Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Mais uma baixa

Wilson Ferreira Junior vai deixar a presidência da Eletrobras

A saída do presidente da Eletrobras enfraquece ainda mais a ala liberal do governo Bolsonaro e deve jogar ainda mais terra no plano de privatização da companhia

Wilson Ferreira Júnior, presidente da Eletrobras (ELET3)
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O último a sair apague a luz? Nesse caso, não se trata apenas de uma metáfora. Em mais um baque para a ala liberal do governo Bolsonaro, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, anunciou neste domingo que vai renunciar ao cargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo alegou razões pessoais para deixar o comando da estatal de energia, onde estava desde 2016, ainda no governo Temer. Ele permanece na companhia até o dia 5 de março para fazer a transição ao sucessor, que ainda será indicado.

A notícia que circula na imprensa hoje de manhã é que Ferreira Junior vai assumir a presidência da BR Distribuidora, privatizada em 2019, mas que ainda possui a Petrobras como acionista relevante.

Leia também:

A saída de Wilson Ferreira Junior enfraquece ainda mais a ala liberal do governo Bolsonaro e deve jogar ainda mais terra no plano de privatização da Eletrobras, que vem sendo adiado pelo menos desde 2018.

A ideia era promover uma capitalização da estatal com a participação de investidores privados e, desta forma, diluir a participação do governo. Mas o projeto encontra grande resistência no Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado já vinha sentindo o cheirinho de intervenção política na Eletrobras desde o início do ano. Não por acaso, as ações da companhia (ELET3 e ELET6) acumulam desvalorização de mais de 17% apenas em janeiro.

Leia Também

MERCADOS HOJE

“Vamos atingi-lo com força”: ameaça de Trump faz petróleo subir quase 10%, derruba bolsas e pode chegar ao seu bolso (de novo)

FII DO MÊS

Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) é bicampeão: FII é o favorito para proteger a carteira dos juros elevados

A Eletrobras vai promover uma teleconferência nesta segunda-feira, às 15h, para comentar a saída do presidente, com a presença do próprio Wilson Ferreira Junior, nos seguintes telefones: 0800-022-1325 ou (55 11) 3137-8037.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachada de usina da Gerdau (GGBR4). 6 de julho de 2026 - 13:20
microchips semicondutores 4 de julho de 2026 - 14:00
petrobras estatal lucro investimentos 4 de julho de 2026 - 9:00
Painel de ações do Onde Investir no Segundo Semestre, evento promovido pelo Seu Dinheiro 3 de julho de 2026 - 6:01
BlackRock Brasil 2 de julho de 2026 - 14:02
Imagem criada por IA traz um mapa mundi, um binóculo saindo dos EUA, com corações no visor, e uma seta vermelha apontando para o Brasil 1 de julho de 2026 - 19:04
FIIs; fundos imobiliários 29 de junho de 2026 - 16:57
ETF GOLB11 ouro 27 de junho de 2026 - 17:00

PERDEU FORÇA

Ouro fecha semana com queda de 3,5%; entenda o que pesou

27 de junho de 2026 - 17:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar