O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Pandemia aumentou desejo por imóveis maiores e com escritório; juro baixo estimula segmento.
Depois de alguns meses trancafiados, parece que estamos chegando perto do fim da quarentena. Neste período de confinamento para a maioria da população, é verdade que alguns ainda continuaram saindo de casa, trabalhando mais do que antes e em condições ainda mais arriscadas – aliás, muito obrigado aos bravos profissionais da saúde.
Mas para a turma que teve que ficar em casa, o saldo da quarentena foi bem distinto. Algumas famílias, apesar de mudanças na rotina, um estresse aqui, ou uma ansiedade extra ali, conseguiram encarar o confinamento numa boa.
Aqui em casa, por exemplo, como eu e a Paloma não temos filhos, conseguimos transformar o quartinho das tranqueiras em um projeto de "escritório" e ainda sobrou espaço para exercícios físicos e para as aulas online de ballet dela.
Infelizmente, o mesmo não aconteceu para uma grande parcela das famílias. Com os filhos dentro de casa em tempo integral e a falta de um cantinho para trabalhar ou mesmo relaxar, a quarentena para elas se resumiu a uma frase: "precisamos de um lugar mais espaçoso para morar, urgente!"
Não à toa, a procura por empreendimentos de metragem maior aumentou bastante nas últimas semanas, ao contrário da tendência que estávamos acompanhando nos últimos anos.
Vários portais de busca de imóveis já relataram, inclusive, um expressivo crescimento no interesse por casas com quintais e apartamentos com mais de dois quartos e varanda na comparação com o período pré-pandemia.
Leia Também
Como se essa "necessidade" por apartamentos maiores criada pela pandemia não fosse boa o bastante para as construtoras, outros fatores inéditos têm ajudado bastante o setor.
Você já deve ter visto que hoje desfrutamos da menor taxa Selic da história: 2,25% ao ano.
Além de atrapalhar bastante os planos dos rentistas que adoravam ver o dinheiro aplicado a taxas de dois dígitos sem risco algum, isso tem levado vários deles a se perguntar: onde é que eu vou colocar o meu dinheiro agora?

Fonte: Banco Central do Brasil. Elaboração: Empiricus
Para muita gente, a resposta está sendo justamente a compra de imóveis, que – também por causa da queda da Selic – tem visto a taxa de financiamento despencar nos últimos meses.
Apesar de parecer, eu não estou querendo te empurrar um apartamento. Fique tranquilo! Eu não sou corretor e este também não é um site de imóveis.
Mas se você chegou até aqui porque gosta de dicas de investimento, esse tema tem tudo a ver com a bolsa.
Com a procura por imóveis em alta mesmo na quarentena – seja por causa da falta de espaço, pelo rendimento pífio da poupança, pelas taxas de financiamento baixas ou pela combinação de todos esses fatores – o bom momento vivido pelas construtoras e incorporadoras nos últimos trimestres deve se manter mesmo com a economia ainda capenga.
Na Empiricus, temos preferido as companhias do segmento de média e alta renda de um modo geral, cujos clientes são justamente aqueles que estavam com uma grana parada (rendendo quase nada) e que podem arcar com um upgrade neste momento. Uma dessas companhias, inclusive, é figurinha carimbada na série as Melhores Ações da Bolsa.
Mas é óbvio que, quando se trata de imóveis, existem muito mais possibilidades do que apenas investir em ações de incorporadoras.
O Rodolfo Amstalden, sócio-fundador da Empiricus, elaborou um curso para ensinar como ganhar dinheiro justamente com essa categoria de ativos, sem precisar ser um expert em análise de ações.
Para os que gostam de investir em imóveis físicos, além de mostrar as tendências de mercado e os riscos a evitar, ele também apresenta técnicas bastante simples capazes de agregar muito valor aos seus empreendimentos.
Ah, mas você ainda não tem o montante ou o tempo necessário para investir em imóveis físicos?
Sem problemas, porque o Rodolfo também ensina como investir de maneira inteligente em fundos imobiliários, que na minha opinião representam a maneira mais fácil e barata para você investir no setor e ainda receber bons rendimentos mensais por isso.
Deixo aqui o convite, caso tenha interesse em conhecer o curso.
Um grande abraço e até a próxima!
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo