Menu
2020-01-16T11:13:02-03:00
em documento

BCE demonstra preocupação com efeitos colaterais de medidas de estímulo, diz Ata

Instituição precisa acompanhar cuidadosamente o impacto dos estímulos nos bancos e mercados de ativos, “como ações e imóveis”, segundo documento

16 de janeiro de 2020
11:10 - atualizado às 11:13
União Europeia
União Europeia - Imagem: Shutterstock

Alguns dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) alertaram em sua última reunião de política monetária sobre possíveis efeitos colaterais de taxas de juros negativas, segundo ata do encontro realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, divulgada nesta quinta-feira.

Em setembro, o BCE anunciou uma série de novas medidas de estímulo monetário, incluindo um corte na taxa de depósitos, de -0,40 para -0,50%, em sua primeira redução de juros desde março de 2016.

Na reunião de dezembro, a primeira sob o comando da nova presidente do BCE, Christine Lagarde, alguns dirigentes da instituição expressaram preocupação com a estratégia de juros negativos, ao ressaltarem a necessidade de ficar atentos "aos possíveis efeitos colaterais das atuais medidas de política monetária".

O BCE precisa acompanhar cuidadosamente o impacto dos estímulos nos bancos e mercados de ativos, "como ações e imóveis", de acordo com a ata.

"Alguma preocupação também foi demonstrada em relação ao impacto em potencial de juros negativos para famílias da zona do euro, com poupanças e a dinâmica do consumo também exigindo monitoração de perto", diz o documento.

De qualquer forma, os dirigentes afirmaram que o impacto geral de juros negativos na rentabilidade dos bancos da zona do euro continua sendo positivo.

Ainda na ata, os dirigentes do BCE reiteraram a promessa de não elevar suas principais taxas de juros até que a inflação "convirja de forma robusta" para a meta de inflação da instituição, que é de uma taxa ligeiramente abaixo de 2%.

Em dezembro, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro era de 1,3%, segundo os números mais recentes da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

diante da crise

Estímulos devem ser mantidos, diz FMI

Para Kristalina Georgieva, a comunidade internacional deve trabalhar para expandir as transformações digitais e reduzir desigualdades.

hoje não

Holanda rejeita acordo Mercosul-UE

Questão ambiental, relacionada à agricultura no Mercosul, foi o argumento central para o voto dos holandeses

de olho na varejista

Via Varejo anuncia oferta que pode movimentar R$ 4 bilhões

Recursos da oferta serão usados em investimentos em tecnologia e logística, inovação e desenvolvimento

covid-19

Brasil registra 1.349 mortes por coronavírus em 24 h, novo recorde

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 28.633 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 584.016

efeito coronavírus

Vendas no varejo da zona do euro sofrem queda histórica de 11,7% de abril

Resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam contração ainda mais acentuada nas vendas, de 19%

Exclusivo SD Premium

As melhores ações na bolsa para junho, segundo 14 corretoras

Após consultar 14 corretoras, o Seu Dinheiro selecionou as três ações favoritas de cada uma delas. No pódio, duas velhas conhecidas voltam para mais uma presença no ranking após um bom desempenho em maio.

Agenda BC#

BC estende regras para débito automático a contas de pagamento pré-pagas

A diretoria do Banco Central decidiu estender para as contas de pagamento pré-pagas (aquelas cujos recursos devem ser depositados previamente) as regras sobre autorização e cancelamento de débitos em conta que já estavam previstas para contas de depósitos e para contas-salário

Aprovação concedida

Tim e Vivo recebem aprovação da Anatel e do Cade para compartilhamento de rede

Serão compartilhadas infraestrutura de redes móveis para as tecnologias 2G, 3G e 4G

Empresa diz que não comenta

MPT-RS pede interdição de planta da JBS no Estado por surto de coronavírus

A JBS respondeu, sobre a ação civil pública movida nesta quarta, que não comenta processos judiciais em andamento

seu dinheiro na sua noite

Despiorou

Acabou a crise? Nesta quarta-feira, os mercados mantiveram o otimismo dos últimos dias. As bolsas subiram aqui e lá fora, ao mesmo tempo em que o dólar assistiu a mais um dia de alívio, chegando perto dos R$ 5 novamente. Está até difícil entender de onde sai tanto apetite por risco, dado que a pandemia […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements