Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
APÓS O ROMPIMENTO

Mina da Braskem (BRKM5) sem novos riscos? Defesa Civil vê estabilização na região do afundamento

Na visão do coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, duas semanas após o rompimento da mina, os riscos de deslocamentos de terra praticamente não existem mais

Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió (AL) - Imagem: Braskem

Duas semanas após o rompimento, a mina 18 pertencente à Braskem (BRKM5) caminha para a estabilização, segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão de Nobre, o cenário de preocupação e riscos de deslocamentos de terra praticamente não existe mais.

"Aquele cenário de preocupação que tínhamos antes já não existe. O afundamento reduziu significativamente, o que nos leva a entender que o solo pode se acomodar e estabilizar", disse Abelardo.

A avaliação foi feita após dez dias de monitoramento do novo equipamento instalado nas proximidades da mina 18 da Braskem.

Isso porque o equipamento anterior havia sido perdido durante o rompimento parcial na região no dia 10 de dezembro, quando aconteceu o rompimento da mina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A velocidade de afundamento chegou a 5cm/h no dia 29 de novembro, antes do rompimento da mina da Braskem, de acordo com os dados capitados pelo novo equipamento.

Leia Também

MUDANÇA DE VISÃO

Após tombar quase 30% em 2026, esta ação virou compra para o Safra e pode disparar mais de 66%

Copa online

Enquanto Globo registra pior performance de audiência em um jogo da seleção na história, CazéTV quebra recordes

Agora, a movimentação se aproxima dos milímetros por hora. Nas últimas 24 horas, o deslocamento vertical foi de 2,5 centímetros, com uma velocidade de 1 milímetro por hora.

Apesar da redução dos riscos, a Defesa Civil permanece em alerta e mantém a recomendação para a população não transitar na área desocupada por precaução.

A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas.

  • ONDE INVESTIR EM 2024: Descubra o que esperar do cenário econômico brasileiro e internacional e quais são os melhores investimentos para a sua carteira, em diferentes classes de ativos. Clique aqui. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Petrobras 13 de junho de 2026 - 12:00
Campanha Coca-Cola para a Copa do Mundo 2026 12 de junho de 2026 - 12:17
Oi (OIBR3) no fundo do poço 11 de junho de 2026 - 19:36
Logo do Patria Investimentos em destaque no centro da imagem, sobre fundo minimalista inspirado no setor de saúde ocular. Elementos sutis remetem à oftalmologia 11 de junho de 2026 - 18:58
petroreconcavo recv3 petróleo gás produção petroleira 11 de junho de 2026 - 14:29
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió 11 de junho de 2026 - 11:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar