🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Touros e Ursos CAPA Farol Ibovespa Ibov Wall Street Onda Ibovespa
O Ibovespa vai conseguir descolar de Wall Street, agora que a Selic deve parar de subir? Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A bolsa brasileira tem passado por fortes altos e baixos neste ano, e não tanto por causa das eleições. O clima externo tem falado mais alto, para o bem e para o mal. Mas, no mês de agosto, um fator local contribuiu para deixar o clima por aqui positivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A perspectiva de que a alta da taxa Selic tenha chegado ao fim, enquanto os juros dos países desenvolvidos estão apenas começando a subir para conter a inflação, contribuiu para animar o Ibovespa.

Somado ao rali visto nas bolsas americanas na primeira metade de agosto, esse fator levou o principal índice da B3 a fechar o mês em alta de mais de 6%, virando o jogo no ano.

Se até o fim de julho o Ibovespa acumulava perdas em 2022, agora o indicador acumula retorno positivo em quase 5%.

Acontece que o discurso mais duro contra a inflação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no encontro de Jackson Hole, desanimou novamente as bolsas americanas perto do fim do mês, o que também contaminou o mercado por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, agora estamos a um mês das eleições presidenciais, um evento que tende a aumentar a volatilidade da bolsa local, especialmente nos anos com disputas mais polarizadas e incertas.

Leia Também

GIGANTE DA BOLSA

Petrobras (PETR4) está mais forte nessas eleições e pode saltar 32%, diz BTG – mas 4 gatilhos podem levar a ação além

IBOV MAIS COMPLETO

BDRs de Nubank, XP, Inter e JBS podem ganhar espaço no Ibovespa; entenda por que isso importa

Ibovespa vai descolar do S&P 500?

Então, o que esperar daqui para frente para as ações brasileiras e americanas? O clima lá fora vai azedar de vez daqui para frente? Se sim, vai ser capaz de arrastar junto a bolsa por aqui? Ou nada vai estragar o bom humor de ver a Selic finalmente parar de subir?

A disputa entre Ibovespa e S&P 500 e qual das bolsas deve sair vitoriosa dessa “eleição” - se a americana ou a brasileira - foi o tema do podcast Touros e Ursos desta semana, que contou com a participação especial do analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, Matheus Spiess.

Para ouvir a visão dele sobre o que esperar para as bolsas daqui para frente, além das escolhas de touro e urso da semana, basta clicar no tocador abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandeira do Brasil e gráfico de ações para representar o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira 8 de setembro de 2026 - 12:46
Logo do Itaú (ITUB4) 7 de setembro de 2026 - 16:10
Construção civil 7 de setembro de 2026 - 12:17
dividendos ações proventos 5 de setembro de 2026 - 17:45
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 5 de setembro de 2026 - 12:01

ESTRATÉGIA DO GESTOR

Nem Tesouro IPCA+, nem crédito: aposta de Stuhlberger agora está na bolsa

5 de setembro de 2026 - 12:01
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 4 de setembro de 2026 - 18:45
3 de setembro de 2026 - 16:48
Ações do mês | ação JBS JBSS3 3 de setembro de 2026 - 6:02
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 2 de setembro de 2026 - 14:41
Unidade da Ambipar (AMBP3) 1 de setembro de 2026 - 10:15
Gráfico de ações e bandeira do Brasil para representar a bolsa brasileira 1 de setembro de 2026 - 7:08
31 de agosto de 2026 - 17:45
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 31 de agosto de 2026 - 16:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar