🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Ganhando bem, mas longe de ser rico?

Robert Kiyosaki, autor do best seller Pai Rico, Pai Pobre, escreve aos sábados sobre suas lições de finanças

18 de janeiro de 2020
6:08 - atualizado às 18:29
contas imposto de renda
Imagem: Shutterstock

Olá Brasileiros! Aqui é Robert Kiyosaki e você aí no Brasil deve me conhecer pelo meu livro, o best seller Pai Rico, Pai Pobre, que vendeu mais de 30 milhões de cópias em 80 países.

A partir de hoje, todos os sábados, vou estar aqui para conversar com você sobre inteligência financeira.

Vou compartilhar nesta coluna as minhas principais ideais e as lições que aprendi ao longo da caminhada de sucesso como investidor e o que fiz para alcançar a liberdade financeira.

Eu cresci em Hilo, na Big Island, no Havaí. Hilo é uma cidade de economia açucareira, ou pelo menos era. Havia uma divisão entre os ricos proprietários das plantações e os trabalhadores das plantações. A divisão ia além da renda. Até as escolas eram divididas.

Os filhos pobres - trabalhadores das plantações - frequentavam a Hilo Union Elementary School, e os filhos ricos - dos donos das plantações - iam para a Riverside School — as escolas ficavam literalmente em lados opostos da rua.

Quando eu tinha nove anos, atravessamos a rua para dar uma volta pela Riverside School. Meu pai era secretário de educação do Estado do Havaí e, quando nos mudamos, eu pude frequentar a Riverside School, em vez da Hilo Union Elementary School.

Pela primeira vez na minha vida, me senti pobre.

Embora meu pai fosse altamente instruído e fosse um ótimo funcionário público, ele tinha pouca inteligência financeira e não era muito bom em finanças. Como resultado, estávamos sempre com dificuldades financeiras.

Quando pequeno, estudando na Hilo Union Elementary School, eu não sabia a diferença — todo mundo era pobre. Mas quando comecei a estudar na Riverside School, rapidamente ficou claro que minha família era pobre e que as crianças com quem eu estudava eram ricas.

Desde essa época, eu sabia que queria ser rico. Vi meus pais enfrentando batalhas financeiras, e o estresse que isso causava…eu sabia que isso não era para mim. Eu queria comprar coisas legais, ser generoso e aproveitar a vida sem preocupações.

Quando contei a meu pai rico, o pai de meu melhor amigo, e um empresário de sucesso, que eu queria ser rico, ele me perguntou: "Como você acha que se fica rico?"

"A gente ganha muito dinheiro", eu respondi confiante.

"Isso é parcialmente verdade", disse meu pai rico. "Mas alguém pode ganhar muito dinheiro e ainda não ser rico." Ele continuou explicando como algumas pessoas com empregos tradicionais e autônomos ganhavam muito dinheiro, mas não eram ricos porque tinham pouca inteligência financeira.

Eles perdiam a maior parte de seu patrimônio devido a altos impostos e compra de passivos.

Isso foi demais para o meu cérebro adolescente compreender. Eu só sabia que queria ganhar muito dinheiro. Mas agora que sou mais velho e espero estar mais sábio, entendo o que meu pai rico queria dizer.

Dinheiro não o torna rico. Sua inteligência financeira, sim.

Eu li um artigo no The Wall Street Journal, um editorial agradavelmente direto intitulado "Uma Mensagem de 'Henry'". Foi escrito por Mike Donahue, consultor financeiro de La Jolla, na Califórnia. Ele se apresentava como HENRY: High Earner, Not Rich Yet. Isso equivale a alguém que ganha bem, mas está longe de ser rico.

Em seu editorial, ele expressa suas frustrações do personagem HENRY:

“Estou nas faixas renda que paga 32% em impostos ao fisco federal norte-americano, e 10% ao estadual. Pago imposto sobre meus imóveis de 1,2%, propriedades muito caras na Califórnia. Sou autônomo e sujeito a um imposto sobre salário de 15% sobre os primeiros US$ 100.000 em renda e um imposto estadual sobre vendas de 8,75%. Se eu tiver ganho com um investimento, pago um mínimo de 15% de imposto federal e 10% de imposto estadual, mas só posso amortizar US$ 3.000 por ano se eu perder".

E é claro que o governo quer sempre mais.

Como escrevi em O Segredo dos Ricos: as 8 novas regras para lidar melhor com o dinheiro, a única maneira de um governo pagar por uma dívida massiva é por meio da inflação ou de impostos. Ambos são fatores que roubam patrimônios, destroem a classe média e aumentam a diferença entre os ultra-ricos e os pobres.

Ele HENRY continua lamentando: “Minha paciência e meu bolso estão chegando ao um ponto crítico. Estou cansado de ser a mula. Talvez eu desista e viva da ajuda do governo. Provavelmente até tenho problemas de saúde suficientes para endossar a estatística de um em cada sete adultos nos EUA classificados como incapacitado. Fui pobre e não tenho medo de voltar às raízes”.

Sem saída

Senti empatia por Mike Donahue. Sem dúvida, ele é um homem trabalhador, como afirma no editorial. Tenho certeza de que é gentil e generoso também. Mas ele não tem como escapar dos impostos. Quanto mais trabalha, e quanto mais ganha, mais o governo tira. Por quê? Porque ele está seguindo as antigas regras financeiras: estudar, arrumar um bom emprego, trabalhar duro, economizar, comprar uma casa e investir em um portfólio diversificado de ações, títulos e fundos de renda fixa.

E como ele trabalha por conta própria como consultor financeiro nos EUA, sua renda é tributada com as taxas mais altas.

Ele pode reclamar dos impostos, mas não pode escapar deles, se continuar a jogar de acordo com as regras antigas.

O plano de fuga

Para que Mike, e milhões de HENRYs como ele, escapem da força dos impostos que exterminam patrimônios, ele deve começar a jogar pelas novas regras do dinheiro.

Não faz sentido combater o sistema ou reclamar sobre como é injusto. É injusto e continuará assim.

A única maneira de pagar pelo déficit do orçamento do governo com a previdência social é imprimir mais dinheiro e aumentar os impostos. O sistema continuará sendo "injusto". Para vencer o sistema é preciso seguir as regras que os ricos criaram — as novas regras do dinheiro.

Escolha o lado certo

Em meu livro CASHFLOW Quadant: Rich Dad's Guide to Financial Freedom, falo sobre os quatro tipos de geradores de renda:

  1. empregados (E),
  2. autônomos (A),
  3. proprietários de grandes empresas (D),
  4. investidores (I).

Os Es e As estão no lado esquerdo do quadrante de FLUXO DE CAIXA (ou Renda Passiva), e os Ds e Is estão no lado direito. Os do lado esquerdo pagam mais impostos e são destruídos pela inflação, dívida e custos de aposentadoria. Os que estão do lado direito podem usar impostos, inflação, dívida e aposentadoria para enriquecer usando sua inteligência financeira.

Por exemplo, como investidor imobiliário, posso comprar imóveis com dinheiro do banco; usar minhas propriedades de investimento para criar renda passiva, eliminar alguns dos meus impostos, por meio de depreciação e despesas; e, depois de usar minha inteligência financeira para aumentar o valor da propriedade, recuperar todo o meu dinheiro investido na propriedade.

Trabalhei duro para encontrar bons investimentos e construir minha empresa. A diferença é que não estou jogando de acordo com as antigas regras do dinheiro. Como resultado, pago pouco ou nada em impostos e ganho mais dinheiro.

O sistema é organizado a favor de empresários e investidores. Não adianta reclamar. Cedo ou tarde, você precisa aceitar a realidade e usá-la em seu proveito. A única maneira de fazer isso é aumentando sua inteligência financeira.

Criei a Rich Dad Company para ajudar pessoas como Mike. Nossa missão é elevar o bem-estar financeiro da humanidade. Não quero que você ou qualquer outra pessoa sofra financeiramente por causa de um sistema injusto que rouba seu patrimônio por meio de impostos, inflação, dívida e custos de aposentadoria. Eu quero ver você prosperar e sair da roda dos hamsters. O segredo é a educação financeira.

Se quiser sair da roda que gira sem chegar a lugar nenhum, recomendo que participe de um seminário ou leia um livro, faça contatos com pessoas que pensam da mesma forma e que também desejam sair dessa armadilha e começar a jogar pelas novas regras do dinheiro.

Não espere que o governo o salve. Salve a si mesmo ao educar-se.

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies