Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
O BULL MARKET VEM AÍ

Santander vê alta da bolsa ainda no início e revisa para cima a projeção para o Ibovespa no fim do ano

O banco acredita que podemos estar começo de um bull market cíclico no Brasil, que pode durar até 18 meses — mas há um contraponto

Touro com óculos na frente do logo da B3, bolsa brasileira | Ibovespa
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Um consenso parece estar se formando entre os analistas do mercado financeiro: o Ibovespa em 140 mil pontos ao final de 2023. O que muda é a forma com a qual o principal índice de ações da bolsa brasileira dará o salto do patamar atual de 116 mil pontos para entregar um retorno de 17%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Santander, por exemplo, vê a recente melhora nos dados macroeconômicos e de sentimento como um sinal de que as partes complexas do cenário de investimentos estão começando a se alinhar, criando um quadro mais coerente e promissor para as ações brasileiras. 

“Acreditamos que podemos estar nos estágios iniciais de um bull market cíclico no Brasil, que pode durar até 18 meses”, diz Aline Cardoso, analista do Santander, em relatório. 

  • Aproveite o ‘boom’ da inteligência artificial para buscar lucros: é hora de investir nas ações da empresa de tecnologia que é líder de mercado, cresce todos os anos e está muito barata. Essa e + 4 recomendações de BDRs para comprar agora você pode conhecer GRATUITAMENTE – é só clicar neste link.

Os pilares da tese do Santander e os riscos

A tese do Santander do estágio inicial do bull market no Brasil é baseada nas seguintes percepções: 

  • Os valuations da bolsa brasileira ainda estão 1 desvio padrão abaixo da média histórica de 15 anos e o ciclo de corte de juros deve alimentar uma reclassificação das ações brasileiras; 
  • O Ibovespa subiu, em média, 21% e 43%,respectivamente, 12 meses e 24 meses após o 1º corte de juros; 
  • Uma vez aprovado o novo marco fiscal, a prioridade do Congresso passa a ser a aprovação da reforma tributária, que deve ser votada na Câmara em julho e pode aumentar o PIB em 20% no longo prazo; 
  • O posicionamento dos investidores locais ainda é leve — durante o recente rali, os fundos locais reduziram suas posições de caixa. Contudo, 62% deles ainda têm posição de caixa em linha ou acima da média histórica; 
  • Os hedge funds encerraram recentemente suas posições vendidas, mas ainda não construíram exposição significativa em ações. Historicamente, sua exposição em ações é de cerca de 15%;
  • Os resgates de fundos de ações começaram a diminuir. Acreditamos que, assim que a taxa Selic cair abaixo de 10%, devemos começar a ver entradas significativas de investidores pessoa física em fundos de ações; e 
  • As previsões de crescimento do lucro por ação para 2024 começaram a ser revisadas para cima e as revisões devem acelerar assim que o banco central iniciar o ciclo de flexibilização monetária. 

Entre os riscos para essa tese está a queda dos preços de commodities, que impactaria negativamente as contas fiscais do Brasil e o real. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a proposta de implantação de impostos sobre dividendos e eliminação do benefício de juros sobre capital próprio (JCP) também pesam negativamente. 

Leia Também

RECUPERAÇÃO ETERNA?

Escritórios vivem o melhor momento desde a pandemia, mas FIIs de lajes corporativas ainda sofrem. O que falta para voltarem a brilhar?

RESUMO SEMANAL

Wall Street sobe, mas Ibovespa afunda: por que a bolsa brasileira andou na contramão do mundo nesta semana

Por último, se o crescimento econômico desacelerar significativamente, o Santander vê o governo usando bancos estaduais, como BNDES e a Caixa Econômica Federal (CEF), para reativar a expansão por meio de empréstimos subsidiados — o que poderia prejudicar bancos privados e empresas. 

O contraponto para o Ibovespa

Assim como o Santander, a Guide Investimentos também projeta o Ibovespa a 140 mil pontos, com retorno de 17% ao final do ano. A diferença é que a casa de análise reduziu sua projeção para o principal índice de ações da bolsa brasileiro, que anteriormente era de 150 mil pontos. 

A redução se deve a dois fatores principais: juros maiores do que na projeção anterior e preços menores das commodities — o que reduz o potencial de apreciação de boa parte do Ibovespa, segundo a Guide. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fernando Siqueira, head de research da Guide, explica que apesar da expectativa de queda dos juros contribuir para a valorização do Ibovespa nos últimos dias, a projeção anterior contemplava uma queda da Selic a partir do segundo trimestre, o que não ocorreu. 

Além disso, a queda das commodities — tanto minério de ferro quanto petróleo, as duas commodities mais relevantes para nossa bolsa — foi mais acentuada do que esperávamos. 

Apesar da redução das projeções para o Ibovespa, a Guide ainda vê um potencial de valorização elevado para o Ibovespa ao longo de 2023.

“Apesar da revisão, ainda vemos espaço para valorização do Ibovespa nos próximos meses e em particular valorização das small caps”, diz Siqueira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Edifício corporativo Dynamic Faria Lima, alugado pelo Ibmec. 16 de junho de 2026 - 12:32
Fachada do shopping Eldorado | Aliansce Sonae (ALSO3) 16 de junho de 2026 - 12:02
bolsas caindo fundo bolsa de valores alerta perigo queda de ações 15 de junho de 2026 - 19:01
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 14 de junho de 2026 - 11:43
ranking de Fundos imobiliários 13 de junho de 2026 - 17:55
Gráfico de ações em alta com a palavra ibovespa no centro 13 de junho de 2026 - 15:47
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 12 de junho de 2026 - 19:30
Em um fundo escuro, um japonês de óculos aparece em frente a um microfone, ao lado direito da imagem. No centro, a frase: o próximo gatilho da bolsa 11 de junho de 2026 - 16:32
Miniatura de casa e moedas representando o investimento e os dividendos de fundos imobiliários 11 de junho de 2026 - 12:35
B3, bolsa de valores brasileira 10 de junho de 2026 - 19:52
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar