🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Senna, o barbeiro de Mônaco, já tocou minha campainha

Mesmo os tricampeões mundiais cometem erros de vez em quando. Neste texto, Felipe Paletta mostra como a inteligência emocional pode contribuir com você para tomar melhores decisões de investimentos. Dimensionando o risco, você pode ir mais longe.

1 de junho de 2020
16:21 - atualizado às 14:28
Fonte: Acervo de Armando Botelho (1984). Olha o Armando lá atrás! -

“Onde estacionou sua Ferrari?”. Perguntou um dos moradores mais antigos do prédio onde moro há quase 7 anos, quando estava de mudança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem entender nada, meu vizinho continuou:

“Ué, você não sabe? Exatamente onde você mora, no 21, morava o primeiro e mais conhecido empresário do Ayrton Senna, o Armando Botelho”.

Como brasileiro e bom corintiano que sou, fiquei muito entusiasmado e na época cheguei a consultar detalhadamente os registros do imóvel para confirmar o nome dos antigos proprietários. E sim, era verdade.

Cheguei a pensar várias vezes: “Será que o Senna já esteve aqui?”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, aqui na rua, a menos de 200 metros do meu prédio, fica a casa onde Senna passou a maior parte de sua infância e que, anos mais tarde, utilizou como escritório.

Leia Também

Senna é um grande ídolo para mim e acho que para todos nós brasileiros.

A imagem de alguém que nasceu na periferia, lutou por seus objetivos e, contra tudo e contra todos, colocou seu nome na história do esporte mais elitista do mundo.

Senna era impressionante. Até hoje, suas histórias são marcantes para qualquer piloto iniciante.

Mas até Senna já cometeu erros na carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1988, no famoso GP de Mônaco, corria tão rápido que chegou a abrir mais de 50 segundos de vantagem para o seu maior rival, Alain Prost. E detalhe: neste mesmo ano Senna havia se transferido para a McLaren e corria em igualdade de motor ao francês.

  • Leia também: As três Regras Alpha que você está prestes a ver podem significar a diferença entre capturar ganhos como 41%, 146% e até 242%. A turbulência atual do mercado financeiro abriu novas oportunidades [veja neste link]

Mas em um descuido, a pouco mais de 10 voltas para a bandeira quadriculada, bateu na curva Portier.

A época, sem ter vencido um título mundial, o episódio rendeu até capa do caderno de esportes da Folha de São Paulo no dia seguinte: “Senna, o barbeiro de Mônaco”.

Como investidor, mesmo que você tenha as mesmas habilidades de Warren Buffett, Ray Dalio, Howard Marks entre outros tantos gênios, para seleção de bons ativos, pode ter certeza de que terá problemas ao longo da jornada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2019 pode ter sido um ano espetacular para você ou alguém que conhece, mas basta uma fraude contábil da queridinha do mercado, uma troca inesperada na gestão da ação com maior peso na sua carteira ou um tal de coronavírus para você devolver tudo.

É frustrante, eu sei. O próprio Senna nem voltou aos boxes naquele dia, foi da pista para casa.

Agora, isso não pode fazer você desistir. Depois do episódio em Mônaco, Senna teve um ano brilhante e confirmou seu primeiro título mundial.

E não se compare com o vizinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maior polêmica da Fórmula 1 em 2019 foi o rebaixamento, no meio do campeonato, do jovem piloto francês Pierre Gasly, da Red Bull Racing para sua equipe B, a Red Bull Toro Rosso.

Motivo: desempenho.

O piloto francês de 24 anos se sentiu tão pressionado por correr ao lado do prodígio holandês de 22 anos, Max Verstappen, que apresentou um resultado pífio nas 12 primeiras corridas e foi forçado a retornar ao time B.

Sem a pressão de acompanhar o parceiro, fez um final de ano muito bom, inclusive chegando ao pódio no GP de Interlagos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para mim, a comparação é talvez um dos piores vieses do ser humano.
Na internet e nos almoços de família você sempre ouvirá alguém contando vantagem de quanto está ganhando na Bolsa ou em fundos de investimento e isso, muitas vezes, nos leva a tomar mais risco do que deveríamos, querendo compensar algo.

  • Leia também: Está surgindo uma nova ordem econômica e você pode fazer parte dela no início, esta é a oportunidade de participar de uma revolução econômica, desde o começo, poderia te trazer enormes retornos. Clique neste link para fazer parte.

Nem mesmo um gênio, como Senna, escapa desse viés. Muitos dizem que o episódio em Mônaco aconteceu porque Senna queria dar uma volta completa no parceiro, como forma de provar o seu valor.

Será que os 50 segundos de vantagem já não eram o suficiente?

Como dizem na Fórmula 1, cada volta importa igualmente. Um descuido e tchau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, se você está batendo o mercado, ótimo, dedique seu tempo a entender as fragilidades do seu portfólio e como se proteger do risco.

Da mesma forma, se estiver perdendo, não tente correr mais risco do que o razoável para se recuperar rapidamente. Se concentre em buscar as melhores oportunidades, alocando os ativos de acordo com os seus objetivos.

De Barbeiro a Rei de Mônaco, depois de 1988 Senna venceu todas as 6 corridas no principado e chegou a falar: “então, está bom para o Barbeiro de Mônaco?”.

De Senna temos mais a ouvir do que a falar. Fica aqui minha homenagem a esse grande brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje

10 de dezembro de 2025 - 8:10

Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar