A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-30T20:16:54-03:00
Larissa Vitória
Larissa Vitória
É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
POLÊMICA NA ESTATAL

Caixa revela que sabia de denúncia de assédio contra Pedro Guimarães desde maio e aponta presidente interina

A Corregedoria aguardou até que o denunciante apresentasse um “conjunto de informações” suficiente para prosseguir com a investigação contra Pedro Guimarães

30 de junho de 2022
20:14 - atualizado às 20:16
Caixa; Pedro Guimarães
Imagem: Shutterstock

Uma das acusações de assédio que derrubou Pedro Guimarães do cargo de presidente foi recebida pelo canal de denúncias da Caixa Econômica Federal em maio deste ano. É o que revela uma nota do conselho de administração da instituição, divulgada na noite desta quinta-feira (30).

O canal, que é gerido por uma entidade externa, recebeu a denúncia anônima no mês anterior e intermediou os contatos entre o denunciante e a companhia para preservar o anonimato.

"Somente no dia 28 de junho o denunciante apresentou um conjunto de informações suficiente para o prosseguimento da apuração interna no âmbito da Corregedoria", diz a nota.

A data citada foi a mesma em que o conselho da Caixa tomou conhecimento sobre a possível existência de uma investigação do Ministério Público Federal contra Guimarães.

"No mesmo dia, o presidente do CA solicitou formalmente ao Comitê de Auditoria que buscasse informações sobre a existência de apuração quanto aos mesmos fatos no âmbito interno da Caixa, para que o Conselho pudesse tomar ciência do tema e deliberar as próximas medidas que deveriam ser adotadas", explica o órgão.

Na reunião de hoje, o conselho determinou o prosseguimento da apuração da denúncia pela corregedoria e deliberou pela contratação de uma empresa independente para "promover investigações complementares".

Presidente Interina da Caixa apontada

Além de revelar mais detalhes sobre as investigações externas da conduta de Pedro Guimarães, o comunicado também esclareceu quem ficará no comando da Caixa até que Daniella Marques, nome escolhido pelo governo, assuma a chefia.

"O Conselho decidiu ainda designar a Vice-Presidente de Habitação, Henriete Alexandra Sartori Bernabé, para responder pela presidência da Caixa Econômica Federal até a posse da futura Presidente".

Marques deve assumir o cargo na próxima terça-feira (5), segundo informações do Broadcast. De acordo com a nota do banco estatal, os procedimentos internos de elegibilidade "estão sendo iniciados".

Pedro Guimarães nega acusações

Pedro Guimarães deixou a presidência da Caixa na última quarta-feira (29) em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual.

Na ocasião, o executivo publicou uma carta pública em seu instagram para comunicar a entrega do cargo e aproveitou a oportunidade para rebater as acusações.

"Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio. As acusações noticiadas não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal", declarou ele na carta publicada em seu perfil no Instagram. Veja abaixo:

O ex-presidente da Caixa explicou que pediu demissão para não prejudicar a Caixa ou o "governo sendo alvo para rancor político".

Aliados de Bolsonaro cobraram uma reação rápida para evitar que o escândalo respingue na candidatura do presidente da República à reeleição. Segundo pesquisas, um dos públicos com maior rejeição a Bolsonaro é o feminino.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) sente pressão do Fed e recua na semana, enquanto ethereum (ETH) sustenta alta impulsionada pela “The Merge”; entenda

18 de agosto de 2022 - 20:25

O ethereum (ETH) vence a letargia do mercado hoje ainda impulsionado pela The Merge, atualização que, segundo analista, foi enfim “descoberta” pelo mercado

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro aparece no retrovisor de Lula, mas petista ainda pode levar no primeiro turno, segundo Datafolha

18 de agosto de 2022 - 20:00

Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o início oficial da campanha presidencial, que começou há dois dias

REBATEU FAKE NEWS

“Estou meio acostumada a tomar paulada”: Luiza Trajano fala sobre política, empreendedorismo e os desafios do Magalu (MGLU3)

18 de agosto de 2022 - 19:13

A empresária rebateu alguns dos principais boatos que envolvem o seu nome e comentou as perspectivas do varejo no TAG Summit 2022

MAIS UM PASSO

Unindo os jalecos: acionistas do Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) aprovam a fusão entre as companhias

18 de agosto de 2022 - 19:12

Os acionistas de Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) deram aval para a junção dos negócios das companhias; veja os detalhes

o melhor do seu dinheiro

Ibovespa faz o dever de casa, o futuro das petroleiras e quem vai ficar com Congonhas; confira os destaques do dia

18 de agosto de 2022 - 18:40

Passado o grande evento da semana — a divulgação de ontem (17) da ata da última reunião do Federal Reserve — os investidores tiveram pouco com o que trabalhar nesta quinta-feira (18), levando as bolsas globais a mais um dia de muita volatilidade.  A cautela inicial em Nova York e a subida dos juros futuros […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies