Menu
2020-06-04T09:55:52-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
pacote anticrise

BCE expande programa de compras emergenciais em 600 bilhões de euros

Total do Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) chega a 1,35 trilhão de euros

4 de junho de 2020
9:55
europa zona do euro banco central europeu
Imagem: Shutterstock

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que decidiu ampliar o volume de seu Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em 600 bilhões de euros, a 1,35 trilhão de euros, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira.

Em comunicado, o BCE disse que decidiu ampliar o período de vigência do PEPP até pelo menos junho de 2021 e que as compras do programa serão conduzidas de maneira flexível.

A instituição ressaltou, porém, que as compras do PEPP continuarão até que a crise gerada pela pandemia do coronavírus seja superada.

Também na reunião, o BCE decidiu manter inalteradas suas principais taxas de juros, a de refinanciamento e a de depósitos, em 0% e -0,50%, respectivamente.

O BCE deixou inalterado ainda o tamanho do Programa de Compras de Ativos (APP, na sigla em inglês), em 120 bilhões de euros, a um ritmo mensal de 20 bilhões de euros. Segundo a instituição, as compras do APP serão realizadas "pelo tempo que for necessário".

O BCE reiterou também que os juros básicos vão continuar nos níveis atuais ou menores "até que a perspectiva de inflação convirja de forma robusta" para sua meta, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%, e a disposição de ajustar todos os seus instrumentos de política monetária, conforme for apropriado.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, comenta a decisão de hoje durante coletiva de imprensa, a partir das 9h30 (de Brasília).

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Mercados hoje

Ibovespa sobe de olho em privatizações e reformas; dólar recua mais de 1%

Em evento do Credit Suisse, Bolsonaro e Guedes reafirmaram o compromisso com o andamento das reformas e das privatizações, o que apaga a perspectiva negativa com a saída de Wilson Ferreira Junior da Eletrobras.

ministro pistola

Guedes renova esperança com avanço de reformas e critica Maia

Ministro critica “disfuncionalidade” do sistema político por permitir que centro-esquerda domine votações, apesar da vitória da centro-direita nas eleições

reunião

Alguns membros julgam que Copom deveria considerar início de normalização parcial

O Copom, no entanto, manteve na semana passada a Selic em 2,00% ao ano pela quarta reunião consecutiva.

o melhor do seu dinheiro

Dando nome aos cavalos

A bolsa brasileira viveu um dos maiores períodos de valorização de sua história entre 2003 e 2008, a mesma época em que comecei a acompanhar o mercado financeiro mais de perto. Dessa fase eu guardo bem viva na memória uma entrevista que fiz com um gestor de fundos que havia ficado entre líderes dos famigerados […]

Painel sobre América Latina

Bolsonaro adota tom positivo para reformas e vacinas em evento do Credit Suisse

O painel também conta com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies