🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

SACO DE PANCADAS PRESIDENCIAL

Petrobras (PETR4) recua quase 4% após críticas de Lula; petista condenou pagamento de dividendos e política de preços da estatal

Embalados pela alta do petróleo, os papéis operavam em alta mais cedo, mas, após a nova rajada de críticas, passaram a registrar uma queda brusca

Lula Queda Baixa Mercados Petrobras
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro, têm muitas diferenças. Mas também há uma semelhança marcante entre os dois principais nomes das próximas eleições presidenciais: sua habilidade para derrubar as ações da Petrobras (PETR4) com críticas ferrenhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro já criticou diversas vezes a política de preço dos combustíveis e não esconde sua vontade de privatizar a estatal. Nesta sexta-feira (28) foi a vez de Lula voltar a atacar as diretrizes adotadas pela Petrobras.

Para o pré-candidato à presidência pelo PT, não há motivos para que o valor da gasolina e do diesel seja afetado pelos preços internacionais.

“Posso afirmar para você: prepare-se porque se a gente voltar a presidir, com todo respeito que eu tenho aos acionistas, a minha preocupação não é com acionista de Nova York, é com o povo brasileiro”, prometeu, em entrevista à rádio Liberal FM.

Além disso, Lula também argumentou que, ao invés de pagar dividendos bilionários, a petroleira deve investir em melhorias na sua capacidade de refino. “A Petrobras é uma extraordinária empresa não só de petróleo, mas de tecnologia, de investimento, de pesquisa. É isso o que queremos fazer da Petrobras”, afirmou o petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações do ex-presidente impactaram negativamente as ações da estatal. Embalados pela alta do petróleo, os papéis operavam em alta mais cedo, mas, após a nova rajada de críticas, passaram a registrar uma queda brusca.

Leia Também

ENERGIA NA MIRA

Não é a Taesa (TAEE11): Ação paga bons dividendos, mas não é a favorita do Itaú BBA; veja as elétricas preferidas do banco

NOVAS FRONTEIRAS

Quer investir na China sem sair da B3? BTG Pactual Asset fecha parceria com gigante chinesa para preparar novos ETFs

As ações preferenciais (PETR4) encerram o dia em queda de 3,96%, a R$ 32,54, enquanto os papéis ordinários (PETR3) recuaram 2,97%, cotados a R$ 35,89. Confira como foi o dia nos mercados.

Sobrou até para a Eletrobras

A Petrobras não foi a única estatal a entrar na mira do ex-presidente. Lula também criticou a privatização da Eletrobras: “Agora querem vender a Eletrobras. Para quê? Para passar um produto que foi construído com o dinheiro brasileiro para a iniciativa privada cobrar a energia mais cara do povo brasileiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-presidente alfinetou ainda Jair Bolsonaro e sua associação do ICMS ao aumento dos combustíveis. Segundo Lula, não é função do governo federal brigar com governadores.

“A verdade é o seguinte: nós não temos que estar atrelados a preços internacionais. São os vendedores da pátria que subordinaram o Brasil a interesses internacionais, a acionistas minoritários de NY. Mas eu estou preocupado com o povo”, argumentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 8 de outubro de 2026 - 13:33
JBS (JBSS3) 7 de outubro de 2026 - 8:46
Bandeira do Brasil, situação fiscal 6 de outubro de 2026 - 19:43
Vale 6 de outubro de 2026 - 19:05
Estátua do touro da B3 em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, com expressão triste e lágrimas escorrendo dos olhos, acenando em gesto de despedida. 6 de outubro de 2026 - 9:50
Construtoras em alta na bolsa 5 de outubro de 2026 - 18:13
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 5 de outubro de 2026 - 6:03
Ilustração do desenho "A Vaca e o Frango", junto aos logotipos de JBS (JBSS32) e MBRF (MBRF3). 4 de outubro de 2026 - 13:13
Estátua do touro da B3 em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, com expressão triste e lágrimas escorrendo dos olhos, acenando em gesto de despedida. 2 de outubro de 2026 - 8:53
ações elétricas dividendos isa cteep trpl4 taesa taee11 1 de outubro de 2026 - 17:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar