Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

SVB, Credit Suisse: o que fazer se estivermos diante de uma nova crise financeira?

Não sou do tipo que torce contra os mercados, mas mesmo querendo um “final feliz”, sempre recomendo cerca de 1% do portfólio investido em opções contra catástrofes

17 de março de 2023
6:04 - atualizado às 10:07
Ações, Investidor, Bolsa, investimentos
Imagem: Shutterstock

Depois de um longo período de bonança e condições frouxas no sistema financeiro, o ano começou com alguns sinais de "rachadura" na estrutura dos mercados.

Apesar de a grande maioria dos investidores nem ter percebido, os mais espertos começaram a  reduzir exposição aos ativos de risco e os mais arrojados até passaram a apostar contra.

Janeiro terminou sem grandes problemas; fevereiro também. Infelizmente, março não teve o mesmo desfecho. A quebra de um banco norte-americano escancarou toda a verdade.

No mês de março, finalmente caiu a primeira pedra de dominó.

O que ninguém sabia ainda é que a bolsa ainda cairia mais 50% nos meses seguintes.

Não, eu não estou falando da quebra do Silicon Valey Bank (SVB), que teve sua falência decretada nos últimos dias.

Leia Também

Na verdade, essa história aconteceu em 2008, quando o Bear Sterns quebrou e começou a mostrar para o mundo financeiro que o "buraco era bem mais embaixo".

Neste momento, a pergunta que surge é: será que estamos diante de uma nova crise financeira?

Diferente (mas nem tanto)

Em alguns aspectos, o ano de 2023 começou de maneira similar ao de 2008. A crise financeira de 2008 foi precedida de anos de bonança e valorização dos imóveis, que permitiram ao sistema financeiro "afrouxar" seus padrões de rigidez de crédito, e deu no que deu.

Os anos de 2020, 2021 e 2022 foram marcados por juros ridiculamente baixos e um enorme apetite por empréstimos.

Com os juros subindo no mundo inteiro, o mercado agora começa a se perguntar se o SVB é um caso isolado ou se será apenas o primeiro de muitos, assim como foi com o Bear Sterns em 2008.

A linha vermelha mostra o número de bancos norte-americanos que quebraram por ano desde 2001. Repare na quantidade de bancos que faliram em 2008, 2009 e 2010

Para ser sincero, nem eu, nem você, nem ninguém sabe se o SVB foi apenas o primeiro de muitos. O que eu sei é que as coisas ainda podem piorar bastante e, neste momento, eu preferiria ter uma exposição pequena (ou nula) em ações de empresas muito endividadas e muito cíclicas (varejo de moda, eletrônicos, educacionais).

Apesar dos receios com bancos após a quebra do SVB, ainda vemos atratividade nos bancos brasileiros, mas preferimos o Itaú com um balanço muito sólido para atravessar qualquer tempestade.

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

Sempre carregue alguns seguros

Mais uma vez, não temos como saber se a quebra do SVB será apenas uma nota de rodapé nos cursos de finanças ou se será um daqueles eventos imortalizados em algum filme (como foi o caso do Bear Sterns em "A Grande Aposta").

No primeiro caso, os mercados teriam bons motivos para se recuperar, e é por isso que eu sugiro manter exposição às ações, ainda que as preocupações tenham aumentado.

Sabe como é, né? Você vende as suas ações preocupado com uma crise financeira lá fora, mas nada de ruim acontece e aqui dentro ainda temos uma ótima solução para os problemas fiscais. As ações se valorizam em poucos dias mais do que subiram nos últimos três anos combinados e a única coisa que você vai poder fazer é se lamentar por ter vendido.

Por isso, eu insisto que a melhor maneira de encarar esse momento é com ações de perfil mais defensivo, como a Vaca Leiteira Itaú, ou as outras ações da série que costumam pagar bons dividendos mesmo nos cenários adversos.

Por outro lado, se a coisa "azedar" de vez, os ativos vão sofrer bastante, e é por isso que eu sugiro sempre carregar alguns seguros no portfólio.

Aliás, a carteira semanal de seguros com opções recomendada na minha série, Flash Trader, se valorizou quase 80% em uma semana, ajudada pelos temores recentes.

Carteira de Compras a Seco encerrada na última terça-feira (14)

Não sou do tipo que torce contra os mercados, mas mesmo querendo um "final feliz", eu sempre recomendo cerca de 1% do portfólio investido em opções contra catástrofes. Como diz aquele ditado antigo, "mané prevenido é malandro duas vezes".

Se o SVB for apenas o primeiro de uma longa sequência de dominós a cair, a carteira semanal de seguros do Flash Trader pode ter um 2023 ainda melhor do que foi no ano passado, quando se valorizou 47,9%.

Caso queira conferir a minha série focada em opções, deixo aqui o convite.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

Powered by Empiricus Investimentos

O alerta foi acendido por SVB e o temor sobre o futuro do sistema financeiro se tornou inevitável.

Ainda assim, existe um "bancão" brasileiro que continua valendo o investimento - especialmente por sua resiliência histórica e seu potencial de valorização de até 42%, mesmo no cenário atual.

Clique aqui para conhecer a ação gratuitamente.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As aventuras de Mark Mobius, os proventos da Petrobras (PETR4), resultados da Vale (VALE3), e o que mais você precisa saber hoje

17 de abril de 2026 - 8:13

Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados

SEXTOU COM O RUY

A ironia do destino de Mark Mobius: o rali histórico de emergentes que o ‘pai dos emergentes’ não terá chance de ver

17 de abril de 2026 - 6:07

Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As incertezas nos balanços do 1T26, dólar a R$ 4,90, resultado da Vale (VALE3), e o que mais esperar dos mercados hoje

16 de abril de 2026 - 8:12

Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Ibovespa — matando a sede com a metade cheia do copo 

15 de abril de 2026 - 20:00

Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A invasão gringa nos FIIs, a relação entre economia e eleições, e o que move os mercados hoje

15 de abril de 2026 - 8:29

Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como se proteger dos choques cada vez mais comuns de petróleo, recorde na bolsa, e o que mais move os mercados hoje

14 de abril de 2026 - 8:34

Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O novo normal é o choque: o investimento “obrigatório” em tempos de guerra

14 de abril de 2026 - 6:04

Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo gelato perfeito, a falta de acordo entre EUA e Irã, e o que mais você precisa saber hoje

13 de abril de 2026 - 7:43

Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país

PLANO A

Chá revelação: 10 segredos sobre previdência e investimento de longo prazo para quem está começando uma nova fase da vida

12 de abril de 2026 - 8:00

Existem muitos “segredos” que eu gostaria de sair contando por aí, especialmente para quem está começando uma nova fase da vida, como a chegada de um filho

VERSÃO BRASILEIRA

Nem todo clássico precisa de adaptação, e a chegada da Hofbräu no Brasil prova isso

11 de abril de 2026 - 9:11

Cerveja alemã passa a ser produzida no Brasil, mas mantém a tradição

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como dobrar o patrimônio ao reinvestir dividendos, Regime Fácil, e o que mais você precisa saber hoje

10 de abril de 2026 - 8:30

Reinvestir os dividendos recebidos pode dobrar o seu patrimônio ao longo do tempo. Mas cuidado, essa estratégia não serve para qualquer empresa

SEXTOU COM O RUY

Receber dividendos é bom; reinvestir é melhor ainda. A estratégia confiável capaz de até dobrar o retorno dos seus investimentos

10 de abril de 2026 - 6:05

Antes de sair reinvestindo dividendos de qualquer ação, é importante esclarecer que a estratégia de reinvestimento só deve ser aplicada em teses com boas perspectivas de retorno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como surfar pela renda fixa, o preço do petróleo, e o que mais move os mercados hoje

9 de abril de 2026 - 8:27

Saiba como analisar as classificações de risco das agências de rating diante de tantas empresas em dificuldades e fazer as melhores escolhas com o seu dinheiro

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quebrando a criptografia do pessimismo incondicional

8 de abril de 2026 - 20:05

Em meio a ruídos geopolíticos e fiscais, uma provocação: e se o maior risco ainda nem estiver no radar do mercado?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As novas fronteiras do Nubank e o cessar-fogo nos mercados: tudo o que você precisa saber antes de investir hoje

8 de abril de 2026 - 8:49

A fintech Nubank tem desenvolvido sua operação de telefonia, que já está aparecendo nos números do setor; entenda também o que esperar dos mercados hoje, após o anúncio de cessar-fogo na guerra do Oriente Médio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A normalização da inflação e dos juros, o recorde de pedidos de RJ, mudanças na Petrobras (PETR4), e o que mais afeta a bolsa hoje

7 de abril de 2026 - 8:53

Sem previsibilidade na economia, é difícil saber quais os próximos passos do Banco Central, que mal começou um ciclo de cortes da Selic

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre a crise geopolítica e a rigidez inflacionária: volta ao normal no Brasil é adiada em um mundo fragmentado

7 de abril de 2026 - 7:17

Há risco de pressão adicional sobre as contas públicas brasileiras, aumento das expectativas de inflação e maior dificuldade no cumprimento das metas fiscais

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A verdadeira diversificação nos FIIs, a proposta de cessar-fogo no Irã, e o que mais move as bolsas hoje

6 de abril de 2026 - 8:09

O TRX Real Estate (TRXF11) é o FII de destaque para investir em abril; veja por que a diversificação deste fundo de tijolo é o seu grande trunfo

TRILHAS DE CARREIRA

Entre o que você faz e onde você está: quanto peso dar à cultura organizacional nas suas escolhas de carreira?

5 de abril de 2026 - 8:00

Por que uma cultura organizacional forte é um ativo de longo prazo — para empresas e carreiras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder elétrico na sua carteira, as novas ameaças de Trump, e o que mais move os mercados

2 de abril de 2026 - 8:30

Axia Energia (AXIA6) e Copel (CPLE3) disputam o topo do pódio das mais citadas por bancos e corretoras; entenda quais as vantagens de ter esses papéis na carteira

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia