🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Fraude contábil

Caso Americanas (AMER3): CVM já tem provas para punir ex-diretores e até membros do Conselho, diz jornal

Entre os conselheiros da Americanas estão Carlos Alberto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, respectivamente sócio e filho de Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, bilionários acionistas da Americanas (AMER3)
Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles, acionistas da Americanas (AMER3) - Imagem: Shutterstock/Ambev/Seu Dinheiro - Montagem Brenda Silva

A fraude contábil que levou à recuperação judicial da Americanas (AMER3) deve gerar punições para ex-diretores e até membros do Conselho de Administração da companhia, diz a coluna do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo deste domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a coluna, uma fonte a par dos inquéritos abertos disse que as apurações em curso já permitem afirmar que há um "vasto material probatório" para condenar os ex-diretores da empresa.

Além disso, os integrantes do conselho de administração "não estão isentos de responsabilidade" e devem ser alcançados nas penalidades.

Vale lembrar que, no Conselho de Administração da Americanas, há representantes dos acionistas de referência, o trio de investidores Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles. O próprio Sicupira faz parte do Conselho, assim como Paulo Alberto Lemann, filho de Jorge Paulo.

  • LEIA MAIS: decisão do COPOM por corte na Selic pode desencadear uma alta generalizada das ações brasileiras, principalmente das small caps; saiba quais

Sicupira e filho de Lemann sabiam do rombo bilionário na Americanas, diz ex-CEO

Na última semana, o ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, que estava no comando da empresa quando ocorreu a fraude, disse que Carlos Alberto Sicupira e Paulo Alberto Lemann sabiam da existência do rombo nas contas da varejista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A acusação foi feita em documentos apresentados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava o caso.

Leia Também

PERDEU O ENTUSIASMO

Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos

GORDURA NO CAPITAL?

Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda

Ao admitir a fraude, em junho, a Americanas responsabilizou Gutierrez e mais três diretores e isentou os conselheiros e acionistas de referência de qualquer participação no ocorrido.

Mas o ex-CEO negou as acusações contra ele à CPI e alegou que Sicupira acompanhava de perto o dia a dia da empresa. A Americanas refutou a fala de Gutierrez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sabesp pressão da água 4 de setembro de 2026 - 10:30
Revolut. 3 de setembro de 2026 - 16:24
Escritório do Banco Master. 3 de setembro de 2026 - 12:42
Maurício Viotti, diretor executivo da da Wiz Co (WIZC3). Foto Divulgação 3 de setembro de 2026 - 12:33
3 de setembro de 2026 - 9:08
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar