Chegamos ao fim: Americanas (AMER3) recebe aval para encerrar joint venture com Vibra (VBBR3) e pôr fim às lojas da Vem Conveniência
O anúncio foi feito por meio de comunicado enviado ao mercado na noite da última segunda-feira (30)

A varejista em recuperação judicial Americanas (AMER3) obteve autorização da 4ª Vara Empresarial da Comercial da Capital do Estado do Rio de Janeiro para desfazer a joint venture com a Vibra Energia (VBBR3).
O anúncio foi feito por meio de comunicado enviado ao mercado na noite da última segunda-feira (30).
A união para explorar os negócios de pequeno varejo acontecia por meio das redes Local e BR Mania, por meio da marca Vem Conveniência.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a varejista deveria ter anunciado seu balanço trimestral e os demais resultados atrasados.
Entretanto, a Americanas informou na noite da última sexta-feira (27) que a publicação dos resultados foi adiada para o dia 13 de novembro.
- ‘É a melhor empresa do Brasil’: ação já decolou 4.200% desde o ipo, é líder de mercado e está barata
Plano de reestruturação da Americanas anima
Na mesma noite de sexta-feira, a Americanas afirmou que a nova proposta apresentada a seus principais credores no início de outubro possibilitou uma “significativa evolução das negociações”.
Leia Também
Em outras palavras, destaca a empresa, é possível que a varejista consiga aprovar o plano de recuperação judicial ainda em 2023.
A proposta de outubro pretendia capitalizar, junto a acionistas de referência, um montante de R$ 12 bilhões, incluindo todas as parcelas desembolsadas do financiamento DIP — uma modalidade específica de crédito para empresas em recuperação judicial, voltada para arcar com despesas operacionais
Assim, a varejista pretende apresentar mais detalhes da versão em discussão com os credores, na divulgação de seu balanço.
RECOMENDAÇÃO
O pior já passou para a SLC Agrícola (SLCE3)? Bancos elevam projeções para 2027, mas fazem alerta aos investidores
8 de outubro de 2026 - 17:33Conteúdo Empiricus
Com R$ 210 bilhões em operações em 2026, mercado de M&A mira as médias empresas, mas este erro pode comprometer o valor da negociação
8 de outubro de 2026 - 17:01A VENCEDORA DOS JUROS BAIXOS
XP (XPBR31) pode ganhar um empurrão da Selic mais baixa; UBS BB eleva preço-alvo e vê até 25% de alta
8 de outubro de 2026 - 16:07AINDA ESTÁ BARATO?
A festa da bolsa ainda não acabou: BTG aponta onde a queda dos juros pode abrir espaço para mais altas
8 de outubro de 2026 - 13:33SINAL VERDE
GPA (PCAR3) vai virar a página? Justiça dá aval a plano de recuperação extrajudicial; ação dispara até 10% na B3
7 de outubro de 2026 - 14:17VAI VIRAR O JOGO?
Hora de comprar JBS (JBSS32)? Dor de cabeça pode virar trunfo — e fazer ação saltar até 70%, diz XP
7 de outubro de 2026 - 8:46O RALI ESTÁ SÓ COMEÇANDO
Bolsa brasileira disparou após o 1º turno; agora, UBS BB revela onde ainda pode haver espaço para ganhar
6 de outubro de 2026 - 19:43PROJEÇÃO PARA O BALANÇO
Vale (VALE3) sob pressão: Citi diz o que está no caminho da mineradora; saiba o que fazer com a ação agora
6 de outubro de 2026 - 19:05NO MEIO DO CAMINHO
Banrisul (BRSR6) ainda não conquistou o UBS BB — mas apostar contra a ação ficou mais difícil; analistas elevam recomendação
6 de outubro de 2026 - 17:02SEGUNDO O BTG PACTUAL
Grupo Mateus (GMAT3), Vulcabras (VULC3) e outras: por que a economia nem precisa melhorar tanto para estas ações decolarem logo
6 de outubro de 2026 - 16:20O BONDE DOS ESQUECIDOS?
Comeram poeira! Rali dos bancos na B3 deixa estas duas ações para trás — mas JP Morgan vê espaço para uma nova arrancada
6 de outubro de 2026 - 15:32PUXOU O FREIO
JP Morgan ‘manda vender’ ação do Banco do Brasil (BBAS3) após rali eleitoral — e elege outro bancão para comprar agora
6 de outubro de 2026 - 14:22OTIMIZANDO ONDE DÁ
Na luta para virar o jogo, Hapvida (HAPV3) fecha acordo bilionário com a Roche. Como a parceria pode ajudar a operadora?
6 de outubro de 2026 - 10:31DESPEDIDA COM DATA MARCADA
Adeus, B3: oferta para tirar Helbor (HBOR3) da bolsa recebe aval da CVM e tem leilão marcado; veja os próximos passos
6 de outubro de 2026 - 9:50VEJA AS FAVORITAS
Após eleições, JP Morgan troca campeãs do Minha Casa, Minha Vida por construtoras de média e alta renda
5 de outubro de 2026 - 18:13COMMODITIES
Petrobras (PETR4) ou Vale (VALE3): qual delas se dá melhor caso Flávio Bolsonaro vença o segundo turno
5 de outubro de 2026 - 17:05MODO RELAX
Da esteira para a massagem: Smart Fit (SMFT3) quer comprar até 20% do Buddha Spa. O que está por trás da estratégia?
5 de outubro de 2026 - 9:00FAVORITA DOS ANALISTAS
Lula ou Flávio Bolsonaro? Veja a ação que pode blindar seus investimentos no segundo turno
5 de outubro de 2026 - 6:03A VACA E O FRANGO
JBS (JBSS32) ou MBRF (MBRF3): qual ação tem mais potencial para 2027? Itaú BBA elege sua favorita
4 de outubro de 2026 - 13:13MERCADOS