Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Larissa Vitória

Larissa Vitória

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

FII do mês

Os melhores fundos imobiliários para investir em agosto, segundo 10 corretoras

O campeão deste mês aparece pela primeira vez no topo das indicações desde o início deste formato de seleção

Larissa Vitória
Larissa Vitória
11 de agosto de 2021
6:07 - atualizado às 15:56
Selo Melhores Fundos Imobiliários 2 | Fundo Imobiliário Bresco Logística BRCO11 FIIs Magazine Luiza Fundo Imobiliário
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Não é só nos filmes da Disney que o vilão que aterrorizou a todos pode mudar e se tornar o herói da história em pouco tempo. No último mês, a recuperação dos fundos imobiliários mostrou que a trajetória de redenção também se aplica aos investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a reforma do Imposto de Renda começou a ser discutida, em junho, a proposta do governo de tributar os rendimentos distribuídos pelos FIIs caiu como uma bomba no setor. O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX), que já vinha sendo pressionado pelo novo ciclo de alta dos juros, fechou o mês com um tombo de 2,19%.

Porém, ainda na primeira quinzena de julho, o relator da proposta na Câmara, deputado Celso Sabino, costurou um acordo com a equipe econômica para tornar a reforma mais amigável aos investidores e manter a isenção dos dividendos distribuídos por fundos imobiliários.

Aliados às mudanças na proposta, o avanço da vacinação e a proximidade do fim das medidas de distanciamento — o Estado de São Paulo, por exemplo, planeja acabar com restrições de horários e ocupação na próxima terça-feira (17) — também trazem boas perspectivas para os segmentos mais afetados pela pandemia de covid-19, como shopping centers e escritórios.

Antes de continuar, um convite: fizemos no nosso Instagram uma breve análise sobre o CVBI11, fundo que pode pagar 9% de dividendo nos próximos 12 meses. Confira abaixo (e aproveite para seguir a página do Seu Dinheiro na rede social):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como resultado, o IFIX conseguiu apagar as perdas do mês anterior e avançou 2,51% em julho. Entre os segmentos, o destaque ficou para a alta de 4,43% dos escritórios no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segmento Rentabilidade em julho
Escritórios4,43%
Logístico/Industrial 2,53%
Híbridos/Outros2,52%
IFIX2,51%
Shoppings/Varejo2,42%
Recebíveis imobiliários2,24%
Fundos de fundos1,54%

Fonte: Santander

Fizemos também um vídeo sobre os fundos mais promissores para o restante de 2021. Confira abaixo (e aproveite para seguir o canal do Seu Dinheiro no YouTube para receber mais conteúdos como esse):

Os vilões de sempre

Porém, vale lembrar que os fundos imobiliários seguem pressionados pelas previsões de altas contínuas da taxa básica de juros. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumentou novamente a Selic em 1 ponto percentual em agosto, para 5,25% ao ano e já prometeu outro ajuste da mesma magnitude na próxima reunião.

Essa foi a quarta alta consecutiva da taxa, que, segundo os economistas consultados pelo BC para a última edição do Boletim Focus, deve seguir pressionada pela inflação e terminar 2021 em 7,25%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, conforme destaca a Órama na sua carteira recomendada de FIIs de agosto, o novo ciclo de alta nos juros também pode beneficiar os FIIs. “Uma Selic em 6%-7% e os níveis ainda baixos de juros reais de longo prazo seguem proporcionando um ambiente de estímulo macroeconômico importante ao mercado imobiliário, resultando em um horizonte favorável para continuidade da trajetória de retomada que o mercado vinha apresentando”, diz a corretora.

Além disso, os rendimentos que os fundos imobiliários devem distribuir ainda superariam a taxa básica de juros e o retorno dos títulos públicos atrelados ao IPCA. Atualmente, o dividend yield — indicador que mede o rendimento de um ativo a partir do pagamento de dividendos — do IFIX está em 7,62%.

Segmento Dividend yield anualizado
Recebíveis imobiliários11,34%
Fundos de fundos8,80%
Híbridos/Outros7,99%
Logístico/Industrial 7,62%
IFIX7,62%
Escritórios7,16%
Shoppings/Varejo5,53%

Fonte: Santander

Surpresa no pódio dos fundos imobiliários preferidos para agosto

Traçados os cenários, agora vamos aos fundos imobiliários mais recomendados aos investidores em agosto. O preferido desta vez foi o VBI CRI (CVBI11), que aparece pela primeira vez entre os campeões desde o início deste formato de seleção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundo havia tido um desempenho tímido em julho, com apenas uma indicação, mas deu a volta por cima e conquistou quatro corretoras. O VBI CRI permaneceu entre os favoritos do Santander e passou a integrar também o top três de Necton, Guide e Ativa Investimentos. 

Já o TG Ativo Real (TGAR11), campeão do mês passado, manteve três das indicações —  Órama, Santander e Terra — e caiu para a segunda posição.

Também vale uma menção ao empate de três fundos na terceira colocação. RBR Crédito Imobiliário Estruturado (RBRY11), CSHG Logística (HGLG11) e Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) receberam duas indicações cada.

Confira a seguir os três fundos preferidos de cada corretora entre os indicados nas suas respectivas carteiras recomendadas para agosto:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VBI CRI (CVBI11) — estreando entre os campeões

Enquanto o sopro do dragão inflacionário — o IPCA teve a maior alta para julho em quase 20 anos — assusta muitos investidores, quem aposta no campeão de indicações desse mês não tem tanto medo da alta de preços.

A razão para isso é que o VBI CRI (CVBI11) é um fundo que investe majoritariamente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Letras Hipotecárias (LH), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs), ativos cujo rendimento pode estar diretamente ligado à alta da inflação e das taxas de juros.

Para se ter uma ideia do impacto dos índices, na concentração por indexador do fundo, 62% fica com o IPCA, 36% em CDI, 1% em IGP-M. Com um portfólio composto por 30 ativos, a taxa média de alocação é: IPCA + 7,2%, IGP-M + 5,3% e CDI + 3,2%.

Segundo os analistas do Santander, esses percentuais levam a projeções de rendimentos atrativos. “Estimamos que [o yield] fique em 9,0% nos próximos 12 meses”, destaca o relatório do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O portfólio do fundo é considerado diversificado pelas corretoras. Mas, na divisão por segmentos, há uma concentração nos setores de Loteamentos e Residencial, que respondem por mais da metade do total dos investimentos. Confira abaixo os percentuais de alocação.

  • Loteamento (27%);
  • Residencial (24%);
  • Shoppings (20%);
  • Logística (20%);
  • Varejo (7%)
  • Educacional (1%). 

O Santander destaca que essa concentração pode ser um risco, já que os dois segmentos são mais sensíveis ao cenário econômico e “no caso dos shoppings, dado que ainda estão sofrendo os efeitos causados pela pandemia, poderá haver a necessidade de utilização de fundos de reservas e garantias adicionais nos títulos”.

O banco assegura, porém, que o produto segue uma política de crédito bem estruturada pela gestora e, com os recursos de sua 5ª emissão de cotas (R$ 396 milhões), “poderá diversificar ainda mais a carteira de recebíveis, aproveitando novas oportunidades do mercado”.

A emissão recente também é bem vista pela Necton. Em sua indicação, a corretora aponta que o fundo está com caixa para novas alocações, “o que vemos como oportunidade de aumento do dividend yield após os novos investimentos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Retrospectiva — Recebíveis estão com tudo

Com o alívio no setor em julho, a maior parte dos FIIs que fizeram parte dos top 3 das corretoras anotaram ganhos e, mais uma vez, os fundos de recebíveis imobiliários foram os destaques positivos do mês. O Átrio Reit Recebíveis Imobiliários (ARRI11) liderou a ponta das altas, com avanço de mais de 10%.

Já o campeão do mês passado e atual vice-campeão, TG Ativo Real (TGAR11), teve uma alta mais tímida, de 1,84%. Veja na tabela a seguir o desempenho de todos os fundos dos top 3 das corretoras no mês passado:

Conheça fundos imobiliários baratos, seguros e com bons dividendos para investir:

Carteiras recomendadas completas das corretoras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ONDA DE AQUISIÇÕES?

A corrida pelo “ouro do século 21”: acordo bilionário de terras raras da Serra Verde pode ser apenas o começo, prevê BTG  

23 de abril de 2026 - 19:11

Para os analistas, a Serra Verde acaba de inaugurar o que deve ser uma “onda de aquisições” em solo brasileiro

ENFERRUJOU?

Itaú BBA corta preços-alvo de CSN (CSNA3) e CSN Mineração (CMIN3); entenda o principal motivo para a decisão

23 de abril de 2026 - 17:06

Para o BBA, as preocupações com a alavancagem têm pressionado o desempenho da CSN. No ano, a CMIN3 caiu 7%, enquanto a Vale (VALE3) subiu 20%

NEM PAPEL, NEM TIJOLO

FoFs roubam a cena entre FIIs e lideram retornos no último ano, mostra índice da Rio Bravo; confira o desempenho dos setores

23 de abril de 2026 - 13:21

Por contarem com ativos de crédito e de tijolo na carteira, os Fundos de Fundos tendem a ter portfólios mais defensivos em momentos de instabilidade, segundo gestora

REFORÇO BILIONÁRIO

Carro já era? Tesla (TSLA34) quer triplicar investimentos em 2026 com a ambição de Elon Musk em se tornar uma potência de IA

23 de abril de 2026 - 11:57

A fabricante de carros elétricos aumentou o plano de aportes para US$ 25 bilhões neste ano, com foco em robotáxis, robôs humanoides, caminhão elétrico e fábrica de chips de inteligência artificial

NOVO VALOR

Small cap da bolsa recalcula dividendos de R$ 150 milhões após recompra de ações; veja novas datas e valores por papel

23 de abril de 2026 - 11:03

A Iguatemi (IGTI11) atualizou, na noite de quarta-feira (22), os dividendos que serão pagos ao longo de 2026

ESTRATÉGIA DE ELITE

Segredo de R$ 5 bilhões: a regra de ouro dos multimilionários para proteger o patrimônio (e como você pode copiar)

23 de abril de 2026 - 6:04

Quer investir como um magnata? O segredo está na diversificação inteligente e no patrimônio integrado; confira as lições da Ghia para preservar capital mesmo em tempos de guerra

O QUE COMPRAR AGORA

A mamata da bolsa acabou? Ibovespa pode chegar nos 210 mil pontos, segundo o BofA, mas as ações já não estão baratas

22 de abril de 2026 - 17:29

O Bank of America elevou o alvo para o Ibovespa em 2026, mas lembra que o rali é carregado por gigantes da bolsa brasileira e pelo fluxo aumentado de estrangeiros fazendo negócios por aqui

NA PONTA DO GIZ

Yduqs, Cogna, Ânima, Ser… empresas de educação devem sofrer no 1T26; veja quem ganha e quem perde, segundo o BofA

22 de abril de 2026 - 16:21

Em algumas empresas, os programas híbridos e presenciais devem absorver parte das quedas de matrículas do ensino à distância

O VAIVÉM DA TRÉGUA

Trump leva turbulência aos mercados, coloca bolsas em zona de perigo e faz o petróleo decolar

21 de abril de 2026 - 17:35

O temor de que o grande acordo prometido pelo presidente norte-americano não saia do papel — dando lugar à prontidão militar — fez os investidores apertarem o botão de venda

NO BALANÇO DAS HORAS

Do ouro e prata ao cobre e níquel, o tic-tac do cessar-fogo derruba commodities metálicas 

21 de abril de 2026 - 15:53

A notícia de que as conversas entre Washington e Teerã estariam suspensas chegou minutos antes do fechamento, funcionando como um gatilho para ampliar as perdas

INFLAÇÃO VIROU ALIADA?

O FII que paga IPCA + quase 10% ao ano: por que a XP segue comprada no KNIP11

21 de abril de 2026 - 12:00

Para analistas, fundo imobiliário de CRIs combina perfil defensivo, IPCA e gestão forte para entregar renda consistente em cenário incerto

FLUXO GLOBAL

Brasil é o emergente preferido dos estrangeiros na América Latina — mas a bolsa que mais dispara em 2026 fica do outro lado do mundo

20 de abril de 2026 - 13:05

Apesar do fluxo bilionário para o Ibovespa, uma bolsa na Ásia já disparou mais de 50% no ano e lidera o ranking global entre os emergentes

ATÉ MAIS TARDE

O bitcoin não dorme — e a B3 quer acompanhar: bolsa estende pregão de criptomoedas e ouro até 20h

20 de abril de 2026 - 9:54

Com cripto operando 24/7 lá fora, mudança busca aproximar o investidor local do ritmo global do mercado; veja o que muda na prática

MERCADOS HOJE

Petróleo salta com nova escalada no Oriente Médio e pressiona bolsas globais. Por que o mercado entrou em alerta?

20 de abril de 2026 - 9:21

Escalada das tensões reacende temor sobre oferta da commodity e pressiona ativos globais na abertura da semana; veja o que mexe com os mercados hoje

BULL MARKET

A tendência de alta do Ibovespa é consistente e o índice de ações pode ultrapassar os 225 mil pontos, segundo o Daycoval

18 de abril de 2026 - 10:45

A posição do Brasil no contexto geopolítico, de guerra e pressão inflacionária, favorece a entrada de mais investidores globais nos próximos meses

PATINHO FEIO

Ibovespa voa, mas Small Caps ficam para trás — e distância entre um índice e outro é a maior em 20 anos

17 de abril de 2026 - 19:01

O índice das ações medianas não entrou no apetite dos estrangeiros e, sem os locais, os papéis estão esquecidos na bolsa

NÃO É QUALIDADE

Fleury (FLRY3): os dois motivos que fizeram o BTG desistir da recomendação de compra — e quem é a queridinha do setor

17 de abril de 2026 - 18:18

Embora o banco veja bons resultados para a companhia, há outras duas ações do setor de saúde que são as preferidas para investir

OPERAÇÃO BILIONÁRIA

O mercado parou para ler: carta de Bill Ackman detalha a estratégia por trás do IPO duplo da Pershing Square

17 de abril de 2026 - 17:31

Conhecido como “discípulo de Warren Buffet”, ele reforça que o modelo da Pershing Square se baseia em investir no longo prazo em poucas empresas de alta qualidade, com forte geração de caixa e vantagens competitivas duráveis

MERCADOS

Petrobras (PETR4) no olho do furacão: a trégua que virou pesadelo para as petroleiras, drenou o Ibovespa e fez o dólar flertar com os R$ 5,00 

17 de abril de 2026 - 12:54

O cessar-fogo no Líbano e a abertura do Estreito de Ormuz pelo Irã derrubaram o petróleo, que já chegou a cair 14% nesta sexta-feira (17), e mexeu com as bolsas aqui e lá fora

ENCHEU O CARRINHO

Vai cair na conta? FII da XP compra 6 galpões logísticos por R$ 919 milhões; veja como ficam os dividendos

17 de abril de 2026 - 11:22

Com as aquisições, o XPLG11 passa a ter um patrimônio líquido de aproximadamente R$ 5,4 bilhões, distribuído em 31 empreendimentos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia