Site icon Seu Dinheiro

Ibovespa busca mais uma alta semanal na cola da Vale e da Petrobras

Alpinista chega ao topo da montanha

Alpinista chega ao topo da montanha

O mercado brasileiro de ações inicia a sexta-feira com alguma chance de registrar mais uma alta semanal e se reaproximar de seu pico histórico. Para tanto, porém, é preciso que o principal índice de ações da B3 suba pelo menos 1,1% hoje. Não é mamão com açúcar, mas o dia começa com bons ventos vindos de fora e resultados trimestrais surpreendentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na véspera, os mercados internacionais de ações apresentaram uma recuperação parcial depois do tombo sofrido na quarta-feira em reação à aceleração do índice de preços ao consumidor norte-americano. Entenda aqui o que isso tem a ver com o seu bolso.

O Ibovespa subiu 0,83% ontem, indo a 120.705 pontos. Mais volátil, submetido a pressões internas e externas, o dólar encerrou a quinta-feira em alta de 0,15%, de volta à faixa dos R$ 5,31.

Bluechips no comando

A bolsa brasileira pode acabar beneficiada hoje por suas principais bluechips: Vale e Petrobras. Enquanto as ações do setor de mineração apresentam recuperação exterior, a Petrobras lucrou R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre e viu seu Ebitda aumentar 30% no período.

Como as ações ligadas aos setores de petróleo e mineração, juntas, respondem por mais de um quarto da carteira teórica do Ibovespa, um bom desempenho desses papéis tende a puxar a bolsa brasileira para cima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda há outros balanços com potencial de repercutir no Ibovespa hoje. No decorrer da semana que se encerra, dezenas de empresas apresentaram seus resultados trimestrais. E outra companhia a registrar um balanço forte foi a Magalu, com expansão nas linhas de receita, Ebitda e lucro. Além disso, as vendas da varejista aumentaram 62% no trimestre, sendo que o comércio eletrônico respondeu por 70% do total.

Enquanto isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mantém-se firme na intenção de viabilizar a privatização da Eletrobras e relicitar o bloco 3 da Cedae ainda em 2021.

Os últimos balanços da semana

Além da repercussão dos balanços divulgados entre ontem e hoje, a pausa de fim de semana na CPI da pandemia também deve trazer uma bem-vinda parada para que os investidores respirem um pouco em meio a temores de que a turbulência política respingue na agenda de reformas.

A temporada de balanços prossegue hoje no Brasil com os resultados trimestrais da Cogna (antes da abertura), da Cosan e da CVC (depois do fechamento).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem tudo é festa

Enquanto a agenda de indicadores dá um respiro por aqui, nos Estados Unidos, depois dos indicadores de inflação, agora é a vez dos dados de atividade, com grande chance de influência sobre os humores em Wall Street hoje.

Os números sobre as vendas no varejo e a produção industrial serão conhecidos ainda pela manhã e devem trazer novas pistas sobre a força da recuperação econômica nos EUA e o tão temido superaquecimento da economia por lá.

Exit mobile version