Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
SACO DE PANCADAS PRESIDENCIAL

Petrobras (PETR4) recua quase 4% após críticas de Lula; petista condenou pagamento de dividendos e política de preços da estatal

Embalados pela alta do petróleo, os papéis operavam em alta mais cedo, mas, após a nova rajada de críticas, passaram a registrar uma queda brusca

Lula Queda Baixa Mercados Petrobras
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro, têm muitas diferenças. Mas também há uma semelhança marcante entre os dois principais nomes das próximas eleições presidenciais: sua habilidade para derrubar as ações da Petrobras (PETR4) com críticas ferrenhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro já criticou diversas vezes a política de preço dos combustíveis e não esconde sua vontade de privatizar a estatal. Nesta sexta-feira (28) foi a vez de Lula voltar a atacar as diretrizes adotadas pela Petrobras.

Para o pré-candidato à presidência pelo PT, não há motivos para que o valor da gasolina e do diesel seja afetado pelos preços internacionais.

“Posso afirmar para você: prepare-se porque se a gente voltar a presidir, com todo respeito que eu tenho aos acionistas, a minha preocupação não é com acionista de Nova York, é com o povo brasileiro”, prometeu, em entrevista à rádio Liberal FM.

Além disso, Lula também argumentou que, ao invés de pagar dividendos bilionários, a petroleira deve investir em melhorias na sua capacidade de refino. “A Petrobras é uma extraordinária empresa não só de petróleo, mas de tecnologia, de investimento, de pesquisa. É isso o que queremos fazer da Petrobras”, afirmou o petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As declarações do ex-presidente impactaram negativamente as ações da estatal. Embalados pela alta do petróleo, os papéis operavam em alta mais cedo, mas, após a nova rajada de críticas, passaram a registrar uma queda brusca.

Leia Também

CISÃO OU CIZÂNIA?

Conflito entre sócios da Azzas 2154 (AZZA3) faz Itaú entrar em cena para discutir possível cisão, diz jornal

ESCAPOU DO JUÍZO FINAL?

Ambipar (AMBP3) foge do “dia D”: empresa adia balanço outra vez, e mercado cobra explicações sobre caixa

As ações preferenciais (PETR4) encerram o dia em queda de 3,96%, a R$ 32,54, enquanto os papéis ordinários (PETR3) recuaram 2,97%, cotados a R$ 35,89. Confira como foi o dia nos mercados.

Sobrou até para a Eletrobras

A Petrobras não foi a única estatal a entrar na mira do ex-presidente. Lula também criticou a privatização da Eletrobras: “Agora querem vender a Eletrobras. Para quê? Para passar um produto que foi construído com o dinheiro brasileiro para a iniciativa privada cobrar a energia mais cara do povo brasileiro”.

O ex-presidente alfinetou ainda Jair Bolsonaro e sua associação do ICMS ao aumento dos combustíveis. Segundo Lula, não é função do governo federal brigar com governadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A verdade é o seguinte: nós não temos que estar atrelados a preços internacionais. São os vendedores da pátria que subordinaram o Brasil a interesses internacionais, a acionistas minoritários de NY. Mas eu estou preocupado com o povo”, argumentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
14 de maio de 2026 - 12:11
Lançamento da Azzas 2154 na B3 13 de maio de 2026 - 15:50
petrobras petr4 dividendos ações 13 de maio de 2026 - 15:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia