Paulinho da Viola e as ondas do mercado
O mar aberto é imprevisível: as águas se agitam e se acalmam, os ventos sopram a favor e contra, as correntes ajudam e atrapalham. Quando você acha que entendeu a sucessão de eventos do oceano, ele te joga num redemoinho. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Um navegador experiente não tenta adivinhar a […]

O mar aberto é imprevisível: as águas se agitam e se acalmam, os ventos sopram a favor e contra, as correntes ajudam e atrapalham. Quando você acha que entendeu a sucessão de eventos do oceano, ele te joga num redemoinho.
Um navegador experiente não tenta adivinhar a próxima ondulação; a única certeza é a de que o mar é traiçoeiro — portanto, acostume-se e adapte-se.
Fazer paralelos entre o mar e a bolsa de valores é um clichê difícil de resistir, ainda mais para um projeto frustrado de Hemingway como eu. Mas tentemos ir por um caminho um pouco diferente desta vez.
"A onda que me carrega / ela mesma é quem me traz", como canta Paulinho da Viola. O coronavírus perde força, a bolsa sobe; o coronavírus ganha força, a bolsa cai — o ciclo se repete, o mar te rodeia e você não sai do lugar.
Muitas vezes, o mercado financeiro navega sem um meio termo. Quando a maré é boa, ela é muito boa; quando a tempestade é feia, ela é muito feia — e hoje foi dia de ventos fortes e águas ferozes.
No Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, as bolsas tiveram perdas feias; no câmbio, o dólar subiu mais de 2% e foi aos R$ 5,25.
Leia Também
"Meu velho um dia falou / com seu jeito de avisar: / olha, o mar não tem cabelos / que a gente possa agarrar", citando novamente Paulinho da Viola. Quando a onda vem com tudo, não há quem se segure.
A Jasmine Olga acompanhou o pregão tempestuoso desta segunda-feira. O medo do avanço da variante delta da Covid-19 na Europa e nos EUA trouxe cautela às negociações, mas outros fatores também ajudam a explicar o movimento. A análise completa está aqui.
Hoje foi dia de aversão ao risco. Afinal, como diria a música: dinheiro na mão é vendaval…
MERCADOS
• Hoje foi o dia da Americanas S.A, holding que reúne a B2W e parte dos ativos das Lojas Americanas, estrear na bolsa — e amargar uma queda feia. Saiba mais sobre a empresa e os motivos por trás do mau desempenho na matéria da Jasmine Olga.
• Quem também enfrentou um pregão difícil neste início de semana foi a Tegma, cujas ações despencaram após a recusa da proposta de fusão com a JSL. Entenda o caso.
• Os papéis de Sabesp, Copasa e Sanepar têm sido afetados pelas expectativas sobre eventuais privatizações. Porém, mesmo com o ceticismo sobre as vendas, o Bank of America analisou as três empresas e elegeu sua favorita no setor de saneamento. Veja qual é.
EMPRESAS
• Depois da onda de venda de ativos nos últimos meses, a Oi anunciou hoje que pretende triplicar sua receita com fibra ótica até 2024. Conheça os detalhes do plano estratégico da empresa que, apesar de ambicioso, não empolgou os investidores.
• A corrida espacial dos bilionários ganhará mais um capítulo nesta terça-feira (20), com a primeira viagem tripulada da Blue Origin, de Jeff Bezos. Apesar de ter saído atrás de Richard Branson, o fundador da Amazon promete voar mais alto que o rival.
ECONOMIA
• Segunda-feira é dia de descobrir o que o mercado financeiro espera dos principais indicadores econômicos brasileiros. E os especialistas consultados pelo BC voltaram a elevar a previsão para a inflação em 2021, desta vez para 6,31%. Veja também as projeções para o PIB, dólar e taxa Selic.
• Os entusiastas bem que tentam segurar a queda, mas o Bitcoin pode voltar aos US$ 27 mil e zerar os ganhos do ano nos próximos dias. Veja alguns dos motivos para a baixa da principal criptomoeda do mercado, que já recua mais de 8% nos últimos sete dias.
• A produção brasileira de petróleo caiu cerca de 1% no último mês: segundo a ANP, foram produzidos 2,903 milhões de barris por dia em junho. Já a produção na região do pré-sal subiu e equivale a 72,25% do volume total originado no país.
• As vendas do varejo brasileiro cresceram 10,1% no primeiro semestre de 2021. Essa é a maior expansão semestral do indicador, elaborado pelo Serasa Experian, desde 2010, mas ainda representa uma recuperação parcial da queda expressiva vista em 2020.
ESPECIAL SEU DINHEIRO
• Não é só o bitcoin: 6 criptomoedas promissoras para ficar de olho em 2021. Clique aqui para conferir.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO