🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

3 razões por que erros sempre geram sucesso

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

16 de maio de 2020
5:50 - atualizado às 16:59
1 2 3 blocos homem negócios
Imagem: Shutterstock

Quando eu saí da Marinha, meu pai rico me recomendou que eu procurasse um emprego que me ensinasse a vender. Eu era tímido e esse lance de aprender a vender era a última coisa no mundo que eu queria fazer.

Por dois anos, fui o pior vendedor da minha empresa. Eu não era capaz de vender uma boia para alguém que estivesse se afogando. Minha timidez era constrangedora, não só para mim, mas também para aqueles clientes para quem eu estava tentando vender algo. Ao longo desses dois anos, eu estava constantemente sendo avaliado e à beira da demissão.

Com frequência eu culpava a economia, o produto que eu estava tentando vender ou mesmo os clientes pelo meu desempenho ruim. Mas meu pai rico me disse: "Quando as pessoas falham, adoram culpar os outros".

Ele quis dizer que o peso emocional da frustração era tão grande que a pessoa empurra esse peso para outro, culpa um terceiro. Para aprender a vender, eu tive que enfrentar a dor da frustração. Mas ao longo do processo de aprendizagem de como vender, aprendi uma lição inestimável: como transformar a frustração em um ativo em vez de um passivo.

Sempre que encontro pessoas com medo de tentar algo novo, na maioria dos casos o motivo está no medo de se decepcionar. Elas têm medo de cometer um erro ou serem rejeitadas. Se você estiver pronto para iniciar sua jornada para o "Fast Track" financeiro, ofereço as mesmas palavras de incentivo que meu pai rico me ofereceu quando eu estava aprendendo algo novo: "Esteja preparado para se decepcionar".

Ele quis dizer isso em um sentido positivo, não negativo. Ele acreditava que, se você estiver preparado para se decepcionar, poderá transformar a situação em um ativo. A maioria das pessoas transforma decepção em um passivo de longo prazo. Você percebe isso quando dizem: "Eu nunca farei isso novamente" ou "Eu deveria ter percebido que eu não ia conseguir".

Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.

Sempre que ouço alguém dizer: "Nunca mais farei isso", sei que estou ouvindo alguém que parou de aprender. Essas pessoas estão deixando a decepção detê-las. A decepção ergueu uma barreira protetora ao redor delas em vez de servir de base para o crescimento.

Meu pai rico me ajudou a aprender a lidar com profundas decepções emocionais. Ele dizia: “A razão pela qual existem poucas pessoas que enriqueceram por conta própria é porque poucas pessoas podem tolerar decepções. Em vez de aprender a enfrentar a decepção, elas passam a vida evitando isso.”

Meu pai rico acreditava que a decepção é uma parte importante do aprendizado. Assim como aprendemos a partir dos nossos erros, construímos nosso caráter a partir das nossas decepções. A seguir, algumas palavras de sabedoria que meu pai rico me disse ao longo dos anos.

Esteja preparado para se decepcionar

Meu pai rico com frequência dizia: “Apenas tolos esperam que tudo ocorra do jeito que desejam. Estar pronto para se decepcionar não significa ser passivo ou um perdedor resignado. Estar preparado para se decepcionar é uma forma de preparar a si próprio mentalmente e emocionalmente para encarar surpresas indesejáveis. Ao estar emocionalmente preparado, estará calmo e controlado quando as coisas não acontecerem conforme o esperado. Quando você está calmo, você pensa melhor."

Ao longo dos anos, encontrei várias pessoas com grandes ideias de novos negócios. A empolgação delas durou cerca de um mês. A partir daí, a decepção começou a ganhar terreno. Logo a empolgação começou a diminuir e tudo que as ouvia dizer era: "Foi uma boa ideia, mas não deu certo".

Não é a ideia que não funcionou. Foi a decepção que funcionou melhor. Eles permitiram que a sua impaciência se tornasse decepção e então permitiram que a decepção os derrotasse. Muitas vezes, essa impaciência ocorre porque não receberam uma compensação financeira imediata. Donos de negócios e investidores podem ter que esperar anos para ver o fluxo de caixa surgir, mas eles abraçam o projeto sabendo que o sucesso leva tempo para ser conquistado. Eles também sabem que quando o sucesso for alcançado, a recompensa financeira terá valido a pena a espera.

Tenha um mentor de plantão

Assim como temos os números de emergência sempre à mão, tipo o 190 para chamar a polícia, qual é a sua lista de contatos de pessoas confiáveis, cheias de conhecimento? Para mim, meus mentores financeiros são os principais. Posso sempre contatá-los com um simples telefonema se tiver uma emergência financeira.

Muitas vezes, antes de entrar em um negócio, ligo para um de meus amigos e explico o que estou fazendo e o que pretendo realizar. Peço também que estejam de sobreaviso caso eu esteja perto do meu limite, o que é frequente.

Certa vez, eu estava negociando um grande terreno com um vendedor que estava jogando duro e mudando os termos no fechamento. Ele sabia que eu queria a propriedade e estava fazendo o possível para conseguir mais dinheiro de última hora. Como tenho um temperamento esquentado, minhas emoções saíram do controle. Mas, em vez de fechar o negócio aos gritos, o que é minha tendência normal, simplesmente perguntei se poderia usar o telefone para ligar para meu sócio.

Eu falei com meus três amigos que estavam de prontidão. Depois de ouvir o conselho deles sobre como lidar com a situação, eu me acalmei e aprendi três novas formas de negociar que até então desconhecia. O negócio não vingou, mas ainda uso aquelas técnicas de negociação até hoje — técnicas que eu nunca teria aprendido se não tivesse tentado fechar aquele negócio. Esse aprendizado não tem preço.

O ponto é que nunca podemos saber tudo de antemão. E geralmente aprendemos as coisas apenas quando precisamos aprendê-las. É por isso que recomendo que você tente coisas novas e esteja preparado para lidar com decepções, mas sempre tenha um mentor para ajudá-lo nessa experiência. Muitas pessoas nunca iniciam projetos simplesmente porque não têm todas as respostas. Você nunca terá todas as respostas, mas precisa começar assim mesmo. Um de meus amigos sempre diz: "Muitas pessoas não vão cruzar a rua até que todas as luzes estejam verdes. É por isso que elas não vão a lugar algum."

A verdade

Uma das piores punições que eu recebi quando criança foi no dia que acidentalmente quebrei o dente da frente da minha irmã. Ela correu pra casa para contar para o meu pai e eu corri para me esconder.

Depois que meu pai me encontrou, ele ficou muito bravo. Ele me repreendeu: "A razão pela qual estou punindo você não é porque você quebrou o dente da sua irmã, mas porque você fugiu".

Financeiramente, houve muitas vezes que eu poderia ter fugido dos meus erros, mas fugir é tomar o caminho mais fácil.

Em resumo, todos cometemos erros. Todos nos sentimos chateados e decepcionados quando as coisas não acontecem do jeito que queríamos. A diferença está na forma como processamos essa decepção. Meu pai rico me disse: "O tamanho do seu sucesso é medido pela força do seu desejo, pelo tamanho do seu sonho e por como você lida com a decepção ao longo do caminho".

Nos próximos anos, teremos mudanças financeiras que testarão nossa coragem. Como Bob Dylan canta: "The times they are a-changin" (Os tempos, eles estão mudando). As pessoas que têm mais controle sobre as suas emoções, que não as deixam detê-las e que têm maturidade emocional para aprender novas habilidades financeiras são as que florescerão nos próximos anos.

O futuro pertence àqueles que podem mudar com o tempo e podem usar decepções pessoais como base para o amanhã.

Abraços

Compartilhe

SEJA A EXCEÇÃO

Faça o que 99% das pessoas NÃO fazem

25 de julho de 2020 - 9:17

Hoje, você precisa de metamorfose financeira. Você precisa deixar de ser uma pessoa imatura quando se trata de dinheiro e se tornar uma pessoa madura.

LIÇÕES DO PAI RICO

Tudo foi planejado – sobreviva a essa crise

18 de julho de 2020 - 5:50

A educação é a nossa melhor arma para combater os bancos centrais como o Fed. Para começar, basta alterar as palavras que você usa e a forma como pensa com relação a dinheiro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

11 de julho de 2020 - 5:50

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

UM PORTO SEGURO PARA SEUS INVESTIMENTOS

A economia está morrendo… O que você pode fazer para se salvar?

4 de julho de 2020 - 5:50

A impressão de dinheiro nunca gerou prosperidade sustentável. A impressão de dinheiro sempre causou pobreza para os que trabalham por dinheiro. É por isso que eu sugiro que você compre…

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A última depressão já acabou?

27 de junho de 2020 - 5:50

Muitos dos problemas financeiros de hoje decorrem de problemas da última depressão econômica que nunca foram resolvidos.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

A melhor forma de comprar ouro, na visão do ‘Pai Rico’

20 de junho de 2020 - 5:50

Eu mantenho minhas reservas líquidas aplicadas em ouro e prata porque, por milhares de anos, eles foram dinheiro de verdade. Eu me sinto mais seguro mantendo meu dinheiro aplicado em metais preciosos do que em moeda fiduciária. Veja como eu compro.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 formas de trabalhar menos (ou não trabalhar) e ganhar dinheiro

13 de junho de 2020 - 5:50

Se você deseja se aposentar jovem e rico, precisa trabalhar duro para obter o tipo certo de renda.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Como se preparar para a nova Era do Empreendedorismo

6 de junho de 2020 - 5:50

Quando as coisas mudam tão drasticamente quanto nos últimos meses, pode ser difícil perceber, mas esses momentos criam as maiores oportunidades.

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

30 de maio de 2020 - 5:50

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

LIÇÕES DO PAI RICO

A falida ‘Regra do 72’, usada para estimar quanto tempo levará para um investimento dobrar

23 de maio de 2020 - 6:51

Esta fórmula não é realista porque ela se baseia em suposições de que a economia estará sempre crescendo. É importante que você aprenda como pode aumentar seu patrimônio em momentos de vacas gordas e também de vacas magras.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar