Menu
2020-01-16T11:13:02-03:00
Estadão Conteúdo
em documento

BCE demonstra preocupação com efeitos colaterais de medidas de estímulo, diz Ata

Instituição precisa acompanhar cuidadosamente o impacto dos estímulos nos bancos e mercados de ativos, “como ações e imóveis”, segundo documento

16 de janeiro de 2020
11:10 - atualizado às 11:13
União Europeia
União Europeia - Imagem: Shutterstock

Alguns dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) alertaram em sua última reunião de política monetária sobre possíveis efeitos colaterais de taxas de juros negativas, segundo ata do encontro realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, divulgada nesta quinta-feira.

Em setembro, o BCE anunciou uma série de novas medidas de estímulo monetário, incluindo um corte na taxa de depósitos, de -0,40 para -0,50%, em sua primeira redução de juros desde março de 2016.

Na reunião de dezembro, a primeira sob o comando da nova presidente do BCE, Christine Lagarde, alguns dirigentes da instituição expressaram preocupação com a estratégia de juros negativos, ao ressaltarem a necessidade de ficar atentos "aos possíveis efeitos colaterais das atuais medidas de política monetária".

O BCE precisa acompanhar cuidadosamente o impacto dos estímulos nos bancos e mercados de ativos, "como ações e imóveis", de acordo com a ata.

"Alguma preocupação também foi demonstrada em relação ao impacto em potencial de juros negativos para famílias da zona do euro, com poupanças e a dinâmica do consumo também exigindo monitoração de perto", diz o documento.

De qualquer forma, os dirigentes afirmaram que o impacto geral de juros negativos na rentabilidade dos bancos da zona do euro continua sendo positivo.

Ainda na ata, os dirigentes do BCE reiteraram a promessa de não elevar suas principais taxas de juros até que a inflação "convirja de forma robusta" para a meta de inflação da instituição, que é de uma taxa ligeiramente abaixo de 2%.

Em dezembro, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro era de 1,3%, segundo os números mais recentes da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

desafio dos 21 dias

Lição #15: Taleb x Markowitz: como diversificar a sua carteira

Na Lição #15 do Desafio dos 21 dias, Felipe trouxe aos seus seguidores dois conceitos diferentes de diversificação. De um lado, está um de seus gurus nos investimentos, Nassim Taleb. Do outro, o famoso economista americano Harry Markowitz. Os dois prezam por carteiras diversificadas, mas quem defende a melhor ideia? Para conferir as lições anteriores […]

Lava Jato

Nova fase da Lava Jato mira venda de informações privilegiadas e propinas

Denominada Sem Limites IV, operação apura supostos crimes de corrupção passiva e organização criminosa e de lavagem de dinheiro relacionados a esquema mantido na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras

MAIS UMA PRA BOLSA

Grupo Big quer ficar ainda mais ‘big’ após IPO

Varejista pretende levantar recursos para expandir operações e vender as participações da Advent e do Walmart US

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta terça-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Privatizações

Guedes reforça necessidade de acelerar privatizações

Guedes mais uma vez garantiu que as reformas voltaram a andar: ‘Estamos trabalhando juntos para modernizar importantes marcos regulatórios e para votar reformas estruturais’

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies