Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa
Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

Depois de um dia marcado por especulações de até quando Pedro Guimarães permaneceria na presidência da Caixa Econômica Federal, o executivo entregou no final desta quarta-feira (29) uma carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro.
Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual e aproveitou a oportunidade para rebater as acusações.
"Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio. As acusações noticiadas não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal", declarou ele na carta publicada em seu perfil no Instagram. Veja abaixo:
O ex-presidente da Caixa explicou que deixou o cargo para não prejudicar a Caixa ou o "governo sendo alvo para rancor político".
Aliados de Bolsonaro cobraram uma reação rápida para evitar que o escândalo respingue na candidatura do presidente da República à reeleição. Segundo pesquisas, um dos públicos com maior rejeição a Bolsonaro é o feminino.
Leia Também
Pedro Guimarães conduziu evento da Caixa mais cedo
Mais cedo, mesmo sob pressão para deixar imediatamente o cargo, Pedro Guimarães conduziu um evento do banco em Brasília; jornalistas foram impedidos de entrar no espaço.
O executivo apareceu acompanhado da esposa e nada disse sobre as acusações. Ao falar para a plateia de funcionários, alegou que tinha um relacionamento profissional "pautado na ética".
Sucessora escolhida
Antes mesmo da oficialização da demissão de Pedro Guimarães, o nome do próximo comandante da Caixa já havia sido escolhido. De acordo com fontes citadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ele será sucedido por Daniella Marques.
Parceira de longa data do ministro da Economia, Paulo Guedes, Daniella Marques chefia atualmente a secretaria especial de produtividade e competitividade da pasta.
Antes de ingressar na equipe econômica, Daniella Marques trabalhou com Guedes na Bozano Investimentos. Ela entrou no Ministério da Economia pouco depois da posse de Guedes.
Ela começou como assessora especial do ministro antes de ser alçada a secretária especial de produtividade e competitividade em fevereiro de 2022. Nos últimos anos, tinha cadeira cativa nas negociações entre o Palácio do Planalto e o Congresso em assuntos do interesse do Ministério da Economia.
De acordo com Lauro Jardim, a opção por Daniella Marques frustrou a intenção do Centrão de indicar o próximo presidente da Caixa Econômica Federal.
Fontes citadas pela jornalista Carla Araújo, do UOL, disseram que a escolha de Daniella para o cargo foi considerada “um golaço”, numa tentativa de passar a mensagem de que o presidente Jair Bolsonaro não compactuaria com situações de assédio sexual.
CRESCIMENTO BOM PRA CACHORRO
Petz Cobasi (AUAU3) tem mais dinheiro em caixa — vêm mais dividendos por aí? Entenda os planos da empresa para gerar mais retorno
9 de setembro de 2026 - 6:11FAXINA NO ARMÁRIO
Enjoei (ENJU3) vai desapegar dos centavos com grupamento de ações na razão de 10 para 1
8 de setembro de 2026 - 20:04TROCA DE GUARDA
Marcos Cruz assume oficialmente como CEO da Tenda (TEND3); saiba o que muda na construtora
8 de setembro de 2026 - 19:15TESOURA NAS ESTIMATIVAS
BofA corta apostas em bancos, mas vê espaço para alta em Itaú, BTG e mais 3 ações; veja quais
8 de setembro de 2026 - 18:24EXPANSÃO INTERNACIONAL
Inter chega à Argentina com conta em dólar e acesso a Wall Street; veja o que está por trás da estratégia
8 de setembro de 2026 - 16:23ASSÉDIO ELEITORAL?
“Vocês vão ter que arranjar outro emprego”: a frase que levou o MPT para cima do “Véio da Havan”.
8 de setembro de 2026 - 11:11INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Sucessor de Warren Buffett diz como Berkshire Hathaway vai ganhar dinheiro com IA (a resposta não está só na bolsa)
7 de setembro de 2026 - 15:35FILHA DO DIVÓRCIO
Farm vale mais que a Azzas (AZZA3) na bolsa? Marca deve receber propostas neste mês após ruptura entre Arezzo e Soma, diz jornal
7 de setembro de 2026 - 10:35FALÊNCIA
190, 192 e 193: Anatel autoriza venda da telefonia fixa da Oi (OIBR3) por R$ 60 milhões
7 de setembro de 2026 - 9:20DE OLHO NAS DÍVIDAS
Adeus, CSN Cimentos? Novo CEO da CSN (CSNA3) prepara venda de ativos bilionários, diz jornal
6 de setembro de 2026 - 12:55PODCAST TOUROS E URSOS
Por que tantas empresas estão quebrando no Brasil?
6 de setembro de 2026 - 11:15AGENTES DE IA
O próximo concorrente de Visa e Mastercard pode não ser um banco, mas uma inteligência artificial
5 de setembro de 2026 - 14:55BENEFÍCIOS
A próxima batalha dos bancos é pelo mercado de vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA)
5 de setembro de 2026 - 13:22PERDEU O ENTUSIASMO
Intelbras (INTB3): ação ainda pode subir 22%, mas JP Morgan já não recomenda compra; confira os motivos
4 de setembro de 2026 - 17:42GORDURA NO CAPITAL?
Méliuz (CASH3) diz que tem capital demais e quer ‘cortar’ R$ 160 milhões da própria conta; entenda
4 de setembro de 2026 - 16:37Conteúdo BTG Pactual
Em busca do próximo milionário: A maior competição de trading do país encerra as inscrições em 6 de setembro; veja como se inscrever
4 de setembro de 2026 - 16:00TOUROS E URSOS #286
Casas Bahia, Habib’s e mais: por que tantas empresas no Brasil estão quebrando?
4 de setembro de 2026 - 15:33MUDANÇAS EM BRASÍLIA
IRB (IRBR3): essa mudança de lei pode colocar mais de 20% de valorização no bolso de quem tem a ação; entenda
4 de setembro de 2026 - 11:02NOVA PROVA DE FOGO?
Sabesp (SBSP3) decepcionou no 2T26, mas ação ainda pode subir 40%; XP revela o que falta para destravar a alta
4 de setembro de 2026 - 10:30EXPANSÃO INTERNACIONAL