🔴 SD EXPLICA: COMO GARANTIR 1% AO MÊS NA RENDA FIXA ANTES QUE A SELIC CAIA – VEJA AQUI

Alguém te deu uma dica de investimento? Leia este texto antes de aceitar

Seja na cadeira do dentista ou no mercado financeiro, cuidado com os conflitos de interesse, que podem ser extremamente danosos para você e sua família

21 de fevereiro de 2020
5:04 - atualizado às 14:35
Dentista ruim
Imagem: Shutterstock

Eu vou te contar um segredo e peço muita discrição de sua parte, por favor: eu não me sinto nem um pouco confortável em consultórios odontológicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Que fique claro, não tenho absolutamente nada contra os dentistas que, aliás, exercem atividade fundamental para a nossa saúde. O problema é que só de pensar em chegar perto daquela "maquininha" de furar dentes, eu já começo a ter calafrios.

É por isso que restrinjo as visitas ao meu dentista de confiança (em Piracicaba, minha cidade natal) a apenas duas vezes por ano, caprichando ao máximo na limpeza diária para não ter de aumentar essa frequência.

Infelizmente, as coisas nem sempre saem como planejamos. Recentemente, meu dente do siso começou a doer pra caramba. Muito mesmo!

Longe de Piracicaba e sem conseguir morder nem um pedaço de vento, eu não tive outra escolha a não ser pedir alguma indicação de dentista aqui em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Encontrei um que, pelo telefone, me disse que poderia resolver meu problema:

Leia Também

  • Ruy: "Meu dente do siso está doendo muito. Você pode me ajudar?"
  • Dentista: "Pode aparecer aqui amanhã que eu resolvo isso. Fique tranquilo".

No consultório ele procurou por cáries, fez uma limpeza boa e também aproveitou para emendar um clareamento dental.

  • Dentista: "Pronto, tudo feito. Vou marcar seu retorno de rotina para daqui a seis meses. Tá OK?".
  • Ruy: "E o meu siso?"
  • Dentista: "Ah, sim, o siso, é verdade. Deixa eu ver, abra a boca, por favor."

Cinco segundos depois:

  • Dentista: "Olha, não dá para saber muito bem se vai precisar tirar ou não. Eu precisaria ver o Raio-X mas, infelizmente, essa não é a minha especialidade. Tem um amigo meu que só faz isso. Vou passar o contato dele".

Bom para quem?

Eu cheguei no consultório para resolver o meu problema no dente do siso. Saí de lá com o meu problema não resolvido e ainda gastei uma baita grana com outros procedimentos que eu nem precisava ter feito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você não conhece, o nome disso é "conflito de interesses". A remuneração do dentista é baseada no número de procedimentos realizados. Se eles são realmente necessários é outra história.

Não fique bravo se você é dentista ou é próximo de alguém do ramo. Eu sei que a grande maioria dos profissionais é honesta e preza pela saúde e bem-estar dos seus pacientes.

Claramente, não foi o que aconteceu comigo naquele dia.

Infelizmente, os conflitos estão por todas as partes e são responsáveis até por colocar vidas em risco. Vários estudos realizados nesta década apontam que mais de um quinto das cirurgias que acontecem são desnecessárias e só são realizadas porque hospitais e médicos têm recompensas financeiras maiores quando o paciente é operado e internado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, aproximadamente 20% dos pacientes passam por procedimentos totalmente desnecessários e que envolvem riscos de danos permanentes à sua saúde simplesmente porque a estrutura de remuneração dos agentes envolvidos é falha. Será que esses mesmos médicos levariam adiante cirurgias desnecessárias caso os pacientes fossem seus filhos? É provável que não.

Existem vários outros exemplos menos dramáticos dessa estrutura errônea de incentivos. Para a vendedora da loja de roupas, o que importa é a comissão da venda, e não se você ficou bonita naquele vestido que ninguém quis comprar até hoje. Por isso, pense duas vezes da próxima vez que você ouvir "nossaaaa, ficou lindaaa!" dentro da loja.

Quando o frentista tentar te convencer a encher o tanque com gasolina aditivada, ele não estará fazendo isso por pensar na maior longevidade do seu motor – é porque a comissão dele provavelmente é bem melhor.

No mercado financeiro, os conflitos também existem e podem ser extremamente danosos para as suas finanças e as da sua família. Quando a sua corretora enviar aquela oportunidade "imperdível" para comprar a ação XPTO3 ou investir em debêntures de uma empresa extremamente "sólida" que você nunca ouviu falar, pare para refletir um pouquinho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A corretora ganha dinheiro:

  • a) quando você ganha dinheiro ou
  • b) quando você opera?

Se respondeu "a", sinto lhe dizer que você errou. As corretoras ganham dinheiro com corretagem. E quanto mais ativos você operar, mais receita fornecerá para elas. Se a indicação é boa para a rentabilidade do seu portfólio, aí já é outra história.

Os gerentes de banco também não são bons exemplos de alinhamento: eles ganham mais quando te empurram o produto mais benéfico para o banco, não para você. Quem vende mais títulos de capitalização ganha bônus gordo no final do ano.

Conheça o modelo de remuneração

Da próxima vez que você for investir, preste bem atenção no modelo de remuneração de quem está "cuidando" do seu dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu que vos escrevo trabalho na equipe de análise da Empiricus. Aproveito, então para esclarecer: as receitas da Empiricus não estão relacionadas ao número de operações que os assinantes realizam. Elas acontecem quando leitores satisfeitos com as Melhores Ações da Bolsa renovam suas assinaturas e ainda buscam outras séries para diversificar os seus investimentos. Se você não ganha dinheiro, fica insatisfeito, não renova e nem vai procurar outras assinaturas.

É por isso que nós, da Empiricus, queremos ver os seus lucros voando para que você continue conosco para sempre. Isso é ter uma estrutura de remuneração alinhada.

Quer outro exemplo de alinhamento de interesses? Os fundos de investimento.

Os gestores dos fundos são remunerados de acordo com o retorno dos seus cotistas. Se o desempenho do fundo (e, consequentemente, dos cotistas) não superar a meta, o gestor não ganha taxa de desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa regra, no entanto, é um pouco diferente para a taxa de administração. O gestor ganha pelo simples "trabalho" de administrar o seu dinheiro. Então, aí vai uma reflexão: se o fundo oferecer taxas de administração baixas, como é o caso do Carteira Universa, da Vitreo, que replica a Carteira Empiricus, (a taxa é de 1,25% ao ano), o alinhamento é ainda maior, pois o gestor receberá muito pouco se não performar.

Mais uma vez, alinhamento de interesses na veia. E, quando tudo está alinhado para uma relação verdadeiramente "ganha-ganha", a chance de conseguir uma performance positiva é maior. O Carteira Universa, por exemplo, tem uma das melhores performances entre os fundos multimercado desde a sua criação:

E se você está se perguntando sobre meu dente do siso, ele continua no mesmo lugar enquanto eu procuro por um dentista de confiança na capital paulista. Pelo menos ele parou de doer e não é na sexta-feira de Carnaval que eu vou me preocupar com isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As lições do Chile para o Brasil, ata do Copom, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje

16 de dezembro de 2025 - 8:23

Chile, assim como a Argentina, vive mudanças políticas que podem servir de sinal para o que está por vir no Brasil. Mercado aguarda ata do Banco Central e dados de emprego nos EUA

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Chile vira a página — o Brasil vai ler ou rasgar o livro?

16 de dezembro de 2025 - 7:13

Não por acaso, ganha força a leitura de que o Chile de 2025 antecipa, em diversos aspectos, o Brasil de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Uma visão de Brasil, por Daniel Goldberg

15 de dezembro de 2025 - 19:55

O fundador da Lumina Capital participou de um dos episódios de ‘Hello, Brasil!’ e faz um diagnóstico da realidade brasileira

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje

15 de dezembro de 2025 - 7:47

O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026

VISÃO 360

Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

14 de dezembro de 2025 - 8:00

Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações

12 de dezembro de 2025 - 8:26

Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas

SEXTOU COM O RUY

Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas

12 de dezembro de 2025 - 6:07

O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje

11 de dezembro de 2025 - 8:23

A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…

10 de dezembro de 2025 - 19:46

Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar