O Reino Unido e a União Europeia fecharam nesta quinta-feira (24) um acordo para definir sua relação comercial após o Brexit. A saída do país do bloco europeu ocorreu no início do ano, mas até o fim de 2020 valiam regras comerciais definidas para um período de transição.
O acordo era esperado pelos mercados e trouxe otimismo para as bolsas da Europa e dos Estados Unidos na véspera do Natal. Veja aqui a cobertura dos mercados nesta quinta-feira (24).
O anúncio do fechamento do acordo foi feito pelo primeiro-ministro inglês Boris Johnson no seu perfil do Twitter.
Em entrevista coletiva para explicar os termos, ele afirmou que "está muito satisfeito com o acordo firmado, que preserva as empresas no Reino Unido".
Um dos principais pontos do acordo é que ele zera as tarifas dos produtos transacionados entre as costas do Canal da Mancha. Há também um período de transição de cinco anos nos quais os países europeus poderão pescar na costa inglesa.
Fim do período de transição
Os ingleses votaram há 4,5 anos a sua saída da zona do euro. Formalmente, o Reino Unido deixou o bloco em janeiro de 2020. Neste ano, a relação entre o país e o bloco europeu entrou em um período de transição, previsto para acabar no último dia de 2020.
As regras para o comércio exterior a partir de 2021 ficaram em aberto e geravam grande incerteza nos mercados. Um dos pontos polêmicos para fechar um acordo era uma regra sobre as condições de pesca na costa inglesa.
Johnson destacou que não queria estender o período de transição e que o acordo concretiza o desejo dos ingleses de sair da UE. "Há quatro anos os britânicos decidiram deixar a União Europeia. Hoje esse processo chega ao fim".
*Com agências internacionais.