🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TEMORES CONFIRMADOS?

Lula vai barrar venda de ativos da Petrobras (PETR4)? Primeira reunião da estatal com equipe de transição indica que sim, mas apenas em casos especiais; veja quais

A equipe enviará um ofício ao Ministério de Minas e Energia para adiar os desinvestimentos até que o presidente eleito tome posse

Lula e Petrobras
Imagem: Montagem Seu Dinheiro

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou a semana riscando itens importantes da lista. Além de protocolar a PEC da Transição no Senado, o grupo também promoveu o primeiro encontro com a Petrobras (PETR4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, para Maurício Tolmasquim, coordenador do grupo de Minas e Energia, a reunião com a estatal foi "boa", e a empresa se mostrou "colaborativa", segundo informações do Broadcast. O presidente da companhia, Caio Mario Paes de Andrade, e outros membros da diretoria participaram do encontro, que foi virtual.

A postura de Lula em relação à petroleira é uma das grandes preocupações do mercado financeiro. Especialmente quando se trata dos desinvestimentos — o petista não esconde que quer que a companhia volte a focar em ativos além do pré-sal, como o refino.

Os temores de investidores e analistas se mostraram genuínos: Tolmasquim afirmou que a equipe enviará um ofício ao Ministério de Minas e Energia para adiar a venda de ativos até que o presidente eleito tome posse.

"Temos vários processos de desinvestimento que a gestão atual da Petrobras está levando a cabo. Vamos destacar alguns que acreditamos que deveriam ser suspensos, mas a atual administração da estatal é quem vai tomar a decisão que achar pertinente a respeito de cada caso", acrescentou, em nota, o senador Jean Paul Prates (PT).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O coordenador do grupo de Minas e Energia também amenizou o impacto da notícia ao acrescentar que o pedido de suspensão da venda será apenas para ativos da Petrobras que não resultem em prejuízo.

Leia Também

EXPANSÃO INTERNACIONAL

Revolut bate à porta de Wall Street: fintech recebe aval para virar banco nos EUA até 2027

DA ÁGUA PARA O VINHO

Duplo twist carpado: BofA dá ‘duplo upgrade’ em Magazine Luiza (MGLU3) após disparada da ação e acordo com Mercado Livre

Petrobras (PETR4) encerrou processo de venda de refinaria mineira

Vale destacar que a Petrobras anunciou há menos de duas semanas o encerramento do processo de venda da Refinaria Gabriel Passos (REGAP).

As negociações, que já estavam em fase vinculante, marcam mais uma derrota para o plano de desinvestimentos da estatal, que já havia adiado a venda de três de suas maiores refinarias em julho deste ano.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia informou que recebeu uma oferta, contudo "as condições da proposta apresentada ficaram aquém da avaliação econômico-financeira da Petrobras".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estatal explicou ainda que avaliará o momento adequado para iniciar um novo processo competitivo pelo ativo. Localizada em Minas Gerais, a REGAP é capaz de processar 24 mil metros cúbicos de petróleo para produzir gasolina, diesel, gás de cozinha e outros derivados da commodity.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3) 30 de agosto de 2026 - 13:25
Fachada da loja da C&A (CEAB3). 29 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Barsi 28 de agosto de 2026 - 18:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar