🔴 LIBERADO: ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  COMECE A TRANSFORMAR A SUA CARREIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Fintechs

Para a XP, Inter (INBR32) é compra, mas Nubank (NUBR33) não. Entenda

Cenário econômico difícil deve levar os dominantes do mercado de fintechs a fortalecer sua liderança - e o Inter está melhor que o Nubank, segundo a XP

nubank inter

A XP iniciou a cobertura dos recibos de ações (BDR) do Inter (INBR32) e do Nubank (NUBR33) com uma clara preferência pelo primeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a XP, o ambiente favorável para a formação de novos concorrentes entre as fintechs e os neobancos passou. Agora, o cenário macroeconômico difícil deve levar os dominantes desse mercado a fortalecer sua liderança.

E, nesse ambiente, a XP enxerga o Inter bem posicionado para consolidar sua posição. Parte dessa visão é amparada no extenso leque de serviços e produtos disponíveis na plataforma do laranjinha. 

Leia mais:

“Isso deve permitir que a empresa melhore gradativamente a rentabilidade de suas operações daqui para frente, à medida que sua base de clientes (e sua monetização) amadureça”, dizem os analistas Renan Manda e Matheus Guimarães no relatório da XP.

O potencial do banco, no entanto, é altamente dependente do seu crescimento. Para a XP, ainda há muito espaço para o Inter expandir a base de clientes, que hoje equivale a cerca de um terço da quantidade de clientes do Nubank.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a XP, o Inter conseguiu registrar nos últimos anos um crescimento considerável sem perdas significativas, algo raro entre as fintechs e bancos digitais. 

Leia Também

EXPANSÃO INTERNACIONAL

Revolut bate à porta de Wall Street: fintech recebe aval para virar banco nos EUA até 2027

DA ÁGUA PARA O VINHO

Duplo twist carpado: BofA dá ‘duplo upgrade’ em Magazine Luiza (MGLU3) após disparada da ação e acordo com Mercado Livre

“Além disso, vemos o Inter se aproximando de um ponto de inflexão em sua lucratividade daqui para frente, pois agora tem escala suficiente para fornecer maior alavancagem operacional”, aponta o relatório.

Somado a todo esse potencial, os múltiplos descontados da ação trazem uma assimetria de valorização positiva, de acordo com a XP. Dessa forma, o BDR do Inter foi escolhido como top pick da XP entre os neobanks e fintechs, com recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 18 para 2023.

Nubank (NUBR33) está caro

No relatório, a XP ressalta que o Nubank se tornou rapidamente uma das maiores instituições financeiras do Brasil na última década. Ao mesmo tempo em que o número de clientes continua crescendo, a empresa investe no amadurecimento e aprimoramento dos produtos, o que deve se refletir numa melhoria dos resultados e da rentabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, ainda que a XP tenha uma visão positiva do Nubank daqui em diante, a casa considera que o BDR do roxinho está caro atualmente.

“Vemos a Nu Holding negociando com um prêmio em comparação com seus pares, o que limita o potencial de valorização da ação”, afirma o relatório.

A XP destaca que o Nubank tem forte exposição a linhas de crédito voltadas ao consumo para pessoas físicas, um segmento que tem alto índice de inadimplência. E, apesar de o Nubank estar conseguindo manter os índices sob controle, o custo do risco é significativamente superior quando comparado com os bancos tradicionais.

Vale lembrar que a partir do balanço do segundo trimestre deste ano, o Nubank realizou uma mudança no cálculo da inadimplência que deixou o índice mais comportado. Na nova metodologia, o banco digital passou a antecipar a baixa de empréstimos pessoais inadimplentes há mais de 360 dias para 120 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma visão conservadora do papel do Nubank em termos de valuation, a XP estabeleceu recomendação Neutra para o BDR e preço-alvo de R$ 4,00 para 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma mulher caminhando em direção a uma agência do Banco do Brasil, com o sol por trás 2 de setembro de 2026 - 15:08
Cachorro preto com mancha branca no peito sentado em sofá. 2 de setembro de 2026 - 13:20
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 2 de setembro de 2026 - 11:22
Cena do filme História de um Casamento com o logo da Azzas 2154 no meio 2 de setembro de 2026 - 10:19
Ações de saúde na B3 2 de setembro de 2026 - 10:19
Imagem criada por inteligência artificial contendo a logo da Vale, objetos de mineração e a bandeira da China 2 de setembro de 2026 - 6:01
hector nunez ceo grupo ri happy e, ao fundo, fachada da loja do morumbi 1 de setembro de 2026 - 14:30
31 de agosto de 2026 - 20:18
Fachada do Santander Brasil (SANB11). 31 de agosto de 2026 - 19:51
Bandeira de Minas Gerais, do Brasil e da Cemig em prédio 31 de agosto de 2026 - 10:52
Logo Natura (NATU3) e gráfico de ações ao fundo 31 de agosto de 2026 - 9:30
Fachada da loja Casas Bahia, rede pertencente à Via (VIIA3) 30 de agosto de 2026 - 13:25
Fachada da loja da C&A (CEAB3). 29 de agosto de 2026 - 17:01
Luiz Barsi 28 de agosto de 2026 - 18:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar