🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 2T25 COMEÇOU: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

A Selic começou a cair, e agora? A estratégia de dividendos capaz de superar qualquer cenário, inclusive de juros baixos

Um bom rebanho de empresas pagadoras de dividendos tende a conseguir atravessar muito bem todos os períodos da economia brasileira

4 de agosto de 2023
6:09 - atualizado às 14:17
Dividendos FII CVM fundos imobiliários emissões Tim Cemig HSML11 Selic ações
Imagem: Shutterstock

Enfim, as taxas de juros voltaram a cair no Brasil, com o corte da Selic nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, essa foi apenas a primeira de várias reduções, que devem levar a taxa básica para baixo dos dois dígitos nos próximos anos. 

Mas enquanto muita gente se pergunta qual o melhor tipo de investimento para surfar esse novo cenário, eu resolvi usar a coluna de hoje para responder uma pergunta ainda mais importante: qual é o tipo de investimento que consegue se aproveitar de praticamente qualquer ambiente de mercado?

Ou seja, qual é a estratégia capaz de conseguir ótimos retornos mesmo nos ambientes mais adversos?

Quer uma dica? A resposta tem a ver com dividendos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os vários chapéus do investidor

Dizem que um investidor pode vestir vários chapéus ao longo de sua trajetória. De modo geral, eu, Ruy, acredito que o investidor brasileiro na verdade precisa vestir vários chapéus ao longo de sua jornada, caso queira atingir os seus objetivos financeiros. 

Leia Também

Eu acho muito legal quando Warren Buffett diz que para ficar rico basta aplicar mensalmente em um fundo passivo que segue o principal índice de ações do país e, voilá, 25 anos depois você estará multi-milionário, curtindo a aposentadoria na praia. 

Isso é importante porque mostra para o investidor, principalmente o iniciante, que ele não precisa ficar comprando e vendendo ações como um louco, e nem correr atrás das dicas quentes do mercado para ficar rico.

Só tem um problema nessa análise do Buffett: ele não está no Brasil, onde os índices têm pesos excessivos em commodities, a previsibilidade regulatória é mínima, os problemas fiscais são mais recorrentes do que gostaríamos e a moeda está longe de ser considerada uma reserva de valor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui é Brasil, Warren! O país do futuro que nunca chega, da Bolsa que sobe e logo depois despenca, da inflação "controlada" que faz o aluguel e o preço do leite saltarem +40% em ano de pandemia, do CDI muitas vezes gordo que pune empreendedores, mas que poucos anos atrás chegou ao chão e também machucou os rentistas. 

O Brasil é um Brasil diferente a cada ano que passa – talvez a cada trimestre. Para o investidor ser bem-sucedido por aqui não basta simplesmente "comprar BOVA11" e/ou Tesouro Selic e aguardar a aposentadoria chegar.

Mas o último ano e meio tem mostrado que existe uma categoria de ativos que consegue aproveitar bem todos esses cenários. 

Com a Selic em queda, confira a estratégia dos dividendos

Sim, existem momentos nos quais a Selic vai trucidar a grande maioria das ações brasileiras. Existem momentos nos quais o Ibovespa vai fazer o CDI parecer uma porcaria. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, um bom rebanho de Vacas Leiteiras (empresas pagadoras de dividendos) tende a conseguir atravessar muito bem todos esses períodos. 

Quando a Selic chegou em 13,75% no ano passado, muita gente decidiu mudar de chapéu e alocou tudo o que tinha em renda fixa, depois de cansar de perder dinheiro com ações. 

Mas, enquanto a maioria das empresas (e o Ibovespa) sofria com suas fragilidades cíclicas, as ações presentes na série Vacas Leiteiras da Empiricus continuaram firmes por terem como características resultados estáveis, boa geração de caixa e dividendos robustos, o que fez o nosso rebanho superar não só o índice como o próprio CDI em 2022. 

Fonte: Bloomberg e Empiricus. Elaboração: Empiricus.

Em agosto de 2023 o Brasil já é outro novamente. O corte de 50 pontos base da Selic nesta semana deve marcar o início de um longo processo de redução de juros. E agora, será que chegou a hora de trocar de chapéu?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de pensar nisso, é interessante notar que mesmo em um ambiente que tende a premiar nomes de menor qualidade (maior beta), as mesmas Vacas Leiteiras conseguiram se aproveitar muito bem do cenário, superando o Ibovespa até aqui em 2023. 

Fonte: Bloomberg e Empiricus | Elaboração: Empiricus.

Obviamente, alguns ajustes acabam se tornando necessários para aproveitar um ambiente de juros mais baixos, como a inclusão recente de uma companhia ligada ao financial deepening e a venda de uma companhia que negocia commodity. Mas, a julgar pelo desempenho até aqui, parece que continuamos no caminho certo. 

Sempre defenderei a diversificação, ainda mais neste país que muda a cada trimestre. Mas se você é praticante do minimalismo e seu guarda-roupas comporta apenas um chapéu, o estilista Buffett traz uma dica de qual você deveria escolher.

Se quiser conhecer todas as ações do nosso rebanho de Vacas Leiteiras, deixo aqui o convite

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Como lucrar com o pegapacapá entre Hume e Descartes?

6 de agosto de 2025 - 19:59

A ocasião faz o ladrão, e também faz o filósofo. Há momentos convidativos para adotarmos uma ou outra visão de mundo e de mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Complicar para depois descomplicar: Ibovespa repercute balanços e início do tarifaço enquanto monitora Brasília

6 de agosto de 2025 - 8:22

Ibovespa vem de duas leves altas consecutivas; balança comercial de julho é destaque entre indicadores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Anjos e demônios na bolsa: Ibovespa reage a balanços, ata do Copom e possível impacto de prisão de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

5 de agosto de 2025 - 8:31

Investidores estão em compasso de espera quanto à reação da Trump à prisão domiciliar de Bolsonaro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O Brasil entre o impulso de confrontar e a necessidade de negociar com Trump

5 de agosto de 2025 - 6:27

Guerra comercial com os EUA se mistura com cenário pré-eleitoral no Brasil e não deixa espaço para o tédio até a disputa pelo Planalto no ano que vem

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Em busca do heroísmo genuíno

4 de agosto de 2025 - 20:00

O “Império da Lei” e do respeito à regra, tão caro aos EUA e tão atrelado a eles desde Tocqueville e sua “Democracia na América”, vai dando lugar à necessidade de laços pessoais e lealdade individual, no que, inclusive, aproxima-os de uma caracterização tipicamente brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

No pain, no gain: Ibovespa e outras bolsas buscam recompensa depois do sacrifício do último pregão

4 de agosto de 2025 - 8:28

Ibovespa tenta acompanhar bolsas internacionais às vésperas da entra em vigor do tarifaço de Trump contra o Brasil

TRILHAS DE CARREIRA

Gen Z stare e o silêncio que diz (muito) mais do que parece

3 de agosto de 2025 - 8:30

Fomos treinados a reconhecer atenção por gestos claros: acenos, olho no olho, perguntas bem colocadas. Essa era a gramática da interação no trabalho. Mas e se os GenZs estiverem escrevendo com outra sintaxe?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sem trégua: Tarifaço de Trump desata maré vermelha nos mercados internacionais; Ibovespa também repercute Vale

1 de agosto de 2025 - 8:34

Donald Trump assinou na noite de ontem decreto com novas tarifas para mais de 90 países que fazem comércio com os EUA; sobretaxa de 50% ao Brasil ficou para a semana que vem

SEXTOU COM O RUY

A ação que caiu com as tarifas de Trump mas, diferente de Embraer (EMBR3), ainda não voltou — e segue barata

1 de agosto de 2025 - 6:08

Essas ações ainda estão bem abaixo dos níveis de 8 de julho, véspera do anúncio da taxação ao Brasil — o que para mim é uma oportunidade, já que negociam por apenas 4 vezes o Ebitda

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O amarelo, o laranja e o café: Ibovespa reage a tarifaço aguado e à temporada de balanços enquanto aguarda Vale

31 de julho de 2025 - 8:13

Rescaldo da guerra comercial e da Super Quarta competem com repercussão de balanços no Brasil e nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não dá para fazer tudo sozinho: Ibovespa repercute balanços e PIB dos EUA enquanto aguarda decisões do Fed e do Copom

30 de julho de 2025 - 8:08

A expectativa é de que os bancos central de Brasil e EUA mantenham os juros hoje; foco está em Powell e comunicado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Taxas, tarifas e um bicho que nunca dorme: Ibovespa enfrenta volatilidade com Fed, Copom, Trump e indicadores

29 de julho de 2025 - 8:12

Ibovespa encontra-se no nível mais baixo em quatro meses às vésperas de um novo marco do tarifaço de Trump

Insights Assimétricos

Super Quarta é só o aquecimento — a pancada real vem na Super Sexta; o que esperar da Selic — e os trunfos do Brasil contra Trump

29 de julho de 2025 - 6:07

O ambiente internacional segue por um fio: uma vírgula fora do lugar ou um dado ligeiramente acima do esperado (impedindo corte de juros) basta para que a volatilidade reassuma o controle

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O duelo

28 de julho de 2025 - 20:00

A trajetória ficou mais turbulenta. Melhor sentar na mão e se preparar para a volatilidade. O final do filme, contudo, ainda é o mesmo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Aberta a temporada de provas: o balanço dos bancos no 2T25 e o que esperar dos mercados hoje

28 de julho de 2025 - 8:13

Bolsa globais avaliam acordos com os EUA; índices futuros de Wall Street indicam que seguirão estendendo os ganhos da semana passada; por aqui, o Ibovespa tenta recuperar o fôlego

DÉCIMO ANDAR

O jogo não é ganho no primeiro tempo, mas este segmento de fundos imobiliários se destaca em meio às incertezas

27 de julho de 2025 - 8:00

Após cinco meses de alta, o IFIX registra queda em julho; mas estes FIIs se mostram atrativos agora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A estabilidade do Banco do Brasil: como apostar nas ações BBAS3 e o que esperar dos mercados hoje

25 de julho de 2025 - 8:26

Negociações (ou não) de acordos com os EUA e temporada de balanços continuam no radar dos investidores por aqui e no exterior

SEXTOU COM O RUY

Não pule de cabeça no Banco do Brasil: a ação pode afundar, mas há uma opção de compra protegida para BBAS3

25 de julho de 2025 - 6:08

Com potencial de alta caso as coisas deem muito certo e risco de desvalorização relevante caso o cenário se deteriore de vez, comprar BBAS3 nesse momento me parece um pouco precipitado — mas existe uma boa saída

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Papo de velho: o que deu errado com a RD Saúde, e o que esperar dos mercados hoje

24 de julho de 2025 - 8:24

Acordos comerciais agitam os mercados nesta quinta-feira; após recorde, Wall Street também acompanha balanços do 2T25

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Pedido extra para você que já está na fila

23 de julho de 2025 - 15:30

O Kit Brasil já está na espera do Tarcísio Trade anyways. Ele pegou a fila para comprar pão francês, presunto, queijo, e agora a esposa ligou no celular pedindo também 200 gramas de enroladinho de salsicha

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar