🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

CONTO DE FADAS INVERTIDO

Magazine Luiza (MGLU3) dispara 6% e anota uma das maiores altas da semana; será que o ‘patinho feio’ do Ibovespa voltará a ser um cisne?

Será que a varejista voltará a ser o cisne da B3 ou a alta registrada nos últimos dias foi apenas o último fôlego do patinho feio?

Lu-do-Magazine-Luiza (MGLU3) Ibovespa

O Magazine Luiza (MGLU3) já foi um dos mais belos cisnes do Ibovespa: a varejistas disparou entre 2015 e 2020 e enriqueceu muita gente. Mas, de lá para cá, a companhia inverteu o enredo do famoso conto de fadas e virou o patinho feio da B3, acumulando uma queda de mais de 88% nos últimos 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, surpreendendo que achava que o declínio seria o fim da história do Magalu, a empresa ensaiou uma recuperação nos últimos dias.

As ações MGLU3 subiram 6,11% nesta semana e estão entre as maiores altas do Ibovespa. Será que a varejista se transformará em cisne novamente ou a alta foi apenas o último fôlego do patinho feio?

Antes de descobrir a resposta para essa pergunta, veja quais outros papéis foram destaques positivos do principal índice da B3 no período:

AçãoVariação
Natura ON (NTCO3)+9,52%
BB Seguridade ON (BBSE3)+8,52%
Magazine Luiza ON (MGLU3)+6,11%
Raia Drogasil ON (RADL3)+4,46%
Americanas ON (AMER3)+3,29%
Fonte: TradeMap

Confira também as maiores quedas da semana:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AçãoVariação
SLC Agrícola ON (SLCE3)-13,64%
3R Petroleum ON (RRRP3)-12,64%
Alpargatas PN (ALPA4)-12,46%
B3 ON (B3SA3)-12,33%
Bradespar PN (BRAP4)-11,61%
Fonte: TradeMap

O que está por trás da alta do Magazine Luiza (MGLU3)

De volta ao Magazine Luiza (MGLU3), uma das maneiras para conferir se a recuperação das ações é apenas um esboço ou um movimento duradouro é entendendo o que provocou a alta nesta semana.

Leia Também

RENDA PASSIVA

Quem mais pagou dividendos em 2026? Veja o ranking das 10 maiores pagadoras no 2º trimestre

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

Um fator que entrou no radar dos investidores foi a votação da PEC dos benefícios, aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (13).

O texto traz a ampliação de diversos programas sociais, aumentando a renda de milhões de famílias, mas ainda é incerto o quanto desse montante pode acabar retornando para a compra de itens não-essenciais. 

Para Victor Benndorf, sócio-diretor da Benndorf Consultoria, o movimento vem na esteira de uma espécie de "caça às barganhas", já que não existem grandes pontos de inflexão no cenário macroeconômico. "A inflação pode encontrar o topo em breve, mas nada garante que vai ceder tão rápido". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, as perspectivas para o Magazine Luiza seguem nebulosas, ao menos no curto prazo. Ainda assim, a maior parte dos analistas indica a compra das ações MGLU3, segundo o TradeMap.

O plataforma compilou as recomendações de 15 casas de análise e chegou ao seguinte resultado: nove delas indicam a compra dos papéis, enquanto outras seis apostam na manutenção. O preço-alvo médio calculado é de R$ 8,81, o que representa um potencial de alta de 216% para o Magalu.

Commodities dominam a ponta negativa do Ibovespa

Além do Magazine Luiza, as ações ligadas às commodities também foram destaque do Ibovespa na semana, mas na ponta negativa do índice.

Os ativos de exportadoras e produtoras de petróleo foram afetados pela preocupação dos investidores com a saúde da economia global em meio a um intenso processo de aperto monetário nos países desenvolvidos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na China, por exemplo, o coronavírus segue sendo o maior ponto de pressão, com novas regiões adotando medidas restritivas como forma de conter o avanço da doença.

Apesar dos esforços do governo local em tentar manter a economia aquecida por meio de pacotes de estímulos fiscais e monetários, os economistas temem que as medidas sejam insuficientes. 

No interior do gigante asiático, alguns bancos congelaram ativos, sinalizando uma crise ainda mais grave do que a projetada. 

Com isso, a SLC Agrícola (SLCE3), produtora de algodão, soja e milho, recuou 13,64% e liderou as perdas dos últimos dias. A segunda maior queda da semana foi a da 3R Petroleum ON (RRRP3), com baixa de 12,64%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
28 de agosto de 2026 - 19:20
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 27 de agosto de 2026 - 15:31
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar