🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
Graduado em Jornalismo pela USP, passou pelas redações de Bloomberg e Estadão.
finalmente, ela chegou ao congresso

Governo apresenta 1ª fase de reforma tributária com projeto de unificação de PIS e Cofins; conheça detalhes

Proposta entregue hoje pelo ministro da Economia aos presidentes da Câmara e do Senado é a primeira parte de uma proposta mais ampla e segue a mesma base dos projetos já em discussão na Comissão Mista, formada por senadores e deputados

Jasmine OlgaFelipe Saturnino
Jasmine Olga, Felipe Saturnino
21 de julho de 2020
16:33 - atualizado às 11:00
Paulo Guedes
O ex-ministro Paulo Paulo Guedes em audiência na CAE do Senado - Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

A reforma tributária está oficialmente de volta aos holofotes. O ministro da Economia, Paulo Guedes, apresentou nesta terça-feira (21), a primeira fase de uma proposta do governo para a reforma do sistema tributário brasileiro, ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Uma série de propostas mais amplas devem se seguir.

Neste primeiro momento, o governo propõe a unificação das cobranças do PIS (programa integração social) e Cofins (contribuição da seguridade social), criando a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), que deverá ter alíquota de 12%, segundo o texto da proposta.

Na proposta do governo, o CBS corresponde ao chamado Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual, de competência federal. O ministro da Economia, Paulo Guedes, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), também manifestou apoio ao IVA estadual, conteúdo previsto na PEC 45.

Em vez de enviar outra PEC ao Congresso, que já discute duas relativas à reforma tributária — uma na Câmara e outra no Senado — , Guedes esclareceu que o governo enviará outros projetos, referentes a dividendos, Imposto sobre os Produtos Industrializados e Imposto de Renda, que podem ser trabalhados e acoplados a elas.

O chefe da pasta da Economia reforçou o esforço conjunto de Câmara e Senado, que tiveram "boa vontade" com o Executivo, na apresentação do projeto e voltou a dizer que o Congresso é reformista.

A proposta do governo seguirá para discussão na Comissão Mista formada por senadores e deputados e que discute a pauta.

O projeto de unificar as contribuições do PIS e Cofins em um tributo nos moldes de um Imposto de Valor Agregado (IVA) é semelhante ao que consta tanto na proposta em discussão na Câmara quanto na do Senado. Os textos se baseiam na proposta e nota técnica formulada pelo Centro de Cidadania Fiscal.

No entanto, os textos já em análise na Comissão Especial incluem também o IPI, ICMS e ISS, de competência estadual e municipal, pelo Imposto sobre bens e consumo (IBS) e não somente os de competência federal, como o proposto pelo governo.

As próximas fases do projeto de reforma do governo devem incluir mudanças no IPI, alteração nas cobranças do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas - com a tributação de dividendos -, e a criação de um novo imposto sobre pagamentos, parecido com a extinta CPMF e que encontra grande resistência no Congresso.

Fique de olho, investidor

O andamento da reforma tributária já vem mexendo com os mercados. Na semana passada, a bolsa brasileira ganhou um fôlego extra após Guedes informar que o texto seria entregue nesta terça-feira.

Para Victor Scalet, analista político da XP Investimentos, embora a reforma tributária não seja uma 'condição necessária', como era a reforma da Previdência, ela é essencial para simplicar o modelo atual de tributação, simplificando o pagamento de impostos no país.

Larissa Luzia Longo, pesquisadora do Centro de Cidadania Fiscal e do Núcleo de Tributação do Insper, explica que o atual sistema tributário brasileiro prejudica a competitividade e o crescimento, gerando grande incerteza jurídica. Para a pesquisadora, por mais que seja a positivo o governo apresentar posicionamento oficial , "uma reforma mais ampla é capaz de apresentar melhores resultados no aperfeiçoamento da tributação sobre o consumo no Brasil".

Scalet, da XP, comenta que os efeitos secundários da reforma tributária são muito difíceis de se calcular neste momento inicial, mas o ganho de produtividade e competitividade são positivos, destravando um grande potencial de crescimento econômico no médio e longo prazo. Além disso, em um primeiro momento o mercado financeiro vê o avanço das conversas em torno de uma reforma tributária como um sinal de que governo e Congresso estão trabalhando para seguir com as reformas necessárias, principalmente para os investidores estrangeiros, que acompanham de perto o status das reformas estruturais.

O analista ainda ressalta que nesta próxima fase, os setores que acreditam que serão mais impactados de forma negativa devem batalhar para alterar a proposta e não vê a pauta sendo aprovada nas duas casas em 2020. Scalet ressalta que embora ainda não seja possível apontar os ganhadores e perdedores da proposta, a tendência é que o setor industrial observe uma tributação menor e a carga tributária aumente no setor de serviços.

Para Conrado Magalhães, analista político da Guide Investimentos, deve surgir a resistência de setores da economia que saem perdendo com a proposta apresentada pelo governo. Ele também pontua que o ideal seria um IVA que unificasse mais tributos, mas disse que o movimento é positivo e demonstra que o governo está comprometido com as reformas.

Enquanto isso, o mercado também fica de olho na proposta do governo sobre a taxação dos dividendos, que deverá acontecer nas próximas fases. "Estima-se que a tributação de dividendos seja de 15%, trazendo impactos nos investimentos", diz Alamy Candido, advogado tributarista, sócio do Candido Martins Advogados. "Para quem investe em ações, a preocupação de que os lucros passarão a ser tributados pode ser inicial, mas se a medida em si melhorar economia os lucros poderão ser maiores, o que minimizaria os efeitos da tributação."

Divergências

Nas últimas semanas, antes mesmo do ministro Paulo Guedes confirmar o envio da proposta, diversos ruídos políticos movimentaram a pauta e muito se falou sobre a possibilidade de se criar um tributo similar a CPMF, incidindo sobre pagamentos eletrônicos.

Enquanto Guedes e Alcolumbre se mostraram favoráveis, Rodrigo Maia se colocou contra a proposta. Em evento realizado pela XP Investimentos na semana passada, Guedes voltou a defender uma tributação com base mais ampla, como a do comércio eletrônico, mas negou se tratar de uma nova CPMF.

A apresentação fatiada da reforma tributária também é uma forma de não gastar capital político com temas desgastantes e que podem ser de difícil consenso. No mesmo evento, o ministro justificou a escolha por começar a reformar em um ponto comum ao que já vem sendo discutido na Comissão Especial. “Se começarmos sobre o que nos desune, a reforma tributária vai acabar antes de começar” . A criação do novo imposto deve ser encaminhado nas fases seguintes da reforma tributária.

Conheça as duas outras propostas já em discussão em Brasília e que servem de base para a proposta do governo.

Proposta da Câmara - PEC 45/2019

A PEC 45/2019 discutida na Câmara dos Deputados é a mais antiga das três propostas e está em tramitação desde abril de 2019, tendo sido apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-BA).

A principal inovação é a simplificação de cinco impostos em um, sendo três impostos federais - imposto sobre produtos industrializados (IPI), contribuição da seguridade social (Cofins), programa integração social (PIS) -, um estadual -, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) (estadual) e o imposto sobre serviços (ISS). Os tributos passariam a constar no imposto sobre bens e serviços (IBS).

O IBS foi moldado como um imposto de valor agregado (conhecido como IVA) e já implementado em mais de 160 países. Segundo a proposta, o IBS incidirá sobre a produção e consumo de bens e serviços, com característica não-cumulativa. A arrecadação do tributo será dividida entre União, estados e municípios, com cada ente federativo livre para reajustar a sua parcela da alíquota. Em casos de transações entre estados e municípios, vale a alíquota do local de destino. A produção não é tributada.

A PEC 45 ainda prevê a criação de um imposto seletivo, que também incide sobre bens e serviços, mas que só incide sobre produtos específicos, como bebidas alcóolicas e cigarro. Neste caso, a receita é de competência federal. O texto prevê duas regras de transição para a implantação do sistema. A primeira, com duração de 10 anos é relativa à substituição dos impostos. A segunda regra de transição diz respeito à repartição das receitas e levaria 50 anos. Durante os vinte primeiros anos a receita atual é mantida, corrigida pela inflação. Nos trinta anos restantes o valor arrecadado com o IBS é destina ao estado ou município de destino.

Proposta do Senado - PEC 110/2019

A proposta do Senado propõe a criação de dois impostos do tipo IVA, o mesmo modelo que serve de base para o texto da Câmara e do governo, e é baseada no relatório do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, de 2018.

Com a PEC 110/2019, deixariam de existir o IPI, imposto sobre operações financeiras (IOF), programa integração social (PIS), programa de formação do patrimônio do servidor público (Pasep), contribuição para o financiamento da seguridade social (Cofins), salário-educação e CIDE-Combustíveis - de competência federal -, imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) - de competência estadual -, e o imposto sobre serviços (ISS) - municipal.

Os dois novos impostos criados também incidiriam sobre bens e serviços. O IBS seria de competência estadual, enquanto o imposto seletivo sobre bens específicos - como combustíveis, álcoolicos, cigarros, telecomunicações e energia elétrica - seria de competência federal. Para definir quais serão os produtos afetados pelo imposto seletivo, será preciso uma nova lei estadual.

O IBS, embora de competência estadual será administrado por uma associação independente de fiscos estadual. A proposta do Senado também prevê a extinção de mais um tributo - o CSLL, que passaria a fazer parte do Imposto de Renda, com as ampliações das alíquotas do IR.

Nesta proposta, o período de transição é dividido em três etapas e terá duração total de 15 anos, quando os dois modelos co-existirão durante um tempo antes do desaparecimento total do antigo sistema.

*colaborou Felipe Saturnino

Compartilhe

ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO

Entrada da casa própria vai sair de graça? Governo libera verba para que parlamentares quitem parte de imóveis do Casa Verde e Amarela em suas regiões

11 de setembro de 2022 - 13:04

Uma brecha na lei de criação do programa habitacional permitirá o uso de emendas parlamentares para reduzir ou quitar a entrada nos financiamentos

IMPASSE CONTINUA

Vitória do governo ameaçada? FUP vai à Justiça para anular resultado de assembleia que elegeu novo conselho da Petrobras (PETR4)

19 de agosto de 2022 - 20:20

A FUP vai centrar argumentação contra a eleição a conselheiros de dois nomes barrados pelo Comitê de Elegibilidade da estatal

A CONTRAGOSTO

Indicados pelo governo — incluindo dois nomes barrados pela Petrobras (PETR4) — são aprovados para conselho de administração da estatal

19 de agosto de 2022 - 16:22

Jônathas Castro e Ricardo Soriano foram rejeitados pelos órgãos de governança da companhia, mas eleitos hoje com os votos da União

Alguém tem que pagar...

Governo vai baixar preço do diesel e da gasolina com novo decreto, mas medida atrasará cumprimento de metas ambientais

22 de julho de 2022 - 13:08

A notícia é ruim para o meio ambiente, mas boa para os caminhoneiros: segundo o ministro de Minas e Energia o decreto provocará um queda de mais de R$ 0,10 na gasolina e no diesel

PRÉVIA DO BALANÇO

Petrobras (PETR4) registra queda na produção do segundo trimestre — veja o que atrapalhou a estatal

21 de julho de 2022 - 18:24

Considerado uma “prévia” do balanço, o relatório mostra que a petroleira produziu 2,65 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed)

SUGESTÃO REJEITADA

Governo ignora parecer da Petrobras (PETR4) e indicará dois nomes barrados pela estatal para o conselho de administração

20 de julho de 2022 - 20:00

Jônathas de Castro, secretário da Casa Civil e Ricardo Soriano de Alencar, Procurador-Geral da Fazenda Nacional, foram bloqueados por conflito de interesses

MAIS UM FIASCO?

Bolsonaro promete 50 embaixadores em reunião para falar de fraude em urnas eletrônicas, mas Estados Unidos, Japão e Reino Unido não confirmam presença

17 de julho de 2022 - 17:16

Os presidentes do STF e TSE também devem faltar ao encontro, convocado pelo presidente para discutir a nunca comprovada fraude nas eleições de 2014 e 2018

ELEIÇÕES 2022

As alianças se consolidam: Rodrigo Garcia e Tarcísio selam acordos na disputa por um lugar no segundo turno em São Paulo

8 de julho de 2022 - 11:55

Tarcísio de Freitas (Republicanos) consegue apoio de Kassab; Rodrigo Garcia (PSDB) fecha com União Brasil

DESESTATIZAÇÃO NA B3

Barrados no baile: com IPO suspenso pela justiça, Corsan e governo do RS estudam medidas para retomar privatização

7 de julho de 2022 - 19:33

Os planos da estatal de saneamento do Rio Grande do Sul foram barrados pelo Tribunal de Contas do Estado, que pede ajustes na modelagem da oferta

POLÊMICA NA ESTATAL

Caixa revela que sabia de denúncia de assédio contra Pedro Guimarães desde maio e aponta presidente interina

30 de junho de 2022 - 20:14

A Corregedoria aguardou até que o denunciante apresentasse um “conjunto de informações” suficiente para prosseguir com a investigação contra Pedro Guimarães

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies