O Reino Unido e a União Europeia anunciaram nesta quinta-feira (17) que chegaram a um novo acordo sobre o Brexit, após uma série de negociações para evitar uma separação brusca.
Em meio ao anúncio, as bolsas europeias passaram a operar no campo positivo, após um início de sessão mista. Enquanto isso, a Libra subia, por volta das 9h (horário de Brasília), e os índices futuros das bolsas de Nova York também operavam no azul. Veja como deve ser o dia dos investidores na Bula do Mercado.
O impasse mais recente do Brexit dizia respeito a fronteira entre a Irlanda do Norte (país que faz parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (nação independente que integra o bloco europeu). O governo irlandês e a União Europeia exigiam que se mantivesse a fronteira aberta entre elas.
Segundo o negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, ficou estabelecido agora que a Irlanda do Norte permanecerá alinhada a um conjunto limitado de regras da União Europeia - inclusive aquelas relacionadas à circulação de mercadorias.
“Onde há vontade, há um acordo - nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido e é uma prova do nosso compromisso em encontrar soluções. Eu recomendo que (a cúpula da UE) endosse este acordo ”, disse em postagem no Twitter.
Também por rede social, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que o parlamento deve concluir o Brexit no sábado, para que, então, as autoridades discutam custo de vida, criminalidade e meio ambiente.