O mercado não é para amadores — e você pode deixar de ser um
Foi com a bolsa de estágio que comprei minhas primeiras ações. Tive que operar no mercado fracionado, porque o pagamento não comportava o lote padrão das empresas escolhidas. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE O ano era 2017, e nele comprei Suzano e Itaú. Escolhi logo duas ações, porque na faculdade estava estudando […]

Foi com a bolsa de estágio que comprei minhas primeiras ações. Tive que operar no mercado fracionado, porque o pagamento não comportava o lote padrão das empresas escolhidas.
O ano era 2017, e nele comprei Suzano e Itaú. Escolhi logo duas ações, porque na faculdade estava estudando sobre os benefícios da diversificação em carteiras de investimentos.
Fiz um pequeno esboço do que chamo hoje de avaliação por múltiplos, comparando o preço/lucro dessas empresas com o das suas concorrentes. Ponderei também a qualidade das suas marcas, tal como percebidas no meu imaginário universitário. A conclusão foi que essas duas estavam baratas.
Vendi ambos os papéis dois anos depois com 71% e 41% de valorização, respectivamente.
Dei sorte.
A realidade é que grandes investidores costumam começar errando. Algo até importante para evitar a soberba, eu diria.
Leia Também
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
Warren Buffett comprou sua primeira ação aos 11 anos. O Felipe Miranda, aos 14. Ambos perderam dinheiro em suas estreias.
Certamente, essa experiência mostrou a eles que não é trivial ser bem-sucedido ao investir em ações. Aquela resetada no raciocínio que, decerto, os fez dar alguns passos para trás e recomeçar com um processo mais robusto.
E veja que belos retornos os dois mostram até aqui... Buffett, 20% ao ano desde 1965. Miranda, 39% ao ano desde 2015. Cada um depois de uma graduação, um mestrado e um caminhão de leituras paralelas. Sem contar as metodologias de análise que tiveram que aprender no trabalho – já que dificilmente um único curso ensinava tudo que era preciso saber pra ser analista de ações.
Até hoje é difícil haver um curso assim. Eu também aprendi valuation no estágio, aquele que me pagou a bolsa com a qual comprei os papéis.
Aula grátis
Mas é justamente essa proeza, de juntar tudo numa preparação única, que o time da Empiricus Educação conseguiu no MBA em Análise de Ações e Finanças.
A primeira aula pode ser acessada aqui, gratuitamente.
Os alunos terão aulas com os analistas da casa e com notáveis gestores de investimento, que, ao nosso convite, integram o time de professores. São grandes nomes do mercado brasileiro, que falarão para os alunos sobre suas filosofias particulares. São mentes próximas a nós, e que pensam de forma ao mesmo tempo parecida e complementar.
Ainda enviaremos para sua casa um pacote de 11 leituras que consideramos essenciais para a formação de uma filosofia investidora de qualidade.
Não vou listar aqui todos os benefícios – nesta primeira aula gratuita, o Felipe conta tudo para você.
O ponto aqui é que o mercado não é para amadores. O mercado de países emergentes então... Não nos esqueçamos de que “moro num país tropical”. As coisas por aqui são mais complicadas, inclusive para os investidores.
Hoje são 900 vagas abertas no mercado financeiro brasileiro, que não estão preenchidas por falta de gente com preparação no assunto. Os mais calejados no ramo sabem que gente qualificada é ouro.
Vai por mim. Estudo, preparação e aprendizado são essenciais – inclusive para a sua carteira de investimentos pessoal.
Você está competindo com agentes de mercado altamente qualificados, inclusive quando você opera do seu home broker.
Acesse esta aula e me conte o que achou. Quero saber sua opinião.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A
Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil
9 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje
7 de agosto de 2026 - 8:38SEXTOU COM O RUY
Uma triste despedida, que pode ser bom sinal para os seus investimentos
7 de agosto de 2026 - 7:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As oportunidades no Tesouro IPCA+, os resultados de Petrobras (PETR3; PETR4), Bradesco (BBDC4) e Inter (INTR) e o que mais move o mercado hoje
6 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Behind the curve, mas só porque ele jogou a curva à frente
5 de agosto de 2026 - 15:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO