⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula e Bolsonaro querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

2022-09-22T18:09:54-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Market Makers

“Está num momento propício para se investir na bolsa no Brasil”, avaliam gestores

Cassio Bruno, da Moat Capital, e Gustavo Salomão, da Norte Asset, falaram ao Market Makers sobre a influência da macroeconomia na bolsa.

22 de setembro de 2022
18:05 - atualizado às 18:09
Cassio Bruno, da Moat Capital, e Gustavo Salomão, da Norte Asset, gravaram o episódio 13 do Market Makers e falaram sobre bolsa e cenário macro
Cassio Bruno, da Moat Capital, e Gustavo Salomão, da Norte Asset - Imagem: Rodrigo Tafuri/Market Makers

O que a maior parte dos gestores tem falado nos últimos tempos é que a bolsa está barata. Mas será que agora é o momento de se arriscar no investimento em ações? Para dois gestores de fundos long biased, a resposta é sim.

No episódio #13 do Market Makers, os convidados Cassio Bruno, da Moat Capital, e Gustavo Salomão, da Norte Asset, conversaram com os apresentadores, Thiago Salomão e Renato Santiago sobre como os cenários macroeconômicos influenciam na hora de escolher as ações para se investir.

O gancho para esse tema foi, por acaso, uma camiseta usada por Salomão (o apresentador) com a estampa do Lehman Brothers, um banco cuja falência marcou a crise global de 2008. 

Ouça o episódio completo no Spotify:

Depois de compartilharem suas movimentações e impressões na época da quebra do banco americano, os convidados partiram para uma análise do cenário atual e o que pode vir por aí.

Do macro ao micro, o estágio atual do ciclo de juros no Brasil, comparado com os Estados Unidos e a Europa, favorece o investimento na bolsa local. 

Isto acontece porque o Brasil parece ter chegado ao pico da taxa de juros, o que significa que só haverá espaço, num futuro próximo, para um corte das taxas. E, ao mesmo tempo, nos EUA e na Europa o ciclo de apertos monetários ainda está no começo.

Dessa forma, os gestores defendem uma posição vendida nas bolsas americanas e comprada na bolsa brasileira.

“Se esperar para investir em abril ou maio [de 2023], quando os juros estiverem baixando, você estará investindo num nível de bolsa muito acima do que está agora. Está num momento propício para se investir em bolsa no Brasil”, afirmou Salomão, da Norte.

Risco político na bolsa?

A avaliação positiva do mercado de capitais brasileiro se dá sem muito juízo de valor quanto a quem será o próximo presidente do Brasil. 

Apesar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderar com alguma folga as pesquisas de intenção de voto, os gestores avaliam também a possibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reeleger.

Na visão de Cássio, da Moat, o mercado tem expectativas de que Lula tenha uma postura pragmática, uma vez que assuma o comando do País.

“Um Lula racional é uma porrada para o Brasil”, disse o gestor.

Ao mesmo tempo, a continuidade da política econômica do atual governo é vista com bons olhos pelos gestores. 

“Bolsonaro é a continuidade do que está, do ponto de vista econômico, funcionando muito bem”, ressaltou Salomão.

Mais Market Makers:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quem apoia Lula e Bolsonaro no segundo turno, Elon Musk de volta ao Twitter e as ações mais indicadas para outubro; confira os destaques do dia

4 de outubro de 2022 - 18:55

Se ontem (03) a forte alta do Ibovespa foi muito além dos ganhos vistos em Wall Street, hoje o dia foi marcado pelo movimento contrário.  Em Nova York, os investidores seguiram otimistas com a possibilidade de que os mais recentes dados da economia americana possam levar o Federal Reserve a diminuir o ritmo do seu […]

FECHAMENTO DO DIA

Peões se movimentam no xadrez político e Ibovespa tem alta limitada; dólar cai a R$ 5,16

4 de outubro de 2022 - 18:37

O principal índice da bolsa brasileira teve alta de 0,08%, enquanto o dólar à vista caiu 0,11%, a R$ 5,1680. Isso porque as atenções dos investidores estão de volta ao tabuleiro político do país.

Alívio no bolso

Pensão alimentícia agora é isenta de IR, e quem pagou o imposto nos últimos anos pode reaver a bolada; veja como

4 de outubro de 2022 - 18:21

Plenário do STF confirmou decisão de junho que isenta pensão alimentícia de imposto de renda; veja se você já pode parar de pagar o carnê-leão e como pleitear o ressarcimento dos valores pagos nos últimos cinco anos

Crédito privado

Após resgates superarem 75% do patrimônio, Captalys fecha fundo Orion para novas aplicações

4 de outubro de 2022 - 17:42

Em comunicado enviado aos cotistas, a Captalys informa que a presidente, Margot Greenman, vai se dedicar exclusivamente a retornar o capital integralmente aos cotistas

INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Vivo abre mais de 400 vagas para pessoas com deficiência; saiba como participar do processo seletivo

4 de outubro de 2022 - 17:35

As oportunidades, com atuação presencial ou remota em 15 cidades do país, são para as áreas corporativas e comercial; as inscrições vão até 13 de outubro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies