O principal negociador da saída do Reino Unido da União Europeia, ou Brexit, David Frost, afirmou que os britânicos não temem deixar o bloco sem um acordo comercial caso a UE não ceda em questões importantes. Em entrevista ao jornal inglês Daily Mail publicada neste domingo, 6, Frost afirmou que o Reino Unido quer “recuperar os poderes para controlar suas fronteiras".
Frost e o negociador da UE, Michel Barnier, devem se reunir em Londres nesta terça-feira, 8, para a oitava rodada de negociações desde que o Reino Unido deixou o bloco, em janeiro.
Ambos os lados tentam chegar a um novo acordo sobre comércio, segurança e outras questões, mas há diversos conflitos. Barnier, diz o Mail, recusa-se categoricamente a apoiar pedidos britânicos, como o que se refere a um aumento da cota de pesca reservada aos navios do Reino Unido.
A UE afirma querer acesso total dos seus barcos para pescar nas águas do Reino Unido em troca de dar à indústria pesqueira britânica acesso irrestrito aos mercados do bloco. Frost se diz perplexo porque a UE ainda não "internalizou" o fato de que o Reino Unido pretende ser uma "nação soberana independente".
Na entrevista, Frost ainda acusa o bloco de fazer exigências que não impôs a outros países com os quais mantém acordos comerciais, como o Canadá.