Menu
2021-03-04T19:50:25-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
o futuro já começou

Em breve, BRF vai vender carne cultivada em laboratório

Empresa assina memorando de entendimentos com startup israelense que desenvolve e produz carne a partir de células de boi

4 de março de 2021
11:24 - atualizado às 19:50
carne laboratório
Imagem: Shuttertstock

Você já considerou a possibilidade de comer carne produzida em laboratório? Pois saiba que, no futuro próximo, existirá a possibilidade de encontrar um produto da BRF (BRFS3) cuja proteína não vem do abate de um animal, mas do cultivo de suas células.

Para tornar esta intenção em realidade, a companhia assinou um memorando de entendimento com a startup israelense Aleph Farms para usar as patentes dela para desenvolver e produzir carne cultivada em laboratório.

O acordo prevê ainda que a BRF terá exclusividade na distribuição da proteína desenvolvida pela Aleph Farms no Brasil.

Em seu site, a startup explica que o processo consiste em isolar células de um boi saudável, sem realizar qualquer mudança em sua genética, para desenvolver a carne. A vantagem, segundo ela, é que a técnica utiliza uma fração dos recursos necessários para desenvolver um animal inteiro e o bife é livre de antibióticos.

A Aleph Farms afirma que na técnica tradicional são necessários dois anos entre a criação e o abate do boi, enquanto ela consegue produzir a carne entre três e quatro semanas.

Parte da visão para o futuro

A BRF informou que a parceria com a Aleph Farms está em consonância com o plano “Visão 2030”, que tem como meta aumentar em mais de 3,5 vezes seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) e alcançar uma receita líquida de mais de R$ 100 bilhões até o final de 2030.

Para isso, ele propõe uma série de “avenidas de crescimento”, entre elas, a busca por “substitutos de carne”, ponto em que entram acordos como o firmado com a Aleph Farms.

“Essa parceria fortalecerá a geração e diversificação de negócios para atender às crescentes demandas dos consumidores por uma maior variedade de proteínas alternativas. Além do potencial comercial no mercado brasileiro, essa parceria também reforçará os compromissos de sustentabilidade, inovação e segurança alimentar adotados pelas duas empresas”, diz trecho do comunicado.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Exile on Wall Street

Expectativas e julgamentos: o que esperar do próximo ciclo de altas, segundo o ‘guru’ de Warren Buffett

Da tarde de ontem até o momento em que os dedos encontram o sistema QWERT para a escrita deste Day One, estive dividido entre elogios e críticas à conversa desta segunda com Howard Marks. Felizmente, os comentários positivos vieram de quem conseguiu assistir ao papo, encontrando um material de muita qualidade — graças a ele, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies