🔴 TOUROS E URSOS: LULA 3 FAZ 3 ANOS, OS DADOS ECONÔMICOS E A POPULARIDADE DO GOVERNO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Cuidado com o que deseja: Tentativa de golpe, FIIs de papel e tijolo, reabertura da China e outras notícias do dia

Em Brasília, os danos materiais ainda estão por ser calculados, enquanto o prejuízo maior almejado pelos golpistas, o da ruptura da democracia, não se materializou. No que se refere aos mercados, é provável que a instabilidade afaste os investidores do Brasil

9 de janeiro de 2023
8:08
Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso e depredam as instalações da Câmara e do Senado, em ato terrorista
Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional na cidade de Brasília, DF, neste domingo, 08 - Imagem: Albery Santini/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ter cuidado com o que se deseja é uma atitude prudente. E não é de ontem nem de hoje que bolsonaristas radicais desejam uma intervenção, eufemismo para golpe. A intervenção finalmente veio, mas contra eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Milhares de golpistas tomaram a Praça dos Três Poderes no domingo. Provaram a quem ainda duvidava que os temores de uma emulação tupiniquim do ataque ao Capitólio dos Estados Unidos eram bastante reais.

O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) foram depredados pelos invasores, muitos dos quais foram a Brasília com todas as despesas pagas por financiadores da tentativa de golpe.

Diante do descaso e da conivência das autoridades locais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção no setor de segurança do governo do Distrito Federal.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, tentou salvar a própria pele. Entregou em sacrifício seu secretário de segurança pública, Anderson Torres, que até outro dia era ministro da Justiça sob Jair Bolsonaro. Horas depois, o STF afastou Ibaneis do cargo por 90 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um condomínio de luxo nos Estados Unidos, Bolsonaro repudiou apenas as acusações de ter servido de inspiração aos golpistas.

Leia Também

Centenas de pessoas foram presas durante a noite e a madrugada. E, embora o interventor federal Ricardo Capelli afirme que a situação está sob controle, bolsonaristas radicais interditavam rodovias de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso na manhã de hoje.

Na capital paulista, golpistas atearam fogo em pneus e bloquearam a Marginal Tietê perto da entrada pela rodovia Castello Branco.

Em Brasília, os danos materiais da imitação da invasão do Capitólio norte-americano ainda estão por ser calculados, mas será uma conta com muitos zeros. Já o prejuízo maior almejado pelos golpistas, o da ruptura da democracia, não se materializou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No que se refere aos mercados financeiros, é provável que a sensação de instabilidade e de insegurança afaste os investidores do Brasil em uma semana que começa positiva nas bolsas de valores estrangeiras.

Para ficar por dentro de todo o rescaldo da tentativa frustrada de golpe e da reação do mercado, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ATAQUES ANTIDEMOCRÁTICOS
E agora, ‘Mercado’? Gestores divergem sobre tamanho da crise após cenas de terrorismo e destruição em Brasília — mas concordam que bolsa, juros e dólar devem ter dia difícil. De um lado, alguns especialistas acreditam em um acontecimento pontual, sem desdobramentos em uma crise institucional. Do outro, gestores apontam que o investidor estrangeiro pode ficar preocupado e que o xadrez político volta a se movimentar.

DE OLHO NO BRASIL
Estados Unidos, União Europeia e ONU saem em apoio ao governo brasileiro. “Condenamos os ataques à Presidência, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal hoje”, escreveu o secretário de Estado dos EUA. Veja a repercussão internacional completa da invasão à Praça dos Três Poderes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DESDOBRAMENTOS DO CASO
Voltou atrás: mesmo desembargador que havia suspendido aumento de capital da Gafisa (GFSA3) derruba liminar. A assembleia de acionistas deve acontecer nesta segunda-feira. Desde o começo de dezembro até o pregão da última sexta-feira (06), as ações GFSA3 sobem mais de 270%. 

REABERTURA
China alivia políticas contra a covid-19 e reabre fronteira fechada há três anos com Hong Kong. Além disso, o país deve liberar viagens estrangeiras e o retorno dos residentes sem a necessidade de novas quarentenas.

NOVAS FONTES DE ENERGIA
Taxação do sol: governo quer facilitar geração de energia solar em casa e estuda ampliar subsídios para baixa renda. O programa poderia envolver linhas de crédito com juros mais baixos para famílias de classe média e fontes de financiamento para comunidades vulneráveis.

NÃO SE PERCA
Vai pagar o IPVA 2023? Confira as datas de pagamento de acordo com o seu estado. Todas as 27 unidades da federação publicaram o calendário atualizado para o pagamento parcelado do imposto sobre veículos automotivos. Veja a agenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ESPECIAIS SD
Onde investir em 2023: FIIs de papel devem ser as estrelas do ano, mas há oportunidades de lucro com tijolo. Os fundos imobiliários que aplicam em ativos físicos ficarão às margens do tabuleiro para quem busca posições mais seguras; mas, para quem quer FIIs com bons portfólios e desconto nas cotas, as melhores opções podem estar nesse segmento. 

Uma boa semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Notas sobre a Venezuela

5 de janeiro de 2026 - 14:01

Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação do mês, o impacto do ataque dos EUA à Venezuela no petróleo, e o que mais move os mercados hoje

5 de janeiro de 2026 - 7:58

A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity

TRILHAS DE CARREIRA

O ano novo começa onde você parou de fugir. E se você parasse de ignorar seus arrependimentos em 2026?

4 de janeiro de 2026 - 8:00

O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

FIIs de logística agitaram o ano, e mercado digere as notícias econômicas dos últimos dias

2 de janeiro de 2026 - 8:28

China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado

RETROSPECTIVA

As ações que se destacaram e as que foram um desastre na bolsa em 2025: veja o que deu certo e o que derrubou o valor dessas empresas

31 de dezembro de 2025 - 8:51

Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Empreendedora já impactou 15 milhões de pessoas, mercado aguarda dados de emprego, e Trump ameaça Powell novamente

30 de dezembro de 2025 - 8:43

Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: 10 surpresas para 2026

29 de dezembro de 2025 - 20:34

A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como cada um dos maiores bancos do Brasil se saiu em 2025, e como foram os encontros de Trump com Putin e Zelensky

29 de dezembro de 2025 - 8:13

Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)

DÉCIMO ANDAR

FIIs em 2026: gatilhos, riscos e um setor em destaque

28 de dezembro de 2025 - 8:00

Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Mirassol das criptomoedas, a volta dos mercados após o Natal e outros destaques do dia

26 de dezembro de 2025 - 9:01

Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

De Volta para o Futuro 2026: previsões, apostas e prováveis surpresas na economia, na bolsa e no dólar

23 de dezembro de 2025 - 8:33

Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Uma economia global de opostos

22 de dezembro de 2025 - 19:41

De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esquenta dos mercados: Investidores ajustam posições antes do Natal; saiba o que esperar da semana na bolsa

22 de dezembro de 2025 - 8:44

A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O dado que pode fazer a Vale (VALE3) brilhar nos próximos dez anos, eleições no Brasil e o que mais move seu bolso hoje

19 de dezembro de 2025 - 8:31

O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora

SEXTOU COM O RUY

A Vale brilhou em 2025, mas se o alerta dessas mineradoras estiver certo, VALE3 pode ser um dos destaques da década

19 de dezembro de 2025 - 6:08

Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As vantagens da holding familiar para organizar a herança, a inflação nos EUA e o que mais afeta os mercados hoje

18 de dezembro de 2025 - 8:55

Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…

17 de dezembro de 2025 - 20:00

Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja quanto o seu banco paga de imposto, que indicadores vão mexer com a bolsa e o que mais você precisa saber hoje

17 de dezembro de 2025 - 8:38

Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar