🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Por que acho que o Brexit vai dar certo

Tenho a impressão de que os estrangeiros que já estão aqui vão ficar. Assim como vão permanecer no continente europeu os britânicos que já estão lá

7 de março de 2020
14:27 - atualizado às 17:53
brexit UE Reino-Unido

São 10h24 (hora do Reino Unido) de terça-feira, dia 3 de março. Começo a escrever esta crônica do meu quarto de hotel em Edimburgo, Escócia, a cidade mais bonita que visitei neste tour pela Europa.

Como se não bastasse, os escoceses são extremamente amáveis e educados. Exemplo disso é um episódio que aconteceu num ônibus de turismo no qual estávamos (viajo com minha mulher) fazendo um sightseeing pela capital escocesa.

Ocupávamos um banco na primeira fila do segundo andar do double deck bus, tentando, sem sucesso, conectar os earphones no pequeno painel ao lado do assento.

Vendo, pelo circuito interno de TV, nossa dificuldade, a motorista parou o ônibus, subiu as escadas e foi lá em cima ajustar os fones de ouvido.

A partir de 12h52, continuarei a redigir esta crônica a bordo do trem de alta velocidade da Virgin, que nos levará a Londres. Lá, dormiremos na casa de nossa filha. Ela mora na Inglaterra há 13 anos, é casada com um inglês e tem nacionalidade britânica.

Como esta “Os Mercadores da Noite” só será disparada para os assinantes no sábado, dia 7, nada falarei sobre bolsas e coronavírus. Em termos de mercado, quatro dias são muita coisa e não estou a fim de dar uma de adivinho e quebrar a cara. Prefiro comentar alguns aspectos interessantes que estou observando aqui na Europa.

Já estamos no trem, onde, como você pode perceber na foto abaixo, redijo com relativo conforto esta crônica. Mas antes de partir, fomos obsequiados com uma última gentileza. Pedimos à recepção do hotel para chamar um táxi para a estação ferroviária. Como ela fica a menos de 100 metros de distância, a concierge nos aconselhou a ir a pé. E, para nossa surpresa, foi conosco carregando as duas malas, sem que isso nos custasse um centavo.

São assim os escoceses.

Mudando completamente de assunto, há três dias, jantando em Londres com minha filha, meu genro, e diversos casais amigos ingleses, que conhecemos há anos, falamos a respeito do Brexit.

Sendo londrinos e jovens, todos preferiam que o Reino Unido tivesse permanecido na União Europeia.

Tenho lá minhas dúvidas.

Após a Segunda Guerra Mundial, com milhões de refugiados vagando pela Europa, o Brasil tornou-se um dos polos de recepção de imigrantes.

Que fez o governo Dutra? Criou um Conselho de Imigração.

Não havia regras fixas. Os candidatos a fixar residência no Brasil eram analisados caso a caso. Desse modo, não recebemos quase nenhum nazista, tal como aconteceu na Argentina, nem pessoal muito desqualificado. Por outro lado, vieram muitos judeus que tinham perdido suas famílias em campos de concentração e se mostraram cidadãos extremamente empreendedores.

Acho que é isso que Boris Johnson tentará fazer no Reino Unido. Não permitir uma enxurrada de europeus do leste dispostos a trabalhar por qualquer salário, prejudicando os britânicos. Por outro lado, tenho a impressão de que os estrangeiros que já estão aqui vão ficar. Assim como vão permanecer no continente europeu os britânicos que já estão lá, inclusive os aposentados que mudaram definitivamente para países de clima mais ameno, como Portugal e Espanha.

Quero deixar claro que isso é apenas uma impressão minha e que não ouvi essa tese da boca de ninguém. Mas acho que o Brexit vai dar certo.

O que os britânicos não podem deixar acontecer é o que acabo de ver em Paris: ruas imundas, lixo por toda a parte e pedintes agressivos. Vimos inclusive, do táxi, um assalto nas proximidades da Gare du Nord. Era um pequeno arrastão de três homens tirando todo o dinheiro de uma mulher, imobilizada por eles, sem que nenhum dos passantes fizesse nada.

Neste momento, o trem está cruzando a divisa e entrando na Inglaterra. Só sei disso porque consultei o GPS de meu celular. Não há nenhum posto ou checagem de fronteira.

Difícil acreditar que a Escócia vá se tornar independente. A identidade com a Inglaterra, e principalmente com a rainha, é muito grande. As finanças escocesas dependem muito da economia inglesa.

Como se esses argumentos não bastassem, uma Escócia independente, se quiser entrar para a Comunidade Europeia, terá de entrar no final da fila e se enquadrar nas regras rígidas do Tratado de Maastricht.

Acho que os escoceses, cujo parlamento visitei ontem, não vão cometer essa asneira. Mas tudo depende da maneira como Johnson vai conduzir o Brexit.

Voltando a mudar de tema, mas sem sair do cenário europeu, fiquei impressionado com os encargos trabalhistas dos empresários, principalmente portugueses e espanhóis.

Despedir um empregado é algo quase impossível em Portugal, tantos são os direitos e multas rescisórias. Mesmo que o (a) cara tenha dado um desfalque.

A Espanha não fica muito atrás. Isso talvez explique os altos níveis de desemprego do país, quase nunca menos de 15%.

Para quem como nós, brasileiros, testemunha a relativa facilidade com que a reforma previdenciária foi aprovada, é curioso testemunhar como os franceses estão saindo às ruas, e travando verdadeiras batalhas contra a polícia, para evitar que mexam em suas aposentadorias.

Na viagem de ida para Edimburgo, dividimos um compartimento do trem com um casal de escoceses, com o qual fizemos amizade.

Ele, Billie, é um homem forte, que está comemorando seu 50º aniversário. Trata-se de um oficial de polícia aposentado, que dedica a vida a cuidar de seus cachorros. Poderia tranquilamente trabalhar mais uns dez ou quinze anos, nem que fosse em tarefas administrativas ou de comando.

Esta é a Europa de contrastes que estou testemunhando e compartilhando com você, caro amigo leitor.

Coronavírus fora, jamais conseguirá competir com os chineses.

Compartilhe

Reino Unido ameaça revisão em termos do Brexit e alimenta temores de guerra comercial; fique por dentro da visita de Boris Johnson à Irlanda do Norte

16 de maio de 2022 - 19:07

Divergências entre diferentes unionistas e nacionalistas na Irlanda do Norte pode acabar afetando relação entre Reino Unido e União Europeia

ÂNIMO PARA OS MERCADOS

Reino Unido e União Europeia fecham acordo comercial pós-Brexit

24 de dezembro de 2020 - 13:05

O acordo era esperado pelos mercados e trouxe otimismo para as bolsas da Europa e dos Estados Unidos na véspera do Natal.

brexit

Boris Johnson diz que irá em frente caso não haja acordo com União Europeia

7 de setembro de 2020 - 13:18

Primeiro-ministro britânico afirmou que bloco e Reino Unido devem “seguir em frente” caso não cheguem a um acordo de livre comércio até 15 de outubro.

Impasse nas negociações

Negociador do Brexit diz que Reino Unido não teme deixar UE sem acordo comercial

6 de setembro de 2020 - 14:12

David Frost afirmou que britânicos não temem deixar o bloco sem acordo comercial caso a UE não ceda em questões importantes.

O EFEITO DA PANDEMIA

Covid-19 é fonte de incertezas muito maiores que Brexit, diz presidente do BoE

20 de maio de 2020 - 14:50

“Estamos acompanhando de perto os desdobramentos do Brexit”, garantiu, durante audiência virtual no Parlamento.

enfim a saída

Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixa União Europeia

1 de fevereiro de 2020 - 10:40

Apoiadores se reuniram nesta sexta-feira na praça do Parlamento, na zona central de Londres, para comemorar a saída do bloco econômico

em davos

Guedes diz que vê acordo entre Brasil e Reino Unido após Brexit

23 de janeiro de 2020 - 8:19

Perspectiva do ministro leva em conta que, na Europa, o país é um dos que têm menos resistência e barreiras a produtos e serviços

discurso

Rainha Elizabeth II diz que prioridade do governo é entregar o Brexit

19 de dezembro de 2019 - 10:54

Ela também ressaltou a importância de se buscar um acordo comercial com a União Europeia, após a saída do Reino Unido do bloco

De olho no futuro

Itaú BBA volta a Lisboa, de olho no Brexit

18 de dezembro de 2019 - 7:50

Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, Lisboa será uma divisão complementar do Itaú de Londres. Não há perspectiva de transferência de sede de uma capital para outra.

mais próximo do brexit

Boris Johnson vence eleições no Reino Unido

13 de dezembro de 2019 - 6:39

Primeiro-ministro, que havia sucedido Theresa May na missão de liderar o Brexit num movimento interno do Parlamento, agora tem a chancela eleitoral

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar