As alfinetadas do PT em Campos Neto, o balanço do Banco do Brasil (BBSA3) e o melhor BDR da B3; confira os destaques do dia
O Ibovespa reverteu a queda vista no início do dia e fechou a sessão em alta de 0,70%, aos 108.836 pontos — com uma bela ajuda do setor bancário —, mas o índice poderia ter ido além. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Em Nova York, os ganhos foram superiores a 1% e, […]

O Ibovespa reverteu a queda vista no início do dia e fechou a sessão em alta de 0,70%, aos 108.836 pontos — com uma bela ajuda do setor bancário —, mas o índice poderia ter ido além.
Em Nova York, os ganhos foram superiores a 1% e, na segunda metade do dia, a Petrobras (PETR4) se firmou no positivo, mas as alfinetadas de pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, geraram incômodo.
A expectativa em torno do presidente do BC já era grande, uma vez que Campos Neto estará no Roda Viva, da TV Cultura, nesta noite. Mas, ao longo do dia, os sinais eram de que uma trégua definitiva entre governo e RCN ainda está longe de acontecer.
O fato de as críticas não terem vindo diretamente do presidente Lula ou de seus ministros acomodou os ânimos durante parte do dia, mas a verdade é que congressistas alinhados ao governo e nomes fortes do Partido dos Trabalhadores (PT) seguem brigando para que Campos Neto preste explicações sobre o patamar elevado da Selic e revise a meta de inflação.
O atrito ao longo do dia fez com que a curva de juros fechasse praticamente estável, aguardando as palavras do chefe do BC. Já o dólar à vista seguiu a tendência global e recuou 0,87%, a R$ 5,1765.
Veja tudo o que movimentou os mercados segunda-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
Leia Também
Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro
BALANÇO
Mesmo com caso Americanas, Banco do Brasil supera expectativas no quarto trimestre e renova lucro recorde. O BB fechou 2022 com ganho de R$ 31,8 bilhões, uma alta de 51,3% em relação a 2021.
FALHA NA BLINDAGEM?
A Americanas (AMER3) pode ser despejada de shoppings se não pagar o aluguel? Essa gestora de fundos imobiliários diz que sim. A Hedge informa que encontrou precedentes jurídicos para ameaçar uma desocupação forçada das lojas.
BRIGA DE ACIONISTAS
Gafisa (GFSA3): Acionistas rejeitam proposta de suspender direitos de Tanure, em derrota para a Esh Capital. A administração da incorporadora recomendou a negativa para a proposta do fundo, que argumenta que Tanure possui uma participação oculta na empresa.
QUEM LEVOU A MELHOR?
Nubank (NUBR33) ou Inter (INBR32)? Saiba quais são os BDRs mais negociados e com maior retorno na B3 em janeiro. Os Brazilian Depositary Receipts são recibos de ações estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. Em outras palavras, são ativos de empresas listadas no exterior, mas que podem ser compradas ou vendidas aqui.
PAUSA TÉCNICA
Após rebaixar Vale, JP Morgan também corta recomendação de Bradespar de compra para neutro. Analistas do banco americano alegam os mesmos motivos para a mudança de indicação, uma vez que BRAP4 é basicamente uma forma indireta de investir em VALE3.
NEM NO LONGO PRAZO
Índices de ações perderam do CDI nos últimos 10 anos e o superaram só na metade do tempo; veja quais papéis conseguiram bater a renda fixa nesse prazo. Os ativos que conseguiram esse feito pertencem principalmente aos setores elétrico, financeiro e de commodities.
AVALANCHE DE DÍVIDAS
Americanas (AMER3), Oi (OIBR3) e mais: o que está por trás do ‘tsunami’ de endividadas na B3? Clique aqui e descubra em um vídeo exclusivo no canal do YouTube do Seu Dinheiro.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO