradicional — não altera as tarifas sobre bens comercializados e não aborda as reclamações de Taiwan sobre a dupla tributação nos EUA.

Além disso, negociações adicionais sobre regras trabalhistas, ambientais e de comércio digital não foram tratadas agora, ficando para o restante deste ano.

Mesmo assim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a China lamenta veementemente o acordo comercial e fez uma representação junto aos norte-americanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mao argumenta que o pacto viola o princípio de “uma só China” e é o exemplo mais recente da tentativa de Washington de esvaziá-lo.

Pequim considera Taiwan uma província chinesa rebelde, e alguns líderes militares americanos já alertaram que a China pode tentar retomar o controle da ilha à força nos próximos anos. O presidente chinês, Xi Jinping, chamou a reunificação de Taiwan e do continente de "uma missão histórica".

*Com informações da Associated Press.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estátua de menina em frente ao touro de Wall Street 6 de agosto de 2026 - 19:21
Em um fundo com a bandeira dos EUA, o megainvestidor Michael Burry aparece do lado direito, em primeiro plano 5 de agosto de 2026 - 16:30

ELE ESTÁ VENDIDO

O tsunami que pode arrastar o S&P 500, segundo Michael Burry

5 de agosto de 2026 - 16:30
imagem da Ponte das Correntes que atravessa o rio Dánubio em Budapeste, na Hungria, vista de cima 5 de agosto de 2026 - 14:28
Imagem criada por IA de um executivo dentro de um barco de madeira, remando na direção da B3. Em vez de água, ele navega sobre dólares. 3 de agosto de 2026 - 19:45
Wall Street diante de um gráfico vermelho de queda 31 de julho de 2026 - 19:31
federal reserve bola de cristal 29 de julho de 2026 - 17:24
Ponte Internacional Gordie Howe 29 de julho de 2026 - 15:49
O presidente da Argentina, Javier Milei, veste terno escuro e camisa azul. Na montagem, que traz a bandeira da Argentina ao fundo, ele acena. 28 de julho de 2026 - 19:05
Gráfico do mercado de ações em fundo escuro com uma seta ao centro apontado para cima bolsa ibovespa balanços microcaps 27 de julho de 2026 - 12:27
Novas notas de euro cédulas Europa 24 de julho de 2026 - 17:30
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 24 de julho de 2026 - 17:29
Janet Yellen, ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e ex-secretária do Tesouro dos EUA. 23 de julho de 2026 - 19:48
O presidente dos EUA, Donald Trump, e os impactos para a bolsa brasileira. ação 23 de julho de 2026 - 19:11
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar