A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-30T15:47:16-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
CONTROLE DE DANOS

Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

29 de junho de 2022
18:22 - atualizado às 15:47
Pedro Guimarães Caixa
(Brasília - DF, 07/01/2019) Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. - Imagem: Alan Santos/PR

Depois de um dia marcado por especulações de até quando Pedro Guimarães permaneceria na presidência da Caixa Econômica Federal, o executivo entregou no final desta quarta-feira (29) uma carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro.

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual e aproveitou a oportunidade para rebater as acusações.

"Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio. As acusações noticiadas não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal", declarou ele na carta publicada em seu perfil no Instagram. Veja abaixo:

O ex-presidente da Caixa explicou que deixou o cargo para não prejudicar a Caixa ou o "governo sendo alvo para rancor político".

Aliados de Bolsonaro cobraram uma reação rápida para evitar que o escândalo respingue na candidatura do presidente da República à reeleição. Segundo pesquisas, um dos públicos com maior rejeição a Bolsonaro é o feminino.

Pedro Guimarães conduziu evento da Caixa mais cedo

Mais cedo, mesmo sob pressão para deixar imediatamente o cargo, Pedro Guimarães conduziu um evento do banco em Brasília; jornalistas foram impedidos de entrar no espaço.

O executivo apareceu acompanhado da esposa e nada disse sobre as acusações. Ao falar para a plateia de funcionários, alegou que tinha um relacionamento profissional "pautado na ética".

Sucessora escolhida

Antes mesmo da oficialização da demissão de Pedro Guimarães, o nome do próximo comandante da Caixa já havia sido escolhido. De acordo com fontes citadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, ele será sucedido por Daniella Marques.

Parceira de longa data do ministro da Economia, Paulo Guedes, Daniella Marques chefia atualmente a secretaria especial de produtividade e competitividade da pasta.

Antes de ingressar na equipe econômica, Daniella Marques trabalhou com Guedes na Bozano Investimentos. Ela entrou no Ministério da Economia pouco depois da posse de Guedes.

Ela começou como assessora especial do ministro antes de ser alçada a secretária especial de produtividade e competitividade em fevereiro de 2022. Nos últimos anos, tinha cadeira cativa nas negociações entre o Palácio do Planalto e o Congresso em assuntos do interesse do Ministério da Economia.

De acordo com Lauro Jardim, a opção por Daniella Marques frustrou a intenção do Centrão de indicar o próximo presidente da Caixa Econômica Federal.

Fontes citadas pela jornalista Carla Araújo, do UOL, disseram que a escolha de Daniella para o cargo foi considerada “um golaço”, numa tentativa de passar a mensagem de que o presidente Jair Bolsonaro não compactuaria com situações de assédio sexual.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Magalu (MGLU3) dispara, BC amigo das criptomoedas e outros destaques do dia

12 de agosto de 2022 - 19:07

O mercado financeiro começou a semana olhando aterrorizado para os céus. Já era esperado que os dias fossem marcados pelo avistamento de dragões no ar, mas não se sabia ao certo o tamanho da encrenca que precisaria ser enfrentada.  Com traumas dos episódios recentes, quando a cada mês a ameaça se mostrava maior e mais […]

FECHAMENTO DO DI

Alívio com inflação leva Ibovespa a subir 6% na semana; Magazine Luiza (MGLU3), Hapvida (HAPV3) e Via (VIIA3) disparam após balanço

12 de agosto de 2022 - 18:41

Os indicadores melhores do que o esperado deram um respiro para o Ibovespa nesta semana; dólar caiu quase 2%

SEMANA EM CRIPTO

Ethereum (ETH) rouba a cena e dispara 14%, mas bitcoin (BTC) encerra semana acima dos US$ 24 mil; saiba o que esperar das criptomoedas

12 de agosto de 2022 - 17:56

O otimismo com a atualização do éter, as sanções ao Tornado Cash e o real digital são alguns dos destaque da semana

FEBRABAN TECH 2022

Setor financeiro melhora planos para o metaverso e já fala em criptomoedas como ‘espinha dorsal’ do processo — mas isso vai levar algum tempo; entenda

12 de agosto de 2022 - 17:40

O Febraban Tech 2022 foi realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, em São Paulo; confira alguns destaques

COM PASSAGENS DE SAÍDA

Cinco empresas chinesas vão retirar seus ADRs da Bolsa de Nova York — saiba por quê

12 de agosto de 2022 - 17:02

As estatais anunciaram planos de retirada voluntária de seus ADRs ainda neste mês; a decisão acontece em meio à desacordo entre os órgãos reguladores da China e dos EUA

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies