Debate de candidatos na Argentina irá mudar eleição? Veja os destaques — e quem venceu a disputa
Disputa entre os candidatos acontece no próximo final de semana e embate do último domingo lembrou Brasil em 2022

O segundo turno das eleições para presidente da Argentina se aproxima e os candidatos Javier Milei (oposição, do La Liberdad Avanza) e Sergio Massa (governista, do Unión por la Patria) realizaram um debate sobre suas propostas para o país na noite de domingo (12).
O saldo do embate entre o ministro da Economia e herdeiro político do atual presidente, Alberto Fernández, contra o ultradireitista de oposição pode ser resumido em uma frase de um dos analistas do jornal La Nación: “quem perdeu foi a Argentina”.
Se você acompanhou os debates para presidência no Brasil em 2022, o que os candidatos argentinos apresentaram foi quase o mesmo. Bastantes ataques pessoais e poucas propostas para resolver a dramática situação dos nossos vizinhos.
Nessa briga de foice no escuro, quem conseguiu sair menos picotado foi Sergio Massa. Aparentemente, os anos na faculdade de direito lhe garantiram um destaque no controle do debate.
Essa habilidade com as palavras se mostrou mais útil do que o tempo de estudo de Milei na faculdade de economia, ao menos no primeiro tema do debate: justamente ela, a economia — um teto de vidro para o atual ministro da Economia, mas que ele soube aproveitar mais do que o adversário.
No entanto, seu discurso repetiu o que ele já vinha fazendo na campanha e deve ter pouca influência na opinião do eleitorado.
Leia Também
- TOUROS E URSOS — A ‘mamata’ do 1% ao mês com renda fixa acabou. E agora?
Debate na Argentina: os momentos em que Milei brilhou
Vale lembrar que Milei, assim como Jair Bolsonaro, no Brasil, e Donald Trump, nos Estados Unidos, cresceram com a participação do eleitorado nas redes sociais.
Cortes de podcasts, discursos curtos e inflamados que viralizam foram algumas das armas utilizadas pelos três para ganhar destaque. Portanto, não é de se estranhar que Milei tenha usado frases fortes para tentar emplacar esse tipo de conteúdo nas redes sociais.
Em um determinado momento, o candidato de ultradireita afirma que “se [Massa] fosse o Pinóquio, já teria me tirado um olho”, em referência às supostas mentiras ditas pelo ministro.
As Malvinas e Milei
Em vários momentos, Milei voltou a dizer, de maneira bastante enérgica, que Massa mentia sobre algumas declarações passadas do candidato. Questões envolvendo as Malvinas (ou Falklands, as ilhas em disputa entre Argentina e Inglaterra) também foram abordadas.
“Basta de sensacionalismo barato, o que precisamos são propostas sérias para discutir a questão das Malvinas”, disse Milei, que também foi questionado sobre ser um admirador da ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher — que estava no cargo durante a disputa pelo território.
Milei se esquivou, citando outros “líderes exemplares”, como Ronald Reagan, ex-presidente norte-americano, e Winston Churchill, ex-primeiro-ministro inglês. “Vamos elevar o nível do debate, está muito pobre”, concluiu o candidato, desviando do assunto.
- [Conflito Israel-Hamas] ‘Boom’ do petróleo pode fazer essa ação do setor disparar até 70% na Bolsa; conheça gratuitamente aqui
Massa domina debate dos candidatos à presidência argentina
Do outro lado, Massa tinha todos os motivos para ser mais encurralado por Milei. Afinal, ele faz parte do governo que deixou a inflação chegar a quase 140% ao ano, com perspectivas de que possa atingir os 180% até o final de 2023, segundo o Banco Central do país (BCRA).
Contudo, o ministro colocou o adversário na defensiva e manteve seu discurso de “terrorismo eleitoral”, insinuando que, caso Milei vença, os benefícios a aposentados, pensionistas e autônomos — o chamado Plano Platita — irão acabar.
Em um determinado ponto do debate, Massa afirmou que Milei havia feito estágio no BCRA no passado. A ironia é que o candidato de extrema direita tem, entre suas propostas, a dolarização da economia e o fechamento do Banco Central da Argentina.
Psicotécnico no meio do debate
Nesse momento, a disputa entre ambos esquentou e Massa propôs que ambos fizessem um exame psicotécnico. “Façamos [o exame] nós dois, que você negou”, disse.
O ministro da Economia ainda questionou a saída de Milei do BCRA, insinuando que o adversário não teria conseguido renovar sua estadia na instituição devido ao exame psicotécnico. O candidato do La Liberdad Avanza diz que se trata de uma desinformação.
No frigir dos ovos: debate de candidatos irá mudar eleição da Argentina?
O cabo de guerra de narrativas entre Milei e Massa só terá um vencedor declarado na próxima pesquisa de intenção de voto.
Uma coisa é certa: vencerá o candidato que conseguir converter a alta porcentagem de indecisos, que hoje gira em torno de 13% na média.
Por se tratar de uma disputa de rejeições — isto é, ambos os candidatos têm uma alta taxa de rejeição do eleitorado — e de os dois estarem praticamente empatados na margem de erro das últimas pesquisas, o debate era esperado com grandes expectativas pelos analistas de política do país.
O segundo turno está marcado para o próximo domingo, 19 de novembro.
O visto de US$ 5 milhões: EUA abrem inscrição para quem quer ter um Trump card
Se você não tem essa quantia, calma — o governo norte-americano tem outra opção, mas as exigências são elevadas
Vão voltar às boas? A nova declaração de Elon Musk que pode mudar os rumos da briga pública com Donald Trump
Há quem diga que um deles pode retomar a amizade depois de declarar arrependimento das declarações recentes
Trump anuncia conclusão de acordo entre EUA e China: ‘O relacionamento está excelente!’
Tarifas, no entanto, permanecem; veja o que disse o presidente americano na sua rede social, Truth Social
Sem prazo para acabar, mas com estratégia sem precedentes: os bastidores das negociações entre EUA e China em Londres
As negociações entre os representantes dos dois países acontecem depois que Trump manteve uma longa conversa por telefone com o presidente chinês, Xi Jinping
Elon Musk que se cuide! No hall da fama da WWE: a saga de Donald Trump nos ringues
O bilionário sul-africano talvez não saiba, mas a briga que ele está puxando é com uma verdadeira lenda certificada dos ringues
Bastidores revelados: o que Trump e Xi conversaram por mais de uma hora em meio à guerra de tarifas
Após meses sem contato direto, presidentes da China e dos EUA conversam por telefone sobre comércio entre as duas potências — mas não foi só isso
Presidente dos EUA quebra o silêncio e Musk dispara: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”
Briga entre Elon Musk e Donald Trump esquenta nesta quinta-feira (5); acusações envolvem subsídios para veículos elétricos, comando da Nasa e suposta “ingratidão” presidencial
A nova tacada de Milei para os argentinos tirarem o dólar debaixo do colchão
A grana guardada não é pouca: o Instituto Nacional de Estatística e Censo estima que US$ 246 bilhões estão fora do sistema bancário do país
Em clima de guerra: Elon Musk se junta à oposição e intensifica ataques ao plano econômico de Donald Trump
Após deixar o governo, Musk amplia críticas ao pacote orçamentário de Trump; bilionário fala em “escravidão por dívidas” e confronta presidente dos Estados Unidos
‘Abominação repugnante’ — Elon Musk e Donald Trump, do ‘match’ político à lavação pública de roupa suja
Elon Musk detona projeto de Donald Trump menos de uma semana após deixar governo dos Estados Unidos
Instabilidade no verão europeu: é seguro viajar para Itália, Turquia e Grécia após erupção do vulcão Etna e terremoto?
Fenômenos naturais atingiram alguns dos destinos mais populares para as férias de julho
Por que o mercado erra ao apostar que Trump vai “amarelar”, segundo a Gavekal
Economista-chefe da consultoria avalia se o excepcionalismo norte-americano chegou ao fim e dá um conselho para os investidores neste momento
Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início da guerra — e tensão no Leste Europeu volta a subir
Segundo a Força Aérea Ucraniana, Moscou lançou 472 drones contra o território ucraniano
Trump dobra tarifas sobre aço e irrita aliados — UE ameaça retaliação, Canadá e Austrália reagem
A decisão norte-americana entra em vigor no dia 4 de junho e reacende as tensões com parceiros comerciais. Veja as reações
Trump encerra a semana com mais um anúncio polêmico: aumento das taxas sobre importações de aço de 25% para 50%
A afirmação foi feita durante um comício para trabalhadores da siderúrgica U.S. Steel em Pittsburgh, na Pensilvânia.
Casa Branca leva a melhor: justiça dos EUA suspende decisão que barrava tarifas de Trump; governo ganha tempo para reverter sentença
Corte de Apelações suspende liminar que derrubava tarifas impostas por Trump; ações são unificadas e prazo para novas manifestações jurídicas vai até 9 de junho
Bolsas se animam com decisão de tribunal americano que barrou tarifas de Trump; governo já recorreu
Tribunal de Comércio Internacional suspendeu tarifas fixa de 10%, taxas elevadas e recíprocas e as relacionadas ao fentanil. Tarifas relacionadas a alumínio, aço e automóveis foram mantidas
Na dúvida, fica como está: ata do Fed indica preocupação com as possíveis consequências das tarifas de Trump
A decisão pela manutenção das taxas de juros passou pelo dilema entre derrubar a atividade econômica e o risco de aumento de inflação pelas tarifas
“Estou decepcionado”: Elon Musk reclama de projeto de Trump sobre impostos e gastos nos EUA
O bilionário soltou o verbo em relação a um importante projeto de lei do presidente norte-americano, que pode dar fôlego à política de deportações
Trump volta atrás de tarifa de 50% contra a UE; bolsas europeias recuperam fôlego com morde-assopra
Vale lembrar que, até então, as tarifas anunciadas para a UE incluíam apenas impostos de 20% sobre as importações do bloco