Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Proposta de fusão

Luiz Barsi se posiciona contra oferta da Eneva pela AES Tietê em carta a acionistas

Um dos maiores individuais da bolsa, Barsi criticou a falta de informações sobre como ficará o pagamento de dividendos após a combinação das empresas e defendeu busca por ofertas concorrentes

Luiz Barsi
Luiz Barsi - Imagem: Facebook/Reprodução

Luiz Barsi Filho, um dos maiores investidores individuais da bolsa brasileira e acionista minoritário da AES Tietê, se manifestou contra a proposta de combinação dos negócios lançada pela Eneva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Barsi revelou a posição em uma carta aos demais acionistas da empresa geradora de energia. Ele comparou a Eneva a um jacaré de boca aberta à espera da presa perfeita.

“A AES Tietê é o passarinho prestes a ser devorado e a Eneva, o exímio predador” – Luiz Barsi

A oferta da Eneva foi lançada no começo de março, e prevê o pagamento em ações da própria Eneva mais R$ 2,7 bilhões em dinheiro aos acionistas da AES Tietê, cuja administração trata o negócio como uma oferta hostil.

Na época do anúncio, o valor total representava um prêmio de 13,3% sobre as cotações das units da AES Tietê (TIET11), que é controlada pelo grupo norte-americano AES e pela BNDESPar.

Mas para Luiz Barsi, a empresa pode valer mais do que a proposta da Eneva. “Ela não é a única empresa no setor cuja fusão faria sentido. Já imaginaram uma combinação de negócios com a Engie, ou CESP?”, escreveu.

Leia Também

DIAS DIFÍCEIS NA BOLSA

Com a bolsa em sangria, Hapvida (HAPV3) despenca mais de 30% nesta semana; quais ações se safaram?

PESSIMISMO NO MERCADO

Mais um balde de água fria: consultoria gringa recomenda fugir das ações brasileiras — e a culpa é do governo Lula

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investidor defendeu a busca por ofertas concorrentes e citou o caso da Eletropaulo, vendida para a Enel após uma ferrenha disputa com a Iberdrola. “Sejamos o jacaré e não o passarinho”, afirmou.

Barsi também criticou a falta de informações na oferta sobre como ficará o pagamento de dividendos da empresa fruto da combinação. A AES Tietê é uma conhecida distribuidora de dividendos da bolsa.

Já a Eneva é uma empresa que renasceu depois quase quebrar quando ainda se chamava MPX e pertencia ao empresário Eike Batista. Hoje os principais acionistas da companhia são a Cambuhy Investimentos e o BTG Pactual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 13 de agosto de 2026 - 15:45
Shopee investe R$ 36 milhões em cupons de desconto e entra na guerra da Black Friday Foto: Dado Ruvic/Reuters 10 de agosto de 2026 - 12:41
Uma barra de ouro flutua sobre uma mão aberta. O fundo da foto é escuro e a barra é iluminada por luzes douradas 9 de agosto de 2026 - 15:38
A B3 lança o Índice Tesouro Selic B3 8 de agosto de 2026 - 8:41
7 de agosto de 2026 - 14:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar