A nova geração de bilionários brasileiros
Pode parecer um contrassenso, mas em 2020, ano da pandemia de coronavírus e de uma das maiores crises financeiras e econômicas da História, o Brasil ganhou 11 novos bilionários - em dólar. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE De acordo com o famoso ranking da Revista Forbes, divulgado nesta terça-feira, o país tem […]

Pode parecer um contrassenso, mas em 2020, ano da pandemia de coronavírus e de uma das maiores crises financeiras e econômicas da História, o Brasil ganhou 11 novos bilionários - em dólar.
De acordo com o famoso ranking da Revista Forbes, divulgado nesta terça-feira, o país tem hoje um total de 65 pessoas com patrimônio em dólar de pelo menos dez dígitos, liderado pelo sócio da 3G Capital e da cervejaria AB Inbev, Jorge Paulo Lemann.
Mas o perfil dos 11 novos ultrarricos mostra que esse aumento no número de bilionários brasileiros em ano de crise faz mais sentido do que parece à primeira vista.
Aparecem na lista os herdeiros do banqueiro Joseph Safra, morto no ano passado, mas também sócios de empresas de tecnologia, as grandes beneficiadas no contexto de juros baixos, liquidez abundante e vida conectada do mundo pós-pandemia.
Algumas delas são fintechs, que também vêm provocando uma verdadeira disrupção no mercado financeiro e assustando os grandes bancos tradicionais. Além, é claro, da Weg, que já foi caracterizada pelo Estadão como uma “fábrica de bilionários”.
Leia Também
MERCADOS
• O Ibovespa fechou o dia com leve recuo de 0,02%, aos 117.498 pontos, depois de uma segunda-feira de forte alta. Já o dólar caiu 1,41%, a R$ 5,59, refletindo um maior otimismo com a economia americana.
• As ações das novatas na bolsa Méliuz e Enjoei foram impulsionadas nesta terça por suas prévias operacionais do primeiro trimestre. Ambas mostraram forte avanço no volume de vendas pelo critério GMV e aumento no número de usuários, como você confere nesta matéria.
EMPRESAS
• As aventuras financeiras do family office Archegos devem provocar perdas da ordem de US$ 4,7 bilhões ao Credit Suisse, um dos bancos com maior exposição ao fundo. O Archegos operava no mercado altamente alavancado (utilizando recursos de empréstimos) e amargou fortes prejuízos após um punhado de apostas erradas.
• A Vitreo e o Inter Invest começaram a oferecer a seus clientes um fundo de ações de gestão conjunta. Segundo as instituições, o produto agrega “as melhores ideias” das duas casas, além de análises fundamentalistas feitas pela casa de análises Empiricus.
• A Oi prorrogou novamente o prazo do acordo de exclusividade firmado com um fundo gerido pelo BTG Pactual para discutir a venda da unidade de negócios de fibra ótica da operadora.
OPINIÃO
• O ano passado ainda não acabou: com a pandemia, os problemas, inclusive políticos e econômicos, são os mesmos. Mas desde que o ex-presidente Lula voltou à cena, só se fala em 2022. Na sua coluna de hoje, Felipe Miranda fala da importância de uma candidatura de centro, que não necessariamente precisa ser um nome novo. Mas lembra que, até as próximas eleições, ainda temos que viver este ano.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A
Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil
9 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje
7 de agosto de 2026 - 8:38SEXTOU COM O RUY