🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Ter um emprego versus empreender

Veja como avaliar se é melhor ter um próprio negócio, ser autônomo ou arrumar um emprego.

25 de janeiro de 2020
3:30 - atualizado às 14:17
o empreendedorismo é ainda uma atividade majoritariamente masculina
Imagem: Shutterstock

Muitas vezes ouço as pessoas dizerem: "Vou começar meu próprio negócio". Estamos vivendo a ascensão da "economia de contratos autônomos" e do empreendedorismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui nos Estados Unidos, após o colapso do mercado em 2009, os profissionais desempregados começaram a trabalhar em posições de curto prazo por uma renda extra.

Desde então, essas atividades mais curtas e informais se tornaram uma opção de trabalho em período integral.

No geral, um componente-chave da economia de contratos é que seus trabalhadores são definidos “como aqueles que trabalham para si mesmos e prestam um serviço ou mão-de-obra sob denominações como freelancer, contratado independente, autônomo ou temporário.

A Amazon anunciou recentemente que pagaria seus funcionários para deixarem o emprego e iniciarem seus próprios negócios de entrega. Assim, incentivou os funcionários a ingressar na economia de contratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns podem pensar: "Uau, a Amazon realmente deve se preocupar com seus funcionários". Mas a Amazon está tirando muito mais proveito dessa oferta do que seus funcionários.

Leia Também

A Amazon está numa guerra de entrega com o Walmart.

De acordo com um artigo no Yahoo! Finanças, “o Walmart acabou de aumentar as apostas nas guerras de envio com sua mais nova promessa — entrega gratuita no dia seguinte, sem taxa de assinatura pelo serviço”.

Além disso, “os clientes do Walmart.com podem acessar a possibilidade de entrega no dia seguinte, por meio de uma plataforma, onde podem buscar entre até 220.000 dos itens mais comprados, desde fraldas a produtos de limpeza, brinquedos e eletrônicos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É fácil perceber que se trata mais de acompanhar a concorrência do que de fazer "o bem".

“A expansão do programa faz parte do plano da empresa de ter mais controle sobre as entregas, no lugar de depender da UPS, dos correios e de outras transportadoras. Os custos iniciais para um funcionário da empresa abrir um negócio próprio começam em US$ 10.000, os contratados participantes podem alugar vans azuis com o logotipo da Amazon estampado na lateral”, de acordo com Joseph Pisani, da Associated Press.

Entrar nessa onda é uma boa ideia?

Costumo ouvir perguntas sobre se esses tipos de negócios são uma boa alternativa. A resposta, como sempre, é: "Depende".

Depende do que você está tentando alcançar. Se você deseja uma renda extra para aplicar em investimentos enquanto trabalha em período integral, pode ser ideal para você. Se, no entanto, você deseja ser dono de uma empresa, provavelmente não é.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A realidade é que aqueles que trabalham como autônomos não possuem um negócio. Em vez disso, eles têm um emprego. Os benefícios são piores do que aqueles que simplesmente trabalham em período integral.

O único benefício do trabalho autônomo é o controle sobre seu tempo…

Lembrando que você precisa trabalhar tanto que não sobra tempo de aproveitar.

De funcionário a autônomo

Muitas pessoas tendem a acreditar que o caminho para a segurança financeira e a felicidade é ser seu próprio chefe. Então, eu entendo as motivações daqueles que querem participar da era dos contratos autônomos. Parece que você está cuidando do que é seu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, na maioria dos casos, é simplesmente deixar de ser empregado e trabalhar por conta própria — passar do quadrante E para o quadrante A, o lado esquerdo do quadrante CASHFLOW®.

No quadrante A, você não está de fato tendo seu próprio negócio. Em vez disso, você está vendendo seu tempo e serviços para ajudar a estruturar alguém que é dono do próprio negócio.

O que é pior… o quadrante A é muito arriscado. Você não tem os benefícios tradicionais de que pelo menos os funcionários desfrutam e, quando chega a hora de cortar custos, os contratados são os primeiros afetados.

Habilidades comerciais tipo A versus tipo D

As empresas do tipo A e as empresas do tipo D têm diferentes forças, fraquezas, riscos e recompensas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas pessoas que desejam iniciar um negócio do tipo D acabam com um negócio do tipo A e ficam paralisadas em sua busca para passar para o lado direito do quadrante CASHFLOW — o D de grandes empresas e I de investidor.

Muitas pessoas tentam passar do quadrante A para o quadrante D, mas apenas algumas que tentam realmente conseguem.

Por quê? Porque as habilidades técnicas e pessoais necessárias para ter sucesso em cada quadrante são diferentes. Você deve aprender as habilidades e a mentalidade exigidas por um quadrante para encontrar o verdadeiro sucesso nele.

Se você possui uma empresa do tipo D, pode sair de férias por um ano, voltar e encontrar sua empresa mais lucrativa do que quando a deixou. Em uma empresa do tipo A, se você tirar férias de um ano, não terá mais negócios quando voltar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a diferença?

Mais uma vez, em outras palavras, uma empresa do tipo A possui um emprego. Uma empresa do tipo D possui um sistema e, em seguida, contrata ótimos funcionários para operar esse sistema. É por isso que, se um proprietário de empresa do tipo D sair de férias, a renda permanece.

Para ter sucesso, um proprietário de empresa do tipo D precisa:

  • Ser dono e controlador de um sistema;
  • E ter capacidade de liderar pessoas.

Para os A evoluírem para os D, eles precisam converter quem são e o que sabem em um sistema, e muitas pessoas não conseguem fazer isso, especialmente os autônomos.

É muito difícil, por exemplo, deixar de ser motorista do Uber e ter seu próprio serviço que emprega outros motoristas. O Uber gastou bilhões construindo sistemas e estruturas para chegar a um negócio como esse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, um exemplo no artigo da AP foi “Milton Collier, que trabalhava com fretes e iniciou seus negócios em Atlanta, nos EUA, há quase um ano. Desde então, cresceu para 120 funcionários com uma frota de 50 vans que podem realizar até 200 entregas em um dia”. Parece que ele está indo na direção certa.

De que lado do quadrante CASHFLOW® você deseja estar?

A verdade é que existem novas ideias ilimitadas, bilhões de pessoas com produtos e serviços a oferecer e poucas pessoas que sabem como construir um excelente sistema de negócios.

Se seu verdadeiro objetivo na vida é fazer o que tiver vontade e possuir um negócio próspero, comece a investir na construção de um sistema — talvez até um que possa fornecer trabalhos autônomos para outros, como Milton.

No final das contas, a pergunta é, como sempre: em que lado do quadrante CASHFLOW® você deseja estar?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jogue com inteligência!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A corrida para investir em ouro, o resultado surpreendente do Santander, e o que mais mexe com os mercados hoje

29 de outubro de 2025 - 8:10

Especialistas avaliam os investimentos em ouro depois do apetite dos bancos centrais por aumentar suas reservas no metal, e resultado do Santander Brasil veio acima das expectativas; veja o que mais vai afetar a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a motosserra de Milei significa para a América Latina, e o que mais mexe com seu bolso hoje

28 de outubro de 2025 - 7:50

A Argentina surpreendeu nesta semana ao dar vitória ao partido do presidente Milei nas eleições legislativas; resultado pode ser sinal de uma mudança política em rumo na América Latina, mais liberal e pró-mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A maré liberal avança: Milei consolida poder e reacende o espírito pró-mercado na América do Sul

28 de outubro de 2025 - 7:31

Mais do que um evento isolado, o avanço de Milei se insere em um movimento mais amplo de realinhamento político na região

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar