🔴 ONDE INVESTIR EM MARÇO: ESPECIALISTAS TRAZEM INSIGHTS SOBRE MACRO, AÇÕES, RENDA FIXA, FIIS E CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Senna, o barbeiro de Mônaco, já tocou minha campainha

Mesmo os tricampeões mundiais cometem erros de vez em quando. Neste texto, Felipe Paletta mostra como a inteligência emocional pode contribuir com você para tomar melhores decisões de investimentos. Dimensionando o risco, você pode ir mais longe.

1 de junho de 2020
16:21 - atualizado às 14:28
Fonte: Acervo de Armando Botelho (1984). Olha o Armando lá atrás! -

“Onde estacionou sua Ferrari?”. Perguntou um dos moradores mais antigos do prédio onde moro há quase 7 anos, quando estava de mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem entender nada, meu vizinho continuou:

“Ué, você não sabe? Exatamente onde você mora, no 21, morava o primeiro e mais conhecido empresário do Ayrton Senna, o Armando Botelho”.

Como brasileiro e bom corintiano que sou, fiquei muito entusiasmado e na época cheguei a consultar detalhadamente os registros do imóvel para confirmar o nome dos antigos proprietários. E sim, era verdade.

Cheguei a pensar várias vezes: “Será que o Senna já esteve aqui?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, aqui na rua, a menos de 200 metros do meu prédio, fica a casa onde Senna passou a maior parte de sua infância e que, anos mais tarde, utilizou como escritório.

Leia Também

Senna é um grande ídolo para mim e acho que para todos nós brasileiros.

A imagem de alguém que nasceu na periferia, lutou por seus objetivos e, contra tudo e contra todos, colocou seu nome na história do esporte mais elitista do mundo.

Senna era impressionante. Até hoje, suas histórias são marcantes para qualquer piloto iniciante.

Mas até Senna já cometeu erros na carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1988, no famoso GP de Mônaco, corria tão rápido que chegou a abrir mais de 50 segundos de vantagem para o seu maior rival, Alain Prost. E detalhe: neste mesmo ano Senna havia se transferido para a McLaren e corria em igualdade de motor ao francês.

  • Leia também: As três Regras Alpha que você está prestes a ver podem significar a diferença entre capturar ganhos como 41%, 146% e até 242%. A turbulência atual do mercado financeiro abriu novas oportunidades [veja neste link]

Mas em um descuido, a pouco mais de 10 voltas para a bandeira quadriculada, bateu na curva Portier.

A época, sem ter vencido um título mundial, o episódio rendeu até capa do caderno de esportes da Folha de São Paulo no dia seguinte: “Senna, o barbeiro de Mônaco”.

Como investidor, mesmo que você tenha as mesmas habilidades de Warren Buffett, Ray Dalio, Howard Marks entre outros tantos gênios, para seleção de bons ativos, pode ter certeza de que terá problemas ao longo da jornada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2019 pode ter sido um ano espetacular para você ou alguém que conhece, mas basta uma fraude contábil da queridinha do mercado, uma troca inesperada na gestão da ação com maior peso na sua carteira ou um tal de coronavírus para você devolver tudo.

É frustrante, eu sei. O próprio Senna nem voltou aos boxes naquele dia, foi da pista para casa.

Agora, isso não pode fazer você desistir. Depois do episódio em Mônaco, Senna teve um ano brilhante e confirmou seu primeiro título mundial.

E não se compare com o vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maior polêmica da Fórmula 1 em 2019 foi o rebaixamento, no meio do campeonato, do jovem piloto francês Pierre Gasly, da Red Bull Racing para sua equipe B, a Red Bull Toro Rosso.

Motivo: desempenho.

O piloto francês de 24 anos se sentiu tão pressionado por correr ao lado do prodígio holandês de 22 anos, Max Verstappen, que apresentou um resultado pífio nas 12 primeiras corridas e foi forçado a retornar ao time B.

Sem a pressão de acompanhar o parceiro, fez um final de ano muito bom, inclusive chegando ao pódio no GP de Interlagos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para mim, a comparação é talvez um dos piores vieses do ser humano.
Na internet e nos almoços de família você sempre ouvirá alguém contando vantagem de quanto está ganhando na Bolsa ou em fundos de investimento e isso, muitas vezes, nos leva a tomar mais risco do que deveríamos, querendo compensar algo.

  • Leia também: Está surgindo uma nova ordem econômica e você pode fazer parte dela no início, esta é a oportunidade de participar de uma revolução econômica, desde o começo, poderia te trazer enormes retornos. Clique neste link para fazer parte.

Nem mesmo um gênio, como Senna, escapa desse viés. Muitos dizem que o episódio em Mônaco aconteceu porque Senna queria dar uma volta completa no parceiro, como forma de provar o seu valor.

Será que os 50 segundos de vantagem já não eram o suficiente?

Como dizem na Fórmula 1, cada volta importa igualmente. Um descuido e tchau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, se você está batendo o mercado, ótimo, dedique seu tempo a entender as fragilidades do seu portfólio e como se proteger do risco.

Da mesma forma, se estiver perdendo, não tente correr mais risco do que o razoável para se recuperar rapidamente. Se concentre em buscar as melhores oportunidades, alocando os ativos de acordo com os seus objetivos.

De Barbeiro a Rei de Mônaco, depois de 1988 Senna venceu todas as 6 corridas no principado e chegou a falar: “então, está bom para o Barbeiro de Mônaco?”.

De Senna temos mais a ouvir do que a falar. Fica aqui minha homenagem a esse grande brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ALÉM DO CDB

Prêmios de risco do crédito privado têm certo alívio em fevereiro, mas risco de algumas empresas emissoras aumenta

11 de março de 2026 - 14:39

Os spreads estão menos achatados, e a demanda por títulos isentos continua forte; mas juro elevado já pesa sobre os balanços das empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Faturamento de R$ 160 milhões no combate ao desperdício, guerra no Oriente Médio, e tudo o que você precisa saber hoje

11 de março de 2026 - 8:26

Entenda como a startup Food to Save quer combater o desperdício de alimentos uma sacolinha por vez, quais os últimos desdobramentos da guerra no Oriente Médio e o que mais afeta seu bolso hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como lucrar com a Copa sem cometer crimes, as consequências de uma guerra mais longa para os juros, e o que mais afeta a bolsa hoje

10 de março de 2026 - 8:38

A Copa do Mundo 2026 pode ser um bom momento para empreendedores aumentarem seu faturamento; confira como e o que é proibido neste momento

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O petróleo volta a ditar o humor dos mercados, mas não é só isso: fertilizantes e alimentos encarecem, e até juros são afetados

10 de março de 2026 - 7:32

O ambiente de incerteza já pressiona diversos ativos globais, contribui para a elevação dos rendimentos de títulos soberanos e amplia os riscos macroeconômicos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fila dos IPOs na B3, a disparada do petróleo, e o que mais move o mercado hoje 

9 de março de 2026 - 8:11

Depois de quase cinco anos de seca de IPOs, 2026 pode ver esse cenário mudar, e algumas empresas já entraram com pedidos de abertura de capital

TRILHAS DE CARREIRA

O fim da Diversidade? Por que a Inteligência Artificial (IA) me fez questionar essa agenda novamente

8 de março de 2026 - 8:00

Esta é a segunda vez que me pergunto isso, mas agora é a Inteligência Artificial que me faz questionar de novo

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

De volta à pole: com Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 e a retomada da produção nacional, Audi aquece os motores

7 de março de 2026 - 9:01

São três meses exatos desde que Lando Norris confirmou-se campeão e garantiu à McLaren sua primeira temporada em 17 anos. Agora, a Fórmula 1 está de volta, com novas regras, mudanças no calendário e novidades no grid.  Em 2026, a F1 terá carros menores e mais leves, novos modos de ultrapassagem e de impulso, além de novas formas de recarregar as […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Ainda dá para investir em Petrobras (PETR4) e Prio (PRIO3), o FII do mês, e o que mais move seus investimentos hoje

6 de março de 2026 - 8:35

Ações das petroleiras subiram forte na bolsa nos últimos dias, ainda que, no começo do ano, o cenário para elas não fosse positivo; entenda por que ainda vale ter Petrobras e Prio na carteira

SEXTOU COM O RUY

Petrobras e Prio disparam na Bolsa — descubra por que não é tarde demais para comprar as ações

6 de março de 2026 - 6:55

Para dividendos, preferimos a Petrobras que, com o empurrãozinho do petróleo, caminha para um dividend yield acima de 10%; já a Prio se enquadra mais em uma tese de crescimento (growth)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A luta pelos dividendos da Petrobras (PETR4), o conflito no Oriente Médio e o que mais impacta o seu bolso hoje

5 de março de 2026 - 8:07

Confira o que esperar dos resultados do 4T25 da Petrobras, que serão divulgados hoje, e qual deve ser o retorno com dividendos da estatal

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Dá mesmo para ter zero de petróleo e gás?

4 de março de 2026 - 19:52

A concentração em tecnologia deixou lacunas nas carteiras — descubra como o ambiente geopolítico pode cobrar essa conta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Depois do glow up, vêm os dividendos com a ação do mês; veja como os conflitos e dados da economia movimentam os mercados hoje

4 de março de 2026 - 8:59

A Ação do Mês busca chegar ao Novo Mercado e pode se tornar uma pagadora consistente — e robusta — de dividendos nos próximos anos; veja por que a Axia (AXIA3) é a escolhida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os desafios das construtoras na bolsa, o “kit geopolítico” do conflito, e o que mais move o mercado hoje

3 de março de 2026 - 8:37

Veja como acompanhar a temporada de resultados das construtoras na bolsa de valores; PIB, guerra no Oriente Médio e Caged também afetam os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ormuz no radar: o gargalo energético que move os mercados e os seus investimentos

3 de março de 2026 - 7:00

Mais do que tentar antecipar desfechos políticos específicos, o foco deve permanecer na gestão de risco e na diversificação, preservando uma parcela estratégica de proteção no portfólio

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O gringo já tem data para sair do Brasil, o impacto do conflito entre EUA, Israel e Irã nos mercados, e o que mais move a bolsa hoje

2 de março de 2026 - 8:46

Em situações de conflito, fazer as malas para buscar um cenário mais tranquilo aparece como um anseio para muitas pessoas. O dinheiro estrangeiro, que inundou a B3 e levou o Ibovespa a patamares inéditos desde o começo do ano, tem data para carimbar o passaporte e ir embora do Brasil — e isso pode acontecer […]

DÉCIMO ANDAR

Hora de olhar quem ficou para trás: fundos imobiliários sobem só 3% no ano, mas cenário pode estar prestes a virar

1 de março de 2026 - 8:00

Primeiro bimestre de 2026 foi intenso, mas enquanto Ibovespa subiu 18%, IFIX avançou apenas 3%; só que, com corte de juros à vista, é hora de começar a recompor posições em FIIs

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Turismo avança e cidades reagem – mas o luxo continua em altitude de cruzeiro

28 de fevereiro de 2026 - 9:02

Entre as cabines de primeira classe e os destinos impactados pelo excesso de visitantes, dois olhares sobre a indústria de viagens atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os dividendos da Vivo, a franquia do bolo da tarde e o nascimento de um gigante na saúde: tudo o que você precisa saber antes de investir hoje 

27 de fevereiro de 2026 - 9:07

Veja por que a Vivo (VIVT3) é vista como boa pagadora de dividendos, qual o tamanho da Bradsaúde e o que mais afeta o mercado hoje

SEXTOU COM O RUY

Quer investir com tranquilidade e ainda receber bons dividendos? Você precisa da Vivo (VIVT3) na sua carteira

27 de fevereiro de 2026 - 6:13

Mesmo sendo considerada uma das ações mais “sem graça” da bolsa, a Vivo subiu 50% em 2025 e já se valoriza quase 30% em 2026

ALÉM DO CDB

Renda fixa: com prêmios apertados, chegou a hora de separar o joio do trigo no crédito privado

26 de fevereiro de 2026 - 17:35

Mesmo com a perspectiva de queda nos juros, os spreads das debêntures continuam comprimidos, mas isso pode não refletir uma melhora nos fundamentos das empresas emissoras

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar