Uma semana para o segundo turno na Argentina: pesquisas não cravam vitorioso na disputa entre Javier Milei e Sergio Massa — e debate de hoje será divisor de águas
De acordo com o Observatorio de Encuestas, que compila diversas pesquisas de intenção de voto, a diferença entre as médias dos dois candidatos é de menos de 1%

Cada país tem um estilo musical que representa sua nação, e as eleições na Argentina não poderiam ter o tango como melhor representante. Isso porque a disputa entre o governista Sergio Massa e o ultraliberal Javier Milei será decidida por una cabeza, como diria o tango de Carlos Gardel.
O segundo turno acontece no próximo dia 19 de novembro — ou seja, no próximo domingo. No primeiro confronto, Massa, ministro da Economia e herdeiro político do atual presidente Alberto Fernández, teve um desempenho surpreendentemente positivo.
Já o candidato de extrema-direita viu sua campanha desidratar antes do primeiro turno, apesar de ter ganhado certo fôlego nas pesquisas seguintes com a declaração de apoio da terceira colocada no pleito, Patricia Bullrich, à sua candidatura.
A pergunta que fica é: ainda com sete dias pela frente, como estão as pesquisas e os candidatos?
Eleições na Argentina — e o tango político
De acordo com o Observatorio de Encuestas, que compila diversas pesquisas de intenção de voto, a diferença entre as médias dos dois candidatos é de menos de 1% — sendo mais preciso, a distância dos dois é de 0,8%.
Abrindo as pesquisas mais recentes, que datam da última quinta-feira (9), o cenário não clareia muito. A diferença entre ambos não chega na margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia Também
Como a volta do Oasis aos palcos pode levar a Ticketmaster a uma disputa judicial
A Universidade de San Andrés — que realizou uma das poucas pesquisas em que ambos empatam no limite da margem de erro, com 37% para Milei e 31% para Massa — tenta dar uma explicação para esse cenário.
Na visão dos especialistas, a alta porcentagem de eleitores indecisos cria um cenário de incertezas pela frente. E isso explica porque o debate deste domingo (12) é tão importante.
No centro do ringue
A Câmara Nacional Eleitoral (CNE), equivalente ao TSE na Argentina, transmitirá o debate entre Javier Milei e Sergio Massa a partir das 21h na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.
Os temas centrais do debate não poderiam ser outros: crise econômica, aumento da violência urbana e proteção ao trabalho devem ser pautados durante o embate.
Com o alto número de indecisos e uma provável ausência dos eleitores, o debate ganha um destaque especial na agenda política.
- COMO VIVER DE RENDA COM INVESTIMENTOS: O MÉTODO QUE PODE GERAR PAGAMENTOS CONSISTENTES NA SUA CONTA
Perfil dos candidatos à presidência da Argentina
Confira a seguir um pouco sobre cada candidato:
Sergio Massa, o homem do governo da Argentina
- 51 anos, atual ministro da Economia. Partido: Frente Renovador — Centro-esquerda
A linha política de esquerda perdeu espaço com a saída de Alberto Fernández, porém seu potencial sucessor — mais moderado — é um dos nomes fortes dessa ala.
Advogado de formação, Massa assumiu o cargo de ministro da Economia em julho de 2022, já com a crise instaurada no país. Um dos objetivos de Fernandéz era trazer mais credibilidade à sua administração, indicando Massa ao posto.
Algumas vitórias relevantes de Massa à frente do ministério — como as constantes negociações com o FMI e a intensificação do uso do yuan, a moeda chinesa, no comércio internacional e o estabelecimento do Plano Platita no primeiro turno — lhe garantiram algum fôlego na corrida presidencial.
Porém, a imagem do governo contamina voos mais altos.
No campo político, ele tem trânsito tanto com a direita como com a esquerda. Naturalmente, em uma eleição polarizada, vozes moderadas tendem a perder espaço.
E Massa está apostando suas fichas em uma espécie de barganha eleitoral. Após estabelecer uma série de benefícios de caráter assistencialista, ele constantemente tenta atrelar a imagem de seu opositor ao fim dessas benesses do Estado.
Javier Milei, o outsider
- 52 anos, deputado. Partido: La Libertad Avanza — Extrema-direita
O “outsider dos outsiders”. O economista Javier Milei é fruto da onda de políticos de extrema-direita que avançou pela América Latina na tentativa de emular o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
Milei também é chamado de “Bolsonaro argentino” por seus posicionamentos contra o que ele chama de “casta política e seus privilégios”.
Seu discurso inflamado contra a classe política, tanto de direita como de esquerda, bem como seu posicionamento como outsider garantiram a ele ascensão meteórica nas pesquisas presidenciais. Mas vale ressaltar que Milei foi eleito como deputado em 2021.
Em meio a uma Argentina em crise, falas como liberação do porte de armas, dolarização da economia e privatizações ganharam espaço.
Sua constante crítica aos movimentos sociais, ao feminismo e as posições duras contra o peronismo — que, vale lembrar, é presente tanto na política atual quanto no imaginário popular — pesam contra sua candidatura.
A própria frente de caráter liberal e libertária de Milei está dividida quanto a sua candidatura. O deputado também é queridinho dos investidores em criptomoedas, especialmente por suas declarações a favor do bitcoin (BTC).
Trump tem vitória no Senado com avanço de megaprojeto de gastos, e Elon Musk solta o verbo: “Completamente insano”
Apesar da vitória, a votação não foi fácil. O projeto vem sendo criticado pela oposição e também por aliados, incluindo o CEO da Tesla
Recebendo currículos, Trump diz o que o candidato precisa ter para ser escolhido presidente do Fed
O mandato do atual chefe do banco central norte-americana acaba em maio do ano que vem e o republicano já está em busca de nomes para a sucessão
Será que deu ruim? Titãs de Wall Street passam por teste de estresse; confira se algum dos grandes bancos EUA foi reprovado
A avaliação considerou uma recessão global severa, com desemprego em 10% e queda acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) real de 7,8%
A guerra dos EUA com a China acabou? O sinal de Trump que pode colocar fim à disputa entre as duas maiores economias do mundo
Um ponto crucial para as tarifas serem suspensas teria sido acordado nesta semana, segundo fontes da Casa Branca
A guerra acabou, decreta Trump sobre Israel e Irã — mas nem ele mesmo tem certeza disso
Presidente norte-americano deu declarações conflituosas sobre o status do conflito entre os dois inimigos no Oriente Médio, que mantêm um cessar-fogo frágil
Trump dá aval para Powell subir juros, mas impõe uma condição para isso acontecer nos EUA
O presidente do banco central norte-americano participou do segundo dia de depoimentos semestrais no Congresso; já o republicano usou os holofotes da Otan para falar da política monetária norte-americana
A Europa corre perigo? Otan sobe meta de gastos para 5% em mudança histórica e Trump manda recado duro para um membro
A medida mais decisiva da aliança em mais de uma década ocorre em meio à escalada de tensões no Oriente Médio e ao conflito entre Ucrânia e Rússia — mas um país europeu ainda resiste
Trump falhou: peças centrais do programa nuclear do Irã seguem intactas, diz inteligência dos EUA
Enquanto a Casa Branca nega as informações, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, promete atacar novamente se Teerã retomar seu programa nuclear
Após cessar-fogo entre Irã e Israel, Donald Trump é indicado ao Nobel da Paz (de novo)
Mais que prestígio, a indicação ao prêmio entra no jogo político da Casa Branca — e no xadrez internacional
Israel e Irã podem mexer com a política de juros nos EUA? Powell responde
O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala dos reflexos da instabilidade no Oriente Médio nas decisões do banco central norte-americano
Powell diz o que pensa na guerra pelo corte de juros após ser chamado de burro por Trump
O presidente do Federal Reserve presta depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara e fala o que vai acontecer com os juros, o que pensa sobre as tarifas e sobre a guerra entre Israel e Irã
A guerra não acabou: Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã — mas tem o maior dos desafios pela frente
Mais cedo, Teerã respondeu à ofensiva norte-americana contra instalações nucleares com um ataque com mísseis à Base Aérea de Al Udeid, no Catar
Brasil na guerra: governo se posiciona sobre ataque dos EUA ao Irã; veja o que diz o Itamaraty
Ministério das Relações Exteriores emite nota oficial sobre a escalada do conflito no Oriente Médio; mais cedo o ex-chanceler e agora assessor especial Celso Amorim havia se manifestado sobre os confrontos
Empresas começam a suspender atividades com escalada da guerra entre Israel e Irã
Do setor marítimo ao setor aéreo, as primeiras companhias começam a anunciar uma paralisação temporária das operações na esteira dos ataques dos EUA às instalações nucleares iranianas
Apagando fogo com gasolina: a oferta da Rússia ao Irã que pode desencadear uma guerra nuclear
Um dos homens fortes do governo de Putin questiona sucesso do ofensiva norte-americana, que atacou três instalações nucleares iranianas, afirmando que uma futura produção de armas atômicas segue sobre a mesa
O Estreito de Ormuz na berlinda: Irã se prepara para fechar a passagem marítima mais importante do mundo
Embora tenha ameaçado diversas vezes, o governo iraniano nunca fechou, de fato, a via, mas, agora, o parlamento começa a dar passos nessa direção
Da China a Europa: a reação internacional ao ataque dos EUA às instalações nucleares do Irã
Na noite de sábado (21), o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma operação classificada por ele como bem-sucedida contra três usinas nucleares iranianas
Consequências perpétuas: a resposta do Irã ao envolvimento direto dos EUA na guerra de Israel
Enquanto não toma uma decisão mais dura, Teerã lança a 20ª onda de ataques com mísseis e drones contra alvos militares israelenses
Uma declaração de guerra? Ou haverá paz ou haverá tragédia, diz Trump em pronunciamento após ataques ao Irã
O presidente norte-americano falou pela primeira vez à televisão pouco mais de uma hora depois de anunciar uma ofensiva contra três instalações nucleares iranianas; o primeiro-ministro de Israel também discursa
EUA entram na guerra de Israel contra o Irã: o que está em jogo após o ataque histórico com aval de Trump
O presidente norte-americano anunciou neste sábado (21) uma ofensiva contra instalações nucleares, incluindo Fordow — uma usina que fica em uma região montanhosa e a 90 metros de profundidade