Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-21T20:27:34-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Novo acionista

É oficial: a Marfrig agora é dona de 24% da BRF

Conforme especulado pelo mercado, a Marfrig era a compradora misteriosa de ações da BRF nos últimos dias, chegando a 24,23% do capital

21 de maio de 2021
20:27
Marfrig BRF Logo
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

As suspeitas do mercado se confirmaram: o comprador misterioso de ações da BRF, de fato, era a Marfrig. E a fatia adquirida não foi nada desprezível.

Em comunicado enviado há pouco à CVM, a BRF diz que a Marfrig agora é dona de mais de 196 mil ações da companhia, o que equivale a 24,23% do capital social — uma posição construída via opções e leilões realizados em bolsa.

Essa movimentação foi possível graças à alta pulverização do capital da BRF: até o dia 17 de maio, o maior acionista individual da companhia era a Petros, com 9,9% das ações ON — Previ e Kapitalo são os outros dois acionistas que detinham pelo menos 5%.

BRF posição acionária

Ou seja: a Marfrig conseguiu comprar ações da BRF na bolsa — não está claro se algum dos acionistas relevantes vendeu sua participação na empresa —, podendo ter turbinado ainda mais sua relevância através de aluguéis ou aquisições de ADRs.

E agora, Marfrig?

Confirmada a suspeita, resta a pergunta: o que a Marfrig planeja fazer na posição de maior acionista individual da BRF?

É praxe que, ao atingir posição acionária superior a 5%, o grupo comprador envie uma carta comunicando o movimento e declarando algumas de suas intenções. E, no caso da Marfrig, não foi diferente — mas as respostas foram apenas protocolares. Eis alguns pontos da correspondência:

  • A aquisição visa diversificar os investimentos da Marfrig num setor complementar ao seu;
  • A posição está de acordo com o planejado no momento (ou seja: não devem ser feitas novas aquisições);
  • A Marfrig não quer eleger membros do conselho, exercer influência direta nas atividades ou promover mudanças no controle da BRF.

Assim, eventuais segundas intenções da Marfrig não foram reveladas por enquanto.

A forte alta nas ações da BRF, combinada ao nível elevado de aluguel dos papéis, levantou suspeitas de que um mesmo agente estaria por trás do movimento e teria interesse em obter uma grande representatividade nas assembleias — locatários também ficam com o direito a voto. Apenas nesta semana, BRF ON acumulou ganhos de 28,8%.

Ações da BRF
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

EXILE ON WALL STREET

Ele ainda vai te trazer boas lembranças: o Tesouro Direto em seu ano de ouro para a rentabilidade

Conheça o Super Renda Fixa, que apresenta as melhores oportunidades para investir na modalidade, seja nos títulos do Tesouro ou nos de emissores privados

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies