Bolsas internacionais tiram pausa para respirar, enquanto euro perde o chão: Confira tudo o que mexe com seus investimentos hoje
Com uma série de fatores pesando contra o euro, moeda comum europeia perde a paridade com o dólar e atinge nesta terça-feira o nível mais baixo em 20 anos — e pode piorar

A semana não começou bem para os ativos de risco. Depois de ter retornado aos 113 mil pontos, dois pregões ruins bastaram para levar o Ibovespa de volta à faixa dos 110 mil. Em Wall Street, os principais índices de ações tiveram o pior dia desde junho na segunda-feira.
Os temores relacionados à inflação somam-se à expectativa com os próximos passos dos principais bancos centrais do mundo para inibir o apetite por risco.
Hoje, porém, os investidores parecem ter feito uma pausa para respirar. Os índices futuros de Nova York sinalizam alguma recuperação e as bolsas de valores europeias operam sem direção clara.
Isso porque os dados de inflação e eventuais sinalizações de política monetária vindas do simpósio de banqueiros centrais de Jackson Hole devem começar a vir à tona somente a partir de amanhã.
E enquanto os investidores tomam fôlego, quem passa por apuros é o euro. A moeda comum europeia perdeu a paridade com o dólar e atingiu nesta terça-feira o nível mais baixo em duas décadas, a US$ 0,9903.
Mas calma. Pode piorar. Uma série de fatores pesa contra o euro e já há quem preveja um declínio ainda maior.
Leia Também
O preço da oportunidade: bolsa em queda, dólar em alta e leilões de imóveis antes do feriado
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
Além da guerra na Ucrânia, a inflação avança pela Europa e alimenta temores de recessão econômica em meio a uma crise energética. A desaceleração econômica da China não ajuda.
Por aqui, diante da falta de indicadores previstos para hoje, as atenções se voltam para a campanha eleitoral.
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, foi sabatinado no Jornal Nacional. Hoje será a vez de Ciro Gomes (PDT) sentar-se à bancada do principal telejornal da Rede Globo.
Para ficar por dentro dos principais lances de hoje na bolsa, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ELEIÇÕES 2022
De Bolsonaro para Bonner: “você está me estimulando a ser ditador”. Confira tudo o que o presidente falou ao Jornal Nacional, da TV Globo, na sabatina realizada na noite da última segunda-feira.
ENTREVISTA
Gauss vê preferência do mercado por Bolsonaro contra Lula e aposta em dólar forte — menos contra o real. O gestor Fabio Okumura tem visão favorável para o país, mas diz que não tomaria posição de longo prazo com base no resultado das eleições. Entenda.
QUEDA DE BRAÇO
Petrobras (PETR4) é intimada em processo que tenta anular nomeação de Caio Paes de Andrade à presidência da estatal. Ação que tenta anular decisão do conselho da petroleira que elegeu Andrade é de autoria da Anapetro e do senador Jean Paul Prates.
MAIS UM PASSO
Oi (OIBR3) confirma venda de operação fixa para subsidiária da Highline. Negócio envolve cerca de 8 mil torres da Oi e recebeu apenas um lance válido em leilão. Pela proposta da NK 108, transação pode alcançar R$ 1,7 bilhão.
NOITE CRIPTO
Nem a China foi capaz de ajudar o bitcoin (BTC): Confira o que mexe com a maior criptomoeda do mundo. O principal fator que abalou os ativos de risco como as moedas digitais e as ações na noite de ontem foi o Federal Reserve (Fed). Saiba por quê.
MERCADO FINANCEIRO
Itaú oferece 1.000 bolsas de treinamento para certificações no mercado financeiro. A iniciativa é voltada para negros e pardos e pessoas com deficiência que desejam ter as certificações CPA-10 e CPA-20, da Anbima. Veja como concorrer.
Uma boa terça-feira para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO