🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

CAOS EM HOLLYWOOD

Netflix, Disney e HBO Max em apuros: Saiba o que vai acontecer com Stranger Things e outras séries com a greve dos roteiristas

O Seu Dinheiro foi atrás de tudo o que você precisa saber quanto aos impactos da nova greve dos roteiristas sobre as suas produções favoritas

Camille Lima
Camille Lima
15 de maio de 2023
14:16 - atualizado às 13:33
Logo vermelho com fundo preto da série da Netflix Stranger Things
Imagem: Reprodução Flickr

A greve dos roteiristas estremeceu o setor de entretenimento global e atuou como um verdadeiro terremoto em Hollywood, com abalos sísmicos da Vine Street à Calçada da Fama — e chegando até à sua televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a semana passada, milhares de roteiristas de cinema e televisão entraram greve em após não conseguirem chegar a um acordo para salários mais altos com as gigantes do streaming, como Amazon, Disney, Warner e a Netflix

A paralisação impacta diretamente o fluxo constante de programas de TV no qual estamos acostumados, incluindo o universo do streaming, com séries como Stranger Things e a nova produção do universo de Game of Thrones.

Vale destacar que, da última vez em que o WGA entrou em greve, entre 2007 e 2008, a paralisação durou 100 dias e custou à economia da Califórnia aproximadamente US$ 2,1 bilhões.

Isso porque, durante a última greve do sindicato, diversas produções foram interrompidas e roteiristas, atores e produtores desempregados cortaram gastos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Seu Dinheiro foi atrás de todas as informações sobre os impactos da nova greve dos roteiristas sobre as suas produções favoritas. Confira a seguir.

Leia Também

A greve dos roteiristas

Após 15 anos sem paralisações, o sindicato dos roteiristas (WGA, na sigla em inglês) convocou uma nova greve para reivindicar melhores condições de trabalho e salários.

A maior queixa do sindicato é a desvalorização da profissão de redator pelos estúdios, que tornaram a escrita uma profissão totalmente freelancer

De acordo com os roteiristas, enquanto os estúdios de Hollywood surfaram na onda de crescimento do streaming, os escritores foram a parte prejudicada, com metade dos roteiristas de séries de TV trabalhando com salários mínimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das questões salariais, a inteligência artificial (IA) é outro ponto de discussão entre os roteiristas e produtores.

O WGA quer regulamentar o uso da nova tecnologia, proibindo os estúdios de usar a IA para gerar novos roteiros a partir de trabalhos anteriores dos escritores. 

Além disso, segundo as demandas do sindicato, os escritores também seriam assegurados de não ter que reescrever rascunhos de roteiros criados por inteligência artificial.

Stranger Things e outras séries da Netflix

A profecia do CEO da Netflix, Ted Sarandos, feita no mês passado parece não ter se consagrado. Em abril, o executivo afirmou que, se houvesse uma greve dos roteiristas, a plataforma teria “uma grande base de programas e filmes futuros de todo o mundo”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Provavelmente poderíamos servir nossos membros melhor do que a maioria [das outras plataformas de streaming].”

Porém, a realidade é diferente daquilo que o CEO projetava — e o catálogo de conteúdos da “Netinha” ficará desfalcado de uma de suas principais estrelas.

Uma das séries de maior sucesso da Netflix, Stranger Things foi uma das principais produções afetadas pela greve dos roteiristas. Os criadores Duffer Brothers anunciaram no Twitter que a última temporada será adiada devido à paralisação dos escritores.

“Esperamos que um acordo justo seja alcançado em breve para que todos possamos voltar ao trabalho. Até então – câmbio, desligo”, escreveram, em tweet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://twitter.com/strangerwriters/status/1654955071631765506?s=20

Ainda na Netflix, as salas dos roteiristas da série Instável, Billions, Big Mouth e Cobra Kai foram fechadas. 

A produção da quarta temporada da comédia The Upshaws também foi suspensa durante a greve dos roteiristas, segundo a Variety.

Interrupções no HBO Max

Questionados pelo Seu Dinheiro, o HBO Max e a Warner Bros Discovery não quiseram se pronunciar sobre quais produções estariam sendo impactadas pela paralisação em Hollywood. “Não temos informações para compartilhar deste tema.”

Mesmo que a empresa não tenha confirmado mais informações para a nossa equipe, a imprensa estrangeira noticiou a paralisação de algumas produções na plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das séries transmitidas no streaming, a Hacks, teve a produção da terceira temporada interrompida. “Estamos arrasados ​​por não estar com nossa incrível equipe e elenco agora, mas não havia outra opção aqui. A escrita acontece em todas as etapas do processo - produção e pós incluídos . É o que torna programas e filmes bons. É o que os torna possíveis”, afirmou a co-criadora da série, Jen Statsky.

https://twitter.com/jenstatsky/status/1654547190201876480

Outra produção afetada pela paralisação dos roteiristas é uma nova série ligada ao universo de Game of Thrones, intitulada A Knight of the Seven Kingdoms: The Hedge Knight, anunciada pelo HBO Max em meados de abril.

Como também não há qualquer roteiro escrito, a segunda temporada de The Last of Us está em espera.

Vale destacar que, de acordo com o Collider, a produção de Andor, House of the Dragon e The Rings of Power continuaria mesmo sem os roteiristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da Netflix, outros streamings afetados

Apesar de não ter respondido ao Seu Dinheiro sobre os impactos da greve sobre as produções para o streaming, o Prime Video, da Amazon, teve a produção da série Jaqueta Amarela interrompida, de acordo com a imprensa gringa. 

O escritor Neil Gaiman também anunciou seu apoio à greve dos roteiristas — o que coloca a tão esperada segunda temporada de Belas Maldições sob os holofotes.

Um filme baseado no sitcom Community, atualmente transmitido pela Netflix e pelo Prime Video, estava sendo produzido para a plataforma de streaming Peacock, mas foi adiado.

No Star+, a produção da 12ª temporada de American Horror Story foi igualmente impactada, segundo o Collider, apesar de não se saber até que ponto ela foi interrompida. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na plataforma, as comédias de animação adultas American Dad! e Family Guy também foram paralisadas.

Enquanto isso, no Disney+, as produções das séries Blade e Demolidor: Nascido de Novo, lançamentos da Marvel programados para 2024, também foram encerradas.

Já no Paramount+, a produção da quarta temporada da série Evil foi encerrada mais cedo.

A produção da segunda temporada da série Loot, da Apple TV+ , também foi interrompida, assim como as produções de Sinking Spring e a segunda temporada da série Ruptura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Olá, greve dos roteiristas. Adeus, televisão?

A televisão é a primeira grande rede impactada pela greve dos roteiristas — especialmente no que diz respeito aos programas de tarde da noite.

Isso porque programas como The Tonight Show with Jimmy Fallon possuem um cronograma bem apertado para permanecerem atualizados, uma vez que demandam equipes de roteiristas para escrever as piadas de cada episódio.

Outras programações interrompidas são: Saturday Night Live, The Daily Show, Last Week Tonight with John Oliver, Real Time with Bill Maher, Late Night with Seth Meyers e NBC's Tonight

O talk show diário The Talk não será filmado daqui em diante, mas novos episódios que foram gravados antes da greve deverão ir ao ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Deadline, na TV aberta, as produções Night Court, da NBC, e The Venery of Samantha Bird e Power Book III: Raising Kanan, da Starz, fecharam as salas de seus escritores. 

Além disso, a série de drama que a roteirista Ava DuVernay estava escrevendo para o Starz foi interrompida

Na CBS, a produção da quarta temporada de Evil foi encerrada, assim como o game show Password. Já o programa Jeopardy!  seguirá sendo exibido, mas a apresentadora Mayim Bialik se afastará das funções em apoio à greve.

A televisão a cabo também não escapou dos efeitos da paralisação dos roteiristas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Disney Channel terminou a produção da sétima temporada de Bunk'd, enquanto o canal Starz interrompeu o programa P-Valley. Já o Freeform encerrou a pós-produção de While You Were Breeding, e a produção da quinta temporada de Good Trouble

Além disso, a maioria dos programas de TV das principais redes, como Abbott Elementary, da ABC, e Ghost encerraram as gravações para meados de setembro. 

Porém, se a greve dos roteiristas se estender tanto quanto a última paralisação, que durou 100 dias, a preparação dos shows a partir de setembro será impactada.

A greve dos escritores de Hollywood também afeta a temporada de lançamentos de episódios piloto dos programas — isto é, a partir de setembro, a programação televisiva contará com uma gama menor de novos shows.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que, se a greve dos escritores for prolongada, as redes de televisão deverão preencher cada vez mais os vazios de programação com reality shows improvisados — que não precisam necessariamente de roteiristas — e reprises.

Novelas estão à salvo?

Enquanto as séries e filmes levantam preocupações para os streamings, os amantes de novelas podem ter um respiro — ao menos, pelos próximos meses.

Isso porque esse tipo de produção normalmente conta com um largo estoque de episódios à disposição, uma vez que a maioria é filmada com meses de antecedência.

A novela Days of Our Lives — alô, Joey Tribbiani — tem conteúdo entrando entre setembro e novembro deste ano, enquanto General Hospital tem cerca de um mês restante de episódios pré-gravados. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das primeiras novelas a entrar em “perigo” é The Young and the Restless, que conta com menos de um mês de episódios restantes.

*Com informações de Variety, Collider e Deadline

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ESG EM RISCO

Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração

17 de agosto de 2025 - 10:34

A Net-Zero Banking Alliance sofreu sucessivas baixas logo no começo de 2025 e ainda há o receio de possíveis mudanças das agendas de instituições multilaterais, como o Banco Mundial

MADE IN USA

Agenda de tarifas do Trump: próximas semanas reservam novas taxas sobre chips e aço que podem chegar a 300%

16 de agosto de 2025 - 9:40

Presidente dos EUA fala em taxações que podem começar mais baixas e subir depois, mirando semicondutores e metais em setores estratégicos da economia

DIPLOMACIA EM CENA

Trump e Putin não selam acordo sobre guerra na Ucrânia; Zelensky entrará nas negociações

16 de agosto de 2025 - 8:50

Enquanto Trump tenta mostrar força como negociador e Putin busca legitimar seus ganhos de guerra, Zelensky chega a Washington para não perder espaço na mesa de conversas

ORÁCULO DE OMAHA

Nem Apple, nem UnitedHealth: a maior posição da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, é outra

15 de agosto de 2025 - 12:30

Documento regulatório divulgado na quinta-feira (14) mostrou as atualizações de carteira do megainvestidor e deu indícios sobre suas apostas

DE OLHO NA ILHA

Cidadania australiana para brasileiros: caminhos, desafios e as novas regras para viver legalmente no país

15 de agosto de 2025 - 8:16

Com taxas mais altas e regras mais duras, brasileiros precisam de estratégia para conquistar cidadania na Austrália

SEM TRÉGUA À VISTA

Trump volta a criticar Brasil e diz que país “tem sido um parceiro comercial horrível” para os EUA

14 de agosto de 2025 - 17:37

Presidente norte-americano também classificou o processo contra Jair Bolsonaro como “execução política” e defendeu tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

MEMO DO HOWARD MARKS

‘Guru’ de Warren Buffett vê sinais preocupantes no S&P 500 e volta a questionar: há uma bolha na bolsa americana?

14 de agosto de 2025 - 16:31

Cofundador da Oaktree Capital analisa o otimismo em relação ao mercado de ações dos EUA e destaca porque é preciso ter cautela

GUERRA FRIA RELOADED

Poderia ser irônico se não fosse verdade: encontro entre Trump e Putin chama atenção pelo local

13 de agosto de 2025 - 19:35

Os dois líderes devem se reunir na sexta-feira (15) em uma tentativa de estabelecer um cessar-fogo na Ucrânia que leve ao fim da guerra, mas europeus não estão confiantes nos propósitos do presidente norte-americano

CORTOU NA RAIZ

Vitória de Milei: inflação da Argentina cai para o menor nível desde 2020 e se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês seguido

13 de agosto de 2025 - 18:37

Dado reflete a busca do governo argentino por estabilidade em meio a reformas profundas e acordo com o FMI

NO ALVO

Lula e Moraes na mira: governo Trump acusa Brasil de censura e deterioração dos direitos humanos

12 de agosto de 2025 - 19:09

Documento do Departamento de Estado dos EUA critica atuação do STF, menciona o presidente brasileiro e amplia pressão sobre Brasília em meio a mudanças na política externa norte-americana

VAI RESOLVER NA JUSTIÇA

Powell vai parar nos tribunais? Se depender de Trump, sim. Aqui está o motivo

12 de agosto de 2025 - 13:35

O republicano disse nesta terça-feira (12) que está considerando permitir um grande processo contra o chefe do banco central norte-americano

PAREM A GUERRA!

Relógio de Trump faz “tic-taco” e China ganha mais tempo para negociar as tarifas com os EUA

11 de agosto de 2025 - 17:25

O decreto foi assinado pelo republicano poucas horas antes da meia-noite, quando a pausa nas tarifas deveria expirar

INTERNACIONAL

Quem era Miguel Uribe, o pré-candidato de oposição ao governo da Colômbia morto após ser baleado em comício

11 de agosto de 2025 - 10:37

Filho de uma família influente na política colombiana, Miguel Uribe buscava a indicação de seu partido para concorrer à presidência no ano que vem

SEM 'JEITINHO'

Green Card, vistos e cidadania americana: o que mudou após Donald Trump?

11 de agosto de 2025 - 8:16

Com cerco migratório como bandeira, Donald Trump mudou o jogo para quem quer obter vistos e cidadania nos EUA; saiba o que mudou, como se proteger e quais caminhos continuam abertos para morar e trabalhar legalmente no país

ENCONTRO MARCADO

Trump e Putin se preparam para negociar cessar-fogo na guerra da Ucrânia; republicano quer Zelensky na mesa, mas acordo preocupa Kiev

10 de agosto de 2025 - 18:22

O encontro vem na esteira do fim do prazo de Trump para que Putin concordasse com um cessar-fogo; entenda o que está em jogo agora

CORRIDA DA TECNOLOGIA

China pressiona EUA para aliviar controle sobre exportação de chips de IA em meio às negociações do tarifaço de Trump

10 de agosto de 2025 - 12:51

Essa não é a primeira vez que Pequim indica a exportação de chips como um ponto-chave para as negociações

GUERRA COMERCIAL

Um beco sem saída? Vice-secretário de Trump culpa Moraes pela crise entre EUA e Brasil

10 de agosto de 2025 - 9:55

Christopher Landau afirmou que o ministro destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os Estados Unidos

ALÔ, COMPANHEIRO

Putin liga para…Lula? Veja o que o presidente russo falou sobre guerra na Ucrânia em meio às pressões de Trump pelo fim do conflito

9 de agosto de 2025 - 16:22

Na conversa, que durou cerca de 40 minutos, os líderes russo e brasileiro também compartilharam informações sobre as negociações com os Estados Unidos

BRILHO TARIFADO

Ouro continua renovando recordes — e a culpa agora é do tarifaço de Trump

8 de agosto de 2025 - 15:07

Decisão da alfândega dos EUA surpreende mercado, atinge em cheio refinadores suíços e ameaça fluxo global do metal

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Aposta no corte de juros nos EUA aumenta com novo indicado de Trump para diretoria; saiba quem é Stephen Miran

7 de agosto de 2025 - 18:09

Ele vai ocupar a vaga de Adriana Kugler, que renunciou ao cargo na semana passada, mas sua indicação ainda precisa do aval do Senado norte-americano

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar