🔴 AÇÕES, FIIs, DIVIDENDOS, BDRs E +30 RECOMENDAÇÕES PARA MAIO – CONFIRA ONDE INVESTIR

O peso da credibilidade

26 de março de 2021
9:22
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Sabe quando algo parece ser bom demais para ser verdade? Pois é, essa foi a sensação que tive quando surgiu a informação de que o lendário Warren Buffett estava investindo na resseguradora IRB Brasil. 

A história tem menos de um ano, mas já se tornou um clássico do mercado financeiro, junto com a infame “bolha do alicate” (essa pérola fica para outro dia). 

Para quem não se lembra do episódio IRB/Buffett, vamos recapitular. No ano passado, enquanto a empresa lidava com acusações de que teria manipulado seus resultados, surgiu a informação de que o “guru de Omaha” teria aumentado a participação em ações da resseguradora.

Vamos combinar que o timming era muito conveniente, né? Em meio a um escândalo gigantesco, surge uma boia de salvação na figura de um dos principais investidores do mundo, dando um voto de credibilidade à empresa. 

À época, eu trabalhava em outro lugar. Quando o repórter responsável pela cobertura da empresa compartilhou essa informação com a redação, dava para ver a incredulidade no rosto de todos. “Como assim o Buffett tá entrando nessa? Não pode ser verdade”. 

No fim, não era. A Berkshire Hathaway, holding que concentra os investimentos de Buffett, negou que detinha ações do IRB, resultando não só na queda de seus principais executivos e das ações, mas na perda do ativo mais valioso que uma empresa tem: sua credibilidade. 

Leia Também

Desde então, muita coisa mudou no IRB. A administração é outra e as manipulações foram endereçadas. Ela inclusive chegou a registrar lucro nesse começo de ano, após acumular um prejuízo de R$ 1,5 bilhão em 2020, e já se ouve por aí gente dizendo que as ações estão muito baratas. Será mesmo?

O Ruy Hungria fala um pouco mais sobre todo esse episódio do nosso mercado acionário e responde o que muita gente quer saber: chegou a hora de comprar as ações da IRB? Não deixe de conferir.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O encaminhamento da votação do Orçamento de 2021 e o avanço da vacinação nos Estados Unidos possibilitaram que o Ibovespa fechasse ontem em alta, após iniciar o dia em queda. O principal índice da B3 subiu 1,50%, a 113.749 pontos. Já o dólar avançou 0,55%, a R$ 5,67, refletindo a cautela em relação à pandemia.

O que mexe com os mercados hoje? Os investidores devem repercutir o Orçamento aprovado para 2021, que arrisca o cumprimento do teto de gastos. Os dados de inflação dos Estados Unidos também devem dar rumo aos negócios. 

EMPRESAS

A JHSF tem grandes planos para o futuro. Entre eles estão avançar no desenvolvimento do seu próprio Vale do Silício e pagar mais dividendos aos acionistas, conforme revelou o CEO da empresa, Thiago Alonso, em conversa com a repórter Julia Wiltgen transmitida ao vivo no canal do Seu Dinheiro no YouTube. Confira os destaques da live.

O ano começou com boas perspectivas para os IPOs, mas a recente turbulência nos mercados está afugentando companhias que tinham planos de listar ações na bolsa em 2021. Apenas em março, seis empresas deixaram de lado os planos para abrir capital na B3.

A Petrobras está de olho na concorrência. A empresa vê que a entrada de novas companhias nos setores de exploração e produção pode resultar na perda de oportunidades de compra de áreas no pré-sal.

ECONOMIA

Depois de muita demora e negociações entre governo e oposição, o Congresso aprovou o Orçamento para 2021. Mas isso não quer dizer que ele veio sem polêmicas. O projeto prevê mais emendas para parlamentares e cortes nas despesas obrigatórias de Previdência Social, gerando riscos para o cumprimento do teto de gastos.

O Instituto Butantan anunciou na manhã de hoje a criação de uma vacina 100% nacional contra a covid-19. O imunizante, que ganhou o nome de Butanvac, terá o pedido de registro para testes clínicos ainda hoje e a produção pode começar já em maio.

Investimentos em renda fixa, mesmo que isentos, precisam ser informados no imposto de renda 2021, assim como aplicações em COE. Confira aqui o guia completo de como realizar a  declaração.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o plano é não ter plano: Ibovespa parte dos 135 mil pontos pela primeira vez em 2025 em dia de novos dados sobre mercado de trabalho dos EUA

29 de abril de 2025 - 8:25

Investidores também se preparam para o relatório de produção e vendas da Petrobras e monitoram entrevista coletiva de Galípolo

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços

28 de abril de 2025 - 8:06

Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Deixa a bolsa me levar: Ibovespa volta a flertar com máxima histórica em dia de IPCA-15 e repercussão de balanço da Vale

25 de abril de 2025 - 8:23

Apesar das incertezas da guerra comercial de Donald Trump, Ibovespa está a cerca de 2% de seu recorde nominal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar

24 de abril de 2025 - 8:11

China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Agora 2025 começou: Ibovespa se prepara para seguir nos embalos da festa do estica e puxa de Trump — enquanto ele não muda de ideia

23 de abril de 2025 - 8:06

Bolsas internacionais amanheceram em alta nesta quarta-feira diante dos recuos de Trump em relação à guerra comercial e ao destino de Powell

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Orgulho e preconceito na bolsa: Ibovespa volta do feriado após sangria em Wall Street com pressão de Trump sobre Powell

22 de abril de 2025 - 8:11

Investidores temem que ações de Trump resultem e interferência no trabalho do Fed, o banco central norte-americano

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Que telefone vai tocar primeiro: de Xi ou de Trump? Expectativa mexe com os mercados globais; veja o que esperar desta quinta

17 de abril de 2025 - 8:36

Depois do toma lá dá cá tarifário entre EUA e China, começam a crescer as expectativas de que Xi Jinping e Donald Trump possam iniciar negociações. Resta saber qual telefone irá tocar primeiro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta

16 de abril de 2025 - 8:37

Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Respira, mas não larga o salva-vidas: Trump continua mexendo com os humores do mercado nesta terça

15 de abril de 2025 - 8:14

Além da guerra comercial, investidores também acompanham balanços nos EUA, PIB da China e, por aqui, relatório de produção da Vale (VALE3) no 1T25

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Smartphones e chips na berlinda de Trump: o que esperar dos mercados para hoje

14 de abril de 2025 - 8:46

Com indefinição sobre tarifas para smartphones, chips e eletrônicos, bolsas esboçam reação positiva nesta segunda-feira; veja outros destaques

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Senta que lá vem mais tarifa: China retalia (de novo) e mercados reagem, em meio ao fogo cruzado

11 de abril de 2025 - 8:15

Por aqui, os investidores devem ficar com um olho no peixe e outro no gato, acompanhando os dados do IPCA e do IBC-Br, considerado a prévia do PIB nacional

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dia de ressaca na bolsa: Depois do rali com o recuo de Trump, Wall Street e Ibovespa se preparam para a inflação nos EUA

10 de abril de 2025 - 8:12

Passo atrás de Trump na guerra comercial animou os mercados na quarta-feira, mas investidores já começam a colocar os pés no chão

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Prazo de validade: Ibovespa tenta acompanhar correção das bolsas internacionais, mas ainda há um Trump no meio do caminho

8 de abril de 2025 - 8:15

Bolsas recuperam-se parcialmente das perdas dos últimos dias, mas ameaça de Trump à China coloca em risco a continuidade desse movimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um café e um pão na chapa na bolsa: Ibovespa tenta continuar escapando de Trump em dia de payroll e Powell

4 de abril de 2025 - 8:16

Mercados internacionais continuam reagindo negativamente a Trump; Ibovespa passou incólume ontem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump Day: Mesmo com Brasil ‘poupado’ na guerra comercial, Ibovespa fica a reboque em sangria das bolsas internacionais

3 de abril de 2025 - 8:14

Mercados internacionais reagem em forte queda ao tarifaço amplo, geral e irrestrito imposto por Trump aos parceiros comerciais dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trump-palooza: Alta tensão com tarifaço dos EUA força cautela nas bolsas internacionais e afeta Ibovespa

2 de abril de 2025 - 8:13

Donald Trump vai detalhar no fim da tarde de hoje o que chama de tarifas “recíprocas” contra países que “maltratam” os EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump

1 de abril de 2025 - 8:13

Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem tudo é verdade: Ibovespa reage a balanços e dados de emprego em dia de PCE nos EUA

28 de março de 2025 - 8:04

O PCE, como é conhecido o índice de gastos com consumo pessoal nos EUA, é o dado de inflação preferido do Fed para pautar sua política monetária

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Esporte radical na bolsa: Ibovespa sobe em dia de IPCA-15, relatório do Banco Central e coletiva de Galípolo

27 de março de 2025 - 8:20

Galípolo concederá entrevista coletiva no fim da manhã, depois da apresentação do Relatório de Política Monetária do BC

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar